Os routers D-Link são um dos routers mais populares e fiáveis do mercado, e oferecem uma variedade de modelos diferentes concebidos para satisfazer as necessidades de diferentes utilizadores. Este guia fornecerá uma visão abrangente dos passos necessários para ligar dois routers D-Link.
Antes de tentar ligar dois routers D-Link, é importante certificar-se de que dispõe de todo o equipamento necessário. Isto inclui dois routers D-Link, cabos Ethernet, e uma fonte de alimentação para cada router.
Uma vez o equipamento reunido, o passo seguinte é atribuir endereços IP a cada router. Os endereços IP serão utilizados para identificar cada router na rede, pelo que é importante certificar-se de que cada router tem um endereço IP único.
O passo seguinte é ligar os dois routers utilizando os cabos Ethernet. Em geral, é melhor ligar os routers directamente um ao outro. Contudo, é também possível ligar os routers a um switch ou hub, se desejado.
Uma vez os routers ligados, o passo seguinte é activar as ligações sem fios. Isto pode ser feito acedendo à página de configuração baseada na web de cada router, e depois activando a função de ligação sem fios.
A fim de garantir a segurança da rede, é importante configurar várias características de segurança em cada router. Isto inclui a criação de uma palavra-passe, permitindo a encriptação, e a criação de uma lista de dispositivos permitidos.
Uma vez que os elementos de segurança estejam instalados, é altura de testar a ligação. Isto pode ser feito através da ligação de um dispositivo à rede e da tentativa de acesso à Internet. Se a ligação for bem sucedida, então os dois routers estão devidamente ligados.
Se a ligação não for bem sucedida, então é altura de resolver o problema. Isto pode ser feito verificando as definições em cada router, e depois fazendo quaisquer alterações necessárias. Se o problema persistir, então poderá ser necessário contactar a D-Link para mais assistência.
Sim, pode ligar 2 routers WiFi à sua rede. Há algumas formas diferentes de o fazer, dependendo das suas necessidades específicas e da configuração da rede. Uma forma é utilizar um extensor WiFi, que irá alargar o alcance da sua rede WiFi existente. Outra forma é utilizar um segundo router como ponto de acesso, que fornecerá cobertura WiFi adicional na sua casa ou escritório. Finalmente, pode utilizar um sistema WiFi em malha, que utiliza múltiplos pontos de acesso para alargar a cobertura WiFi em sua casa ou escritório.
Se quiser ligar um segundo router ao seu router principal, terá de utilizar um processo chamado Network Address Translation (NAT). NAT permite-lhe partilhar um único endereço IP entre vários dispositivos na sua rede. Para configurar o NAT, necessitará de configurar a tabela NAT do seu router. A tabela NAT irá acompanhar quais os endereços IP que são mapeados para quais dispositivos da sua rede. Para adicionar um segundo router à sua tabela NAT, precisará de adicionar uma entrada NAT estática. Uma entrada NAT estática irá mapear um endereço IP para um dispositivo específico na sua rede. Para adicionar uma entrada NAT estática, terá de saber o endereço IP do segundo router e o endereço MAC do segundo router.
Sim, é possível ligar dois routers a um modem. Há algumas formas diferentes de o fazer, dependendo da sua configuração específica. Uma forma é ligar o primeiro router ao modem através de um cabo Ethernet, e depois ligar o segundo router ao primeiro router através de outro cabo Ethernet. Outra forma é ligar o primeiro router ao modem sem fios, e depois ligar o segundo router ao primeiro router através de um cabo Ethernet.
Sim, pode utilizar um segundo router como extensor, mas não lhe dará o mesmo desempenho que um extensor dedicado. Um segundo router pode ser utilizado para alargar o alcance da sua rede sem fios, mas não lhe dará as mesmas velocidades que um extensor dedicado.
Existem algumas maneiras diferentes de configurar o seu router como extensor WiFi. Uma forma é utilizar a funcionalidade de extensor WiFi integrada no seu router. Isto encontra-se tipicamente no menu de definições do router. Outra forma é utilizar um extensor WiFi de terceiros, que pode ligar ao seu router. Finalmente, pode usar um adaptador powerline para estender o seu sinal WiFi.