O Gnome é um ambiente de trabalho criado pelo Projecto GNU e é um dos ambientes de trabalho mais populares do Linux. Cygwin é um ambiente do tipo Unix e interface de linha de comando para Microsoft Windows. Ao combinar os dois, é possível criar um ambiente de computação poderoso e versátil.
Para iniciar o Gnome no Cygwin, são necessárias algumas peças básicas de hardware e software. Isto inclui um computador com Windows, uma ligação à Internet, o software Cygwin, e os pacotes Gnome.
O primeiro passo para iniciar o Gnome no Cygwin é instalar o software Cygwin. Isto pode ser feito descarregando o instalador do website Cygwin e depois seguindo as instruções para instalar e configurar o software.
Uma vez instalado o software Cygwin, o passo seguinte é instalar os pacotes Gnome. Isto é feito utilizando o programa de instalação do Cygwin para descarregar os pacotes necessários do website do Gnome e depois seguindo as instruções para os instalar.
Após a instalação dos pacotes do Gnome, o passo seguinte é a instalação do ambiente para o Gnome. Isto inclui a definição da variável de ambiente DISPLAY e a configuração do gestor de sessões do Gnome.
Uma vez configurado o ambiente, o passo seguinte é lançar o ambiente de trabalho do Gnome. Isto é feito através da introdução do comando “startx” no terminal Cygwin.
Após o lançamento do ambiente de trabalho do Gnome, o passo seguinte é personalizá-lo para ir ao encontro das suas necessidades. Isto pode ser feito alterando o fundo, adicionando widgets, e instalando aplicações adicionais.
Finalmente, é importante saber como resolver problemas comuns que possam surgir ao tentar iniciar o Gnome no Cygwin. Isto inclui verificar os registos para detectar erros, verificar as variáveis de ambiente, e certificar-se de que os pacotes estão instalados correctamente.
Existem algumas formas diferentes de iniciar a GUI do Gnome:
1. se estiver a usar uma distribuição que usa o Gnome como ambiente de trabalho padrão (como Fedora ou Ubuntu), então pode simplesmente entrar na sua conta e a GUI do Gnome será iniciada automaticamente.
2. se estiver a utilizar uma distribuição que não utilize o Gnome como ambiente de trabalho predefinido (como Debian ou Mint), terá de iniciar manualmente a GUI do Gnome. Para o fazer, inicie sessão na sua conta e depois digite o seguinte comando no terminal:
sudo /usr/bin/gnome-session
3. Se estiver a utilizar uma distribuição que não utiliza de todo um ambiente de trabalho (como Arch ou Gentoo), terá de instalar primeiro o ambiente de trabalho do Gnome. Uma vez feito isto, pode iniciar a GUI do Gnome digitando o seguinte comando no terminal:
sudo /usr/bin/gnome-session
Não existe uma GUI Cygwin. O Cygwin é uma interface de linha de comando.
Existem algumas maneiras diferentes de abrir o ambiente de trabalho do Gnome a partir do terminal. Uma maneira é usar o comando “startx”. Isto iniciará o ambiente de trabalho do Gnome se este ainda não estiver em execução. Outra forma é usar o comando “gnome-session”. Isto também iniciará o ambiente de trabalho do Gnome se este ainda não estiver em execução.
1. Inicie a sessão na sua conta e abra um terminal.
2. Digite o seguinte comando para instalar o ambiente de trabalho GNOME: sudo apt-get install gnome-core
3. Digite a sua palavra-passe quando solicitado.
4. uma vez concluída a instalação, digite o seguinte comando para reiniciar o seu computador: sudo reboot
5. Assim que o seu computador tiver reiniciado, inicie sessão na sua conta e deverá ver o ambiente de trabalho do GNOME.
Não há tecla de atalho para iniciar o Terminal GNOME. Pode clicar no ícone do Terminal no menu de aplicações, ou pode escrever “gnome-terminal” na linha de comando.