Um guia completo para ligar um Mac a um grupo doméstico Windows 7

Introdução aos Grupos de Lar do Windows 7

Os Grupos de Lar são uma forma conveniente para vários computadores numa única casa ou escritório partilharem ficheiros, impressoras, e outros recursos. Os grupos domiciliários permitem aos utilizadores partilhar facilmente ficheiros, fotografias, música e outros dados entre vários computadores com Windows 7 e Windows 8. Os grupos domésticos também permitem aos utilizadores aceder a estes recursos partilhados a partir de múltiplos computadores e dispositivos, tais como tablets e smartphones.

Compreender as vantagens dos Grupos Domésticos

Os Grupos Domésticos permitem a partilha fácil de ficheiros e a partilha de impressoras entre computadores ligados à mesma rede. Com um grupo de origem, os utilizadores podem partilhar ficheiros e impressoras com todos os computadores do grupo de origem, bem como aceder a estes recursos partilhados a partir de qualquer computador ligado ao grupo de origem. Além disso, os grupos de origem facilitam a partilha de bibliotecas de meios e outros conteúdos digitais.

Configurar o seu Mac para grupos de origem

Antes de poder aderir a um grupo de origem a partir de um Mac, deve configurar o seu Mac para grupos de origem. Para configurar o seu Mac para grupos de origem, terá de activar o serviço de Partilha de Ficheiros do Windows. Para o fazer, abra a aplicação System Preferences no seu Mac e clique no ícone “Sharing” (Partilhar). Na janela Partilha, marque a caixa junto a “Partilha de Ficheiros do Windows” e depois clique no botão “Opções…”. Na janela “Opções de Partilha de Ficheiros do Windows”, seleccione os utilizadores e grupos que deseja poder aceder aos ficheiros e impressoras partilhados.

Configurar um grupo de base a partir de um computador Windows 7

Para configurar um grupo de base a partir de um computador Windows 7, abra o Painel de Controlo e clique na opção “Rede e Centro de Partilha”. Na janela “Network and Sharing Center”, clique na ligação “Set up a homegroup” (Configurar um grupo de origem). Na janela HomeGroup, seleccione o tipo de ficheiros e impressoras que pretende partilhar, e depois clique no botão “Criar um homegroup”.

Juntar-se a um grupo de origem a partir de um Mac

Para se juntar a um grupo de origem a partir de um Mac, abra a aplicação Preferências do Sistema e clique no ícone “Partilhar”. Na janela Partilhar, clique no botão “Juntar…” e introduza a palavra-passe do grupo de origem. Após ter introduzido a palavra-passe do grupo de origem, poderá aceder aos recursos partilhados a partir do grupo de origem.

Partilha de dados entre computadores Mac e Windows 7

Uma vez que tenha aderido a um grupo de origem a partir do seu Mac, poderá facilmente partilhar dados entre o Mac e os computadores Windows 7. Para partilhar dados entre o Mac e os computadores Windows 7, abra a aplicação Finder no seu Mac e seleccione o menu “Ir”. No menu Ir, seleccione a opção “Ligar ao Servidor”. Na janela Ligar ao Servidor, introduza o nome do computador do Windows 7 e clique no botão “Ligar”.

Configurar preferências do grupo de origem

Uma vez que tenha aderido a um grupo de origem a partir do seu Mac, pode configurar preferências para o grupo de origem. Para configurar preferências para o grupo de origem, abra a aplicação Preferências do Sistema e clique no ícone “Partilhar”. Na janela Partilhar, clique no separador “HomeGroup” e seleccione os tipos de ficheiros e impressoras que deseja partilhar com o grupo de origem.

Resolução de Problemas Problemas Comuns

Se estiver a ter problemas de ligação a um grupo de origem a partir do seu Mac, há algumas coisas que pode tentar. Primeiro, certifique-se de que o Mac está ligado à mesma rede que o grupo de origem. Além disso, certifique-se de que o serviço de Partilha de ficheiros do Windows está activado no Mac. Finalmente, assegure-se de que as permissões correctas de utilizador e grupo estão definidas no Mac.

Recursos adicionais

Se tiver problemas na ligação a um grupo de origem a partir do seu Mac, há uma série de recursos disponíveis para ajudar. A Microsoft oferece instruções abrangentes para configurar e utilizar grupos de origem no Windows 7 e 8. Adicionalmente, a Apple oferece instruções para a configuração e utilização de grupos de origem a partir do Mac OS X. Finalmente, há uma série de fóruns de discussão online dedicados a grupos de base que podem fornecer conselhos úteis e dicas de resolução de problemas.

FAQ
Como adicionar um Mac à minha rede doméstica?

Existem algumas formas diferentes de adicionar um Mac a uma rede doméstica. Uma forma é utilizar o Assistente de Rede que está incorporado no sistema operativo Mac. Isto pode ser acedido indo às Preferências do Sistema e depois seleccionando o ícone Rede. A partir daqui, pode seguir as instruções para configurar a sua ligação de rede.

Outra forma de adicionar um Mac a uma rede doméstica é utilizar o Utilitário AirPort. Este pode ser encontrado na pasta Utilitários, que se encontra na pasta Aplicações. Com o Utilitário AirPort, pode configurar uma rede sem fios ou ligar-se a uma rede já existente.

Finalmente, também pode utilizar Ethernet para ligar o seu Mac a uma rede doméstica. Para o fazer, terá de ligar um cabo Ethernet do seu Mac a um router ou modem. Uma vez efectuada a ligação, poderá seguir as instruções do Assistente de Rede para configurar a sua rede.

Como partilho ficheiros entre Mac e Windows 7 numa rede?

Existem algumas formas diferentes de partilhar ficheiros entre Mac e Windows 7 numa rede. Uma forma é utilizar um programa de partilha de ficheiros como o Dropbox ou o Google Drive. Outra forma é utilizar um serviço de partilha de ficheiros baseado na nuvem como o iCloud ou o OneDrive. Finalmente, também pode usar um dispositivo de armazenamento físico como uma unidade USB ou um disco rígido externo.