Um Guia em Profundidade para Criar Escalas de Registo em Excel

Criar escalas de log no Excel pode ser uma ferramenta útil para a visualização e análise de dados. As escalas de registo são normalmente usadas na análise de dados científicos e técnicos, onde grandes intervalos de dados têm de ser exibidos num intervalo menor. Este guia irá guiá-lo através do processo de criação de uma escala de registo em Excel, desde a configuração inicial da sua folha até à resolução de quaisquer problemas que possam surgir.

Introdução às escalas de registo no Excel

As escalas de registo, ou escalas logarítmicas, são um tipo de escala utilizada para exibir uma grande variedade de dados numa gama mais pequena. A escala de dados é comprimida numa escala logarítmica, o que torna as grandes diferenças nos dados mais fáceis de comparar. As escalas logarítmicas são normalmente utilizadas na análise de dados científicos e técnicos, mas podem ser utilizadas em qualquer conjunto de dados.

Configurar a sua folha de Excel para uma escala de log

Antes de poder criar uma escala de log no Excel, é necessário configurar a sua folha. Dependendo do tipo de dados com que está a trabalhar, poderá ter de criar uma coluna separada para os valores da sua escala de registo. Certifique-se de que esta coluna está formatada correctamente e de que o intervalo de dados da escala de registo está definido correctamente.

selecção do tipo de escala de registo apropriado

Uma vez configurada a folha, é necessário seleccionar o tipo de escala de registo apropriado para os seus dados. Existem dois tipos de escalas de registo: linear e logarítmica. O tipo que seleccionar dependerá do tipo de dados com que estiver a trabalhar.

cálculo dos valores da escala de registo

Uma vez seleccionado o tipo de escala de registo apropriado, pode começar a calcular os seus valores da escala de registo. Se estiver a utilizar uma escala de log linear, terá de utilizar a fórmula log (x) = log (base) * (valor – min) / (max – min). Para uma escala logarítmica logarítmica, terá de utilizar a fórmula log (x) = log (base) * (log (valor) – log (min)) / (log (max) – log (min)).

Formatação dos valores da escala de log

Uma vez calculados os valores da escala de log, é necessário formatá-los. Certifique-se de que os seus valores da escala de registo estão formatados correctamente e que a escala de dados da escala de registo está definida correctamente. Isto irá garantir que a sua escala de registo é apresentada correctamente.

Adicionando o eixo da escala de registo ao gráfico

Uma vez formatados os valores da sua escala de registo, pode adicionar o eixo da escala de registo ao gráfico. Para o fazer, seleccione o tipo de gráfico que pretende utilizar e depois seleccione a opção “Eixo” a partir da barra de ferramentas. Pode então seleccionar a opção “Escala de registo” a partir do menu “Tipo de Eixo”.

Etiquetagem do eixo da escala de log

Uma vez adicionado o eixo da escala de log ao gráfico, pode etiquetá-lo. Para o fazer, clicar no menu “Eixo” e depois seleccionar a opção “Etiqueta”. Pode então introduzir a etiqueta para o eixo da escala de toro.

Personalizar o eixo da escala de registo

Se desejar personalizar o eixo da escala de registo, pode fazê-lo clicando novamente no menu “Eixo” e seleccionando a opção “Personalizar”. Pode então personalizar o eixo da escala de registo seleccionando a opção “Mudar Escala” e ajustando os valores mínimo e máximo.

Resolução de Problemas Comuns com Escalas de Registo em Excel

Embora a criação de escalas de registo em Excel seja relativamente simples, pode haver alturas em que se depare com problemas. Se tiver problemas em criar uma escala de registo em Excel, verifique se existem erros no seu conjunto de dados ou nos seus cálculos da escala de registo. Certifique-se também de que configurou correctamente a sua folha de Excel e que os valores da sua escala de registo estão formatados correctamente.

FAQ
Como calcular a escala de registo?

Para calcular a escala de log, precisa de encontrar o logaritmo do número que está a tentar escalar. O logaritmo é o expoente para o qual uma base deve ser elevada para igualar um determinado número. Por exemplo, o logaritmo de 100 à base 10 é 2, porque 10^2 = 100.

O que significa a Escala Logarítmica em Excel?

Uma escala logarítmica é uma escala de medida que se baseia no logaritmo de uma variável. O logaritmo de uma variável é o expoente ao qual uma base deve ser elevada para produzir a variável. Por exemplo, o logaritmo de 100 é 2, porque a base 10 tem de ser elevada à potência de 2 para produzir 100.

As escalas logarítmicas são frequentemente utilizadas em Excel para visualizar dados que se encontram distribuídos por uma grande variedade de valores. Por exemplo, se se tiver um conjunto de dados com valores entre 1 e 100.000, seria difícil visualizar os dados usando uma escala linear. Contudo, se utilizar uma escala logarítmica, os dados serão distribuídos uniformemente e poderá ver padrões mais facilmente.

Como se traça uma escala logarítmica?

Existem algumas maneiras diferentes de traçar uma escala de log, dependendo do software que estiver a utilizar. No Microsoft Excel, pode usar a opção “Logarithmic Scale” sob o separador “Scales” ao criar um gráfico de linha ou de dispersão. No Google Sheets, pode usar a função “LOG10” para criar uma escala de log.

Como converter um número para um valor de log?

Para converter um número para um valor de registo, pode usar a função “LOG10”. Esta função devolve o logaritmo de um número a uma base especificada. A base pode ser qualquer número positivo.

O que é uma escala logarítmica para manequins?

Uma escala logarítmica é uma forma de traçar dados que está relacionada com números que são potências de 10. Por exemplo, os números 1, 10, 100, e 1000 seriam traçados numa escala logarítmica como 1, 2, 3, e 4. O fundamental a lembrar sobre uma escala logarítmica é que cada número na escala é 10 vezes maior do que o número que o precedeu.