O modo MS-DOS é uma interface de linha de comando utilizada para aceder e controlar um sistema informático. Foi o principal sistema operativo utilizado em computadores pessoais compatíveis com IBM até ao desenvolvimento de interfaces gráficas de utilizador, tais como Windows. O modo MS-DOS pode ser utilizado para transferir rapidamente ficheiros entre unidades e dispositivos de armazenamento externo, tais como disquetes. Para o fazer, os utilizadores devem compreender como funcionam os caminhos e comandos dos ficheiros em modo MS-DOS.
Para transferir ficheiros em modo MS-DOS, os utilizadores têm de compreender como funcionam os caminhos de ficheiros. Um caminho de ficheiro é a localização de um ficheiro dentro da estrutura de directório de um computador. Por exemplo, um caminho de ficheiro pode ter este aspecto: C:DocumentsMy Documentsexample.txt. A primeira parte do caminho do ficheiro (C:) indica a unidade, que é normalmente o disco rígido ou uma drive de disquetes. A segunda parte do caminho do ficheiro (Documents) indica a pasta ou directório onde o ficheiro é armazenado. A última parte do caminho do ficheiro (exemplo.txt) indica o nome do ficheiro.
O comando COPY é usado para copiar ficheiros de um local para outro. Para utilizar o comando COPY, os utilizadores devem especificar os caminhos do ficheiro de origem e destino. Por exemplo, se um utilizador quiser copiar um ficheiro chamado exemplo.txt da pasta C:Documents para a pasta C:My Documents, utilizaria o seguinte comando: COPY C:Documentsexample.txt C:My Documentsexample.txt.
O comando XCOPY é semelhante ao comando COPY, mas também pode ser usado para copiar directórios e subdirectórios inteiros. Para utilizar o comando XCOPY, os utilizadores devem especificar os caminhos dos ficheiros de origem e de destino. Por exemplo, se um utilizador quiser copiar todos os ficheiros da pasta C:Documents para a pasta C:My Documents, deverá utilizar o seguinte comando: XCOPY C:Documents C:My Documents.
O comando MOVE é usado para mover ficheiros de um local para outro. Para utilizar o comando MOVE, os utilizadores devem especificar os caminhos dos ficheiros de origem e destino. Por exemplo, se um utilizador quiser mover um ficheiro chamado example.txt da pasta C:Documents para a pasta C:My Documents, utilizaria o seguinte comando: MOVE C:Documentsexample.txt C:My Documentsexample.txt.
O modo MS-DOS também pode ser utilizado para transferir ficheiros entre diferentes unidades. Por exemplo, se um utilizador quiser copiar um ficheiro da unidade C: para a unidade D:, utilizaria o seguinte comando: COPY C:example.txt D:example.txt.
O modo MS-DOS também pode ser utilizado para transferir ficheiros para disquetes. Para transferir um ficheiro da drive C: para uma disquete, os utilizadores devem especificar a letra da drive da disquete. Por exemplo, se um utilizador quiser copiar um ficheiro chamado exemplo.txt da drive C: para a drive A: (que é a drive de disquetes), deve utilizar o seguinte comando: COPY C:example.txt A:example.txt.
O modo MS-DOS também pode ser usado para definir atributos de ficheiro como apenas leitura, oculto, sistema, e arquivo. Para definir um atributo de ficheiro, os utilizadores devem especificar o caminho do ficheiro e o atributo de ficheiro. Por exemplo, se um utilizador quiser definir um ficheiro chamado example.txt para ser apenas de leitura, deve utilizar o seguinte comando: ATTRIB +R C:example.txt.
Se os utilizadores estiverem a ter problemas na transferência de ficheiros em modo MS-DOS, há alguns passos que podem dar para resolver o problema. Primeiro, os utilizadores devem certificar-se de que os caminhos dos ficheiros de origem e destino estão correctos. Em segundo lugar, os utilizadores devem certificar-se de que as letras da unidade estão correctas. Terceiro, os utilizadores devem certificar-se de que têm as permissões correctas para aceder aos ficheiros. Finalmente, os utilizadores devem certificar-se de que o ficheiro não está definido para apenas leitura ou oculto.
Para copiar todas as pastas e ficheiros num comando DOS, deve usar o comando xcopy. Este comando seria utilizado da seguinte forma:
xcopy c:source destination
Isto copiaria tudo desde o directório de origem até ao directório de destino.
Se desejar copiar um ficheiro utilizando o prompt DOS, terá primeiro de abrir o prompt DOS, indo ao menu Iniciar e seleccionando “Executar”. Depois, escreva “cmd” e carregue em Enter. Uma vez aberta a solicitação DOS, terá de usar o comando “copy”. A sintaxe para este comando é a seguinte: copiar [ficheiro fonte] [ficheiro de destino]. Assim, por exemplo, se quiser copiar o ficheiro “test.txt” do seu directório actual para o directório “C:Documents”, digite “copy test.txt C:Documents” e carregue em Enter.
O comando para transferir um ficheiro é “transferir”. Este comando é utilizado para mover um ficheiro de um local para outro.
O comando utilizado para transferir ficheiros de sistema é “copiar”. Este comando pode ser utilizado para transferir ficheiros entre locais diferentes no mesmo computador ou entre computadores diferentes numa rede.