Um guia completo para a utilização de FTP passivo no Google Chrome

Um Guia Abrangente para Utilização de FTP Passivo no Google Chrome

1. O que é FTP Passivo? O FTP Passivo (File Transfer Protocol) é um protocolo cliente-servidor utilizado para transferir ficheiros entre computadores na Internet ou numa rede local. É uma forma segura, fiável e eficiente de transferir grandes ficheiros. A principal diferença entre FTP activo e passivo é que no FTP activo o cliente inicia a ligação de dados enquanto que no FTP passivo o servidor inicia a ligação de dados.

2. vantagens do FTP passivo O FTP passivo tem muitas vantagens em relação ao FTP activo. É mais seguro e fiável, pois não requer que o cliente abra portas na firewall. Além disso, é mais eficiente porque não exige que o cliente monitorize activamente a ligação durante o processo de transferência de ficheiros.

3. configurar o FTP passivo no Google Chrome Para utilizar o FTP passivo no Google Chrome, será necessário primeiro activá-lo nas definições do navegador. Para o fazer, abra o navegador e vá a Definições > Definições Avançadas > Rede > Alterar Definições de Proxy. Seleccione o separador Ligações, clique em Definições LAN, e depois marque a caixa ao lado de “Utilizar FTP passivo (para compatibilidade com firewall e modem DSL)”.

4. ligação a um servidor FTP através do Modo Passivo Uma vez activado o FTP passivo no Google Chrome, pode ligar-se a um servidor FTP através do navegador. Para o fazer, abra o navegador e escreva o endereço do servidor FTP. Ser-lhe-á então pedido que introduza o nome de utilizador e palavra-passe para o servidor. Uma vez introduzidas as credenciais, deverá estar ligado ao servidor.

5. Configuração da Firewall para FTP Passivo Se estiver a ligar-se a um servidor FTP através do modo passivo, poderá ter de configurar a sua firewall para permitir a ligação. Para o fazer, abra as definições da sua firewall e certifique-se de que o protocolo FTP é permitido. Adicionalmente, recomenda-se que crie uma excepção para o endereço IP do servidor de FTP.

6. Resolução de problemas Ligações FTP passivas Se tiver problemas na ligação a um servidor FTP através do modo passivo, há algumas coisas que pode tentar. Primeiro, certifique-se de que o servidor está online e de que o FTP passivo está activado. Depois, verifique se a sua firewall está a bloquear a ligação. Além disso, poderá ter de reconfigurar as suas definições de proxy no Google Chrome.

7. Transferência de ficheiros via FTP Passivo Uma vez conectado com sucesso a um servidor FTP via modo passivo, pode começar a transferir ficheiros. Para o fazer, basta arrastar e largar os ficheiros que deseja carregar ou descarregar para o servidor. Também pode utilizar o cliente FTP incorporado no Google Chrome para transferir ficheiros.

8. Usando o FTP passivo com programas de terceiros Também pode usar o FTP passivo com programas de terceiros, tais como FileZilla ou WinSCP. Para o fazer, basta seguir os mesmos passos que seguiria ao ligar-se a um servidor FTP através do Google Chrome. Além disso, terá de configurar o programa de terceiros com as credenciais FTP correctas.

FAQ
Como posso aceder ao FTP através do navegador?

Para aceder ao FTP através do seu navegador, terá de digitar o seguinte URL: ftp://[nome do servidor ou endereço IP]. Depois de o ter feito, ser-lhe-á pedido para introduzir as suas credenciais de FTP. Depois de as ter introduzido, poderá aceder ao seu servidor FTP e navegar pelo seu conteúdo.

Porque é que o FTP está desactivado no Chrome?

O FTP, ou File Transfer Protocol, é um protocolo de rede utilizado para transferir ficheiros de um computador para outro. O Chrome, como todos os outros navegadores web, utiliza FTP para transferir ficheiros a partir de servidores web. Contudo, o Chrome não permite que as ligações FTP sejam feitas directamente do navegador. Em vez disso, os utilizadores devem utilizar uma aplicação cliente FTP separada para se ligarem a um servidor FTP. Isto porque o FTP é um protocolo inseguro e o Chrome não quer expor os utilizadores a potenciais riscos de segurança.

Como faço para tornar o meu FTP activo e passivo?

A fim de tornar o seu FTP activo ou passivo, terá de abrir o seu programa FTP e iniciar sessão na sua conta. Uma vez logado, terá de ir para a secção de definições ou preferências. Nesta secção, terá de encontrar a opção que lhe permite especificar se pretende utilizar o FTP activo ou passivo. Uma vez seleccionada a opção apropriada, terá de guardar as suas alterações e depois reiniciar o seu programa de FTP.

Como activar o modo passivo?

Para activar o modo passivo, terá de alterar as definições do seu cliente FTP. No cliente FileZilla, por exemplo, pode ir ao menu Edit, depois Settings, depois Connection, e seleccionar a caixa de verificação Use Passive mode.

Como se muda para o modo passivo?

Há algumas formas diferentes de mudar para o modo passivo:

1. pode ir para as definições do seu cliente FTP e activar o modo passivo. Isto é normalmente encontrado numa secção rotulada “Ligação” ou “Rede”.

2. Pode também especificar que pretende utilizar o modo passivo quando se liga ao servidor. Para o fazer, adicionaria o seguinte ao fim do endereço do seu servidor FTP: :2110

3. Finalmente, pode usar uma interface de linha de comando para activar o modo passivo. Para o fazer, primeiro ligar-se-ia ao seu servidor FTP e depois emitiria o seguinte comando: pasv