Um guia completo para desembalar e extrair ficheiros RAR em Ubuntu

Introdução aos Ficheiros RAR

Os ficheiros RAR são um tipo de ficheiro de arquivo comprimido, que é utilizado para armazenar múltiplos ficheiros e pastas num único pacote comprimido. São normalmente utilizados para distribuir grandes quantidades de dados ou software através da Internet, uma vez que o tamanho de ficheiro mais pequeno facilita o seu download e transferência. Os ficheiros RAR são diferentes dos ficheiros ZIP na medida em que são concebidos para serem mais eficientes, permitindo uma maior taxa de compressão e tornando-os mais pequenos do que os ficheiros ZIP.

Instalar e Utilizar Unrar no Ubuntu

Para extrair ficheiros RAR no Ubuntu, terá de instalar o utilitário Unrar. Esta é uma ferramenta de linha de comando que pode ser usada para extrair e criar ficheiros RAR. Está disponível no Centro de Software Ubuntu e pode ser instalado através da execução do seguinte comando no terminal:

sudo apt install unrar

Uma vez instalado o utilitário Unrar, pode utilizar o comando “unrar” no terminal para extrair ficheiros RAR.

Compreender a estrutura dos ficheiros RAR

Os ficheiros RAR são compostos de várias partes diferentes, incluindo o ficheiro principal, que contém os dados comprimidos, e o arquivo, que contém a estrutura do directório dos ficheiros comprimidos. O arquivo contém também um checksum, que é utilizado para verificar se os dados do ficheiro RAR estão correctos.

Localização do ficheiro a extrair

Antes de poder extrair um ficheiro RAR, é necessário saber onde se encontra o ficheiro. Os ficheiros RAR podem ser descarregados da Internet, ou podem ser localizados no seu dispositivo de armazenamento local, tal como um disco rígido externo ou uma unidade flash USB.

Extrair o ficheiro RAR com o Terminal

Uma vez localizado o ficheiro RAR, pode extraí-lo utilizando o utilitário Unrar. Para extrair um ficheiro RAR, é necessário abrir o terminal e navegar até ao directório onde o ficheiro se encontra. Depois, pode usar o comando “unrar” seguido do nome do ficheiro RAR para o extrair.

Extrair o ficheiro RAR com uma interface gráfica de utilizador

Se preferir uma interface gráfica de utilizador, também pode extrair ficheiros RAR usando o utilitário Archive Manager. Este utilitário pode ser aberto procurando por “Gestor de Arquivo” no menu Aplicações. Uma vez aberto o Archive Manager, pode navegar para a localização do ficheiro RAR e fazer duplo clique para o abrir. Depois, pode clicar no botão “Extrair” para extrair os ficheiros.

Verificar o conteúdo dos ficheiros extraídos

Depois de ter extraído os ficheiros do ficheiro RAR, deve verificar se os dados estão correctos. O utilitário Unrar pode ser utilizado para verificar o checksum do ficheiro RAR. Isto pode ser feito utilizando o comando “unrar -t” seguido do nome do ficheiro RAR.

Resolução de problemas de problemas comuns

Se encontrar algum erro ao extrair o ficheiro RAR, a causa mais comum é que o ficheiro RAR é corrupto. Pode tentar descarregar o ficheiro novamente, ou pode usar o comando “unrar -t” para verificar o checksum do ficheiro. Se a soma de verificação estiver incorrecta, o ficheiro RAR está corrompido e precisa de ser descarregado de novo.

FAQ
Como extrair ficheiros RAR no Linux?

Existem algumas maneiras diferentes de extrair ficheiros RAR no Linux. Uma maneira é usar o comando unrar, que é um utilitário gratuito que pode ser usado para extrair ficheiros RAR. Outra maneira é utilizar o utilitário 7-zip, que também é gratuito e pode ser utilizado para extrair ficheiros RAR. Finalmente, pode utilizar o utilitário WinRAR, que é um utilitário pago, mas que oferece um teste gratuito.

Como instalar o ficheiro RAR no Ubuntu?

Existem algumas formas diferentes de instalar um ficheiro RAR no Ubuntu. Uma maneira é usar o comando “unrar”. Isto pode ser instalado através da execução do seguinte comando no terminal:

sudo apt-get install unrar

Uma vez instalado, pode usar o comando unrar para extrair ficheiros de um arquivo RAR. Por exemplo, para extrair ficheiros de um arquivo RAR chamado “myarchive.rar”, pode executar o seguinte comando:

unrar e myarchive.rar

Outra forma de instalar um ficheiro RAR no Ubuntu é usar o comando “rar”. Isto pode ser instalado executando o seguinte comando no terminal:

sudo apt-get install rar

Uma vez instalado, pode usar o comando rar para extrair ficheiros de um arquivo RAR. Por exemplo, para extrair ficheiros de um arquivo RAR chamado “myarchive.rar”, pode executar o seguinte comando:

rar x myarchive.rar

Como instalar unrar no Ubuntu?

Assumindo que tem o Ubuntu 18.04, primeiro precisa de instalar o pacote unrar. Pode fazer isto executando o seguinte comando num terminal:

sudo apt install unrar

Uma vez instalado o pacote, pode usar o comando unrar para extrair ficheiros dos arquivos RAR. Por exemplo, para extrair o conteúdo de um arquivo RAR chamado file.rar, executaria o seguinte comando:

unrar x file.rar

Existe um WinRAR para o Ubuntu?

Sim, existe um WinRAR para o Ubuntu. Pode encontrá-lo no Centro de Software do Ubuntu.

O Ubuntu suporta o RAR?

Neste momento, o Ubuntu não suporta o formato de ficheiro RAR fora da caixa. Contudo, existem algumas formas de abrir ficheiros RAR no Ubuntu. Uma forma é instalar o pacote Unrar a partir do Centro de Software Ubuntu. Uma vez instalado, deve ser possível fazer duplo clique sobre os ficheiros RAR para os abrir na aplicação Archive Manager.

Outra forma de abrir ficheiros RAR no Ubuntu é instalar o pacote PeaZip. O PeaZip é um arquivador de ficheiros gratuito e de código aberto que suporta uma variedade de formatos, incluindo o RAR. Uma vez instalado, pode abrir ficheiros RAR clicando com o botão direito do rato sobre eles e seleccionando “Abrir Com > PeaZip”.