Os sistemas de avaliação de funcionários são utilizados pelas empresas para avaliar e avaliar o desempenho dos seus funcionários. Isto ajuda a assegurar que os funcionários certos são recompensados pelo seu trabalho, e que os funcionários são responsabilizados pelo seu desempenho. Também ajuda as empresas a identificar áreas de melhoria, e a assegurar que os empregados estão a cumprir as suas metas e objectivos.
Os sistemas de avaliação baseados no desempenho são concebidos para medir o desempenho dos empregados com base nos seus resultados de trabalho. Este tipo de sistema tem em conta os resultados de um determinado trabalho, bem como o nível de esforço que foi colocado no trabalho. É importante notar que as avaliações baseadas no desempenho devem ser utilizadas tanto para indivíduos como para equipas, pois ajuda a garantir que todos estão a trabalhar para os mesmos objectivos.
Um sistema de avaliação de funcionários de 360 graus é concebido para fornecer uma imagem abrangente do desempenho de um funcionário. Este tipo de sistema utiliza feedback de várias fontes, tais como supervisores, pares e clientes, para avaliar o desempenho de um empregado. O feedback pode então ser utilizado para fornecer uma avaliação global do desempenho do empregado.
Os sistemas de auto-avaliação de avaliação do funcionário são concebidos para permitir aos funcionários avaliar o seu próprio desempenho. Este tipo de sistema utiliza um questionário ou inquérito para pedir aos trabalhadores que se avaliem a si próprios sobre vários aspectos do seu trabalho. É importante notar que os sistemas de auto-avaliação não devem ser utilizados como um substituto para as avaliações dos supervisores, mas sim como um suplemento às mesmas.
Os sistemas de avaliação com base na competência são concebidos para medir os conhecimentos e competências de um empregado em relação ao trabalho que está a desempenhar. Este tipo de sistema utiliza um conjunto de competências ou critérios para avaliar o desempenho de um empregado. É importante notar que as competências devem estar estreitamente relacionadas com o trabalho que o empregado está a desempenhar, uma vez que isto assegurará que a avaliação é exacta e significativa.
Os sistemas de avaliação baseados no ranking são concebidos para avaliar o desempenho de um empregado em relação a outros empregados. Este tipo de sistema utiliza um sistema de classificação, tal como uma escala de 5 pontos, para avaliar o desempenho de um empregado. É importante notar que os sistemas de avaliação baseados na classificação podem ser subjectivos, pelo que é importante assegurar que as classificações se baseiem em critérios objectivos.
Os sistemas de avaliação de distribuição forçada de funcionários são concebidos para assegurar que um certo número de funcionários seja colocado em cada uma de várias categorias de desempenho. Este tipo de sistema pode ser utilizado para assegurar que todos os empregados sejam avaliados de forma justa e que os empregados recebam o feedback adequado. É importante notar que os sistemas de avaliação da distribuição forçada também podem ser utilizados para identificar potenciais áreas de melhoria.
As escalas de avaliação comportamental ancoradas (BARS) são concebidas para avaliar o desempenho de um funcionário com base em comportamentos específicos. Este tipo de sistema utiliza um conjunto de declarações, ou âncoras, para medir o desempenho de um empregado. É importante notar que as BARS são tipicamente utilizadas em combinação com outros sistemas de avaliação, tais como sistemas de avaliação baseados no desempenho e baseados na competência.
Os sistemas de avaliação de empregados podem proporcionar uma série de benefícios às empresas. Estes incluem maior envolvimento dos funcionários, melhor desempenho, e melhor alinhamento de metas e objectivos. Os sistemas de avaliação dos funcionários podem também ajudar a identificar áreas de melhoria, o que pode ajudar a aumentar a eficiência e produtividade. Além disso, os sistemas de avaliação dos funcionários podem ajudar a assegurar que os funcionários recebam o reconhecimento e as recompensas que merecem.
Em geral, os sistemas de avaliação dos funcionários são uma ferramenta importante para avaliar e avaliar o desempenho dos funcionários. Podem ajudar a assegurar que os empregados sejam responsabilizados pelo seu desempenho, e que sejam recompensados pelos seus esforços. Além disso, podem ajudar a identificar áreas de melhoria, e a assegurar que os empregados estão a cumprir as suas metas e objectivos.
Existem cinco métodos gerais de avaliação do desempenho:
1. Ranking
2. Distribuição Forçada
3. Escala de Classificação Gráfica
4. Escala de Classificação Comportamental Ancorada (BARS)
5. Gestão por Objectivos (MBO)
1. Classificação: Neste método, os empregados são classificados do melhor para o pior em termos do seu desempenho. Isto pode ser feito quer individualmente quer em comparação com outros no mesmo grupo de trabalho.
2. Distribuição forçada: Neste método, os empregados são divididos num número pré-determinado de níveis de desempenho. Por exemplo, os empregados podem ser divididos nos 20% superiores, os próximos 70%, e os 10% inferiores.
3. escala de classificação gráfica: Neste método, os empregados são classificados numa escala (geralmente de 1 a 5) em termos de desempenho em diferentes dimensões (tais como qualidade de trabalho, quantidade de trabalho, presença, etc.).
4. escala de classificação de comportamento (BARS): Neste método, os empregados são classificados numa escala (normalmente de 1 a 5) em termos do seu desempenho em comportamentos específicos que são importantes para o trabalho.
5. Gestão por Objectivos (MBO): Neste método, empregados e gestores trabalham em conjunto para estabelecer objectivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e calendarizados. o desempenho é então avaliado em relação a estes objectivos.