Todos os criadores de conteúdos devem ter uma compreensão da lei de direitos de autor do YouTube antes de poderem tomar quaisquer medidas para remover vídeos da plataforma. A lei de direitos de autor do YouTube garante que o criador de conteúdo tem os direitos exclusivos sobre o seu trabalho e que este só pode ser utilizado e partilhado com a sua permissão. É importante compreender estas leis para que se outra pessoa carregar o seu conteúdo, saiba como proteger os seus direitos.
Pode ser difícil determinar se o seu conteúdo foi carregado ilegalmente no YouTube. No entanto, há algumas maneiras de saber. A primeira é procurar o seu conteúdo na plataforma. Se o encontrar, pode ser uma indicação de que o seu conteúdo foi carregado sem a sua permissão. Além disso, pode utilizar os serviços de monitorização de conteúdos para detectar se o seu conteúdo foi carregado noutro local.
Depois de ter determinado que o seu conteúdo foi carregado no YouTube sem a sua permissão, deverá contactar a pessoa que o carregou. Pode fazê-lo enviando-lhes um e-mail ou uma mensagem directa na plataforma. É importante ser educado e explicar que é o proprietário do conteúdo e que eles estão a violar os seus direitos de autor.
Se a pessoa que carregou o seu conteúdo não responder ao seu pedido para retirar o vídeo, pode submeter uma reivindicação de direitos de autor através do YouTube. Esta é uma queixa formal à plataforma, e resultará na retirada do vídeo se for considerado em violação da lei de direitos de autor do YouTube.
Se o vídeo não for retirado depois de ter submetido uma reclamação de direitos de autor, poderá ter de tomar medidas legais contra a pessoa que o carregou. Isto pode envolver a apresentação de uma acção judicial ou o envio de uma carta de cessação e desistência.
Mesmo que consiga retirar um vídeo, a pessoa que o carregou pode tentar carregá-lo de novo. Para evitar isto, pode utilizar os serviços de monitorização de conteúdos e as ferramentas de protecção de direitos de autor do YouTube. Estes serviços irão alertá-lo quando alguém tentar carregar o seu conteúdo e poderá tomar medidas para evitar que isso volte a acontecer.
Se o YouTube tomar uma decisão com a qual não concorda, pode apresentar um recurso. Este é um pedido formal para que o YouTube reconsidere a sua decisão e se o seu recurso for bem sucedido, o vídeo pode ser retirado.
Se tiver dificuldades em compreender a lei dos direitos de autor ou em navegar na plataforma, a equipa de apoio do YouTube pode ajudar. Eles conhecem a plataforma e podem dar conselhos sobre como retirar os vídeos que foram carregados sem a sua permissão.
Se receber uma greve de direitos de autor, significa que foi acusado de infringir os direitos de autor de outra pessoa. Pode contestar a greve submetendo uma contra-notificação. Se o YouTube descobrir que o vídeo não infringe os direitos de autor, a greve será removida.
Se alguém publicar um vídeo seu no YouTube sem a sua permissão, poderá denunciá-lo ao YouTube. O YouTube irá rever o vídeo e, se este violar as suas Directrizes Comunitárias, irá removê-lo. Se o vídeo não violar as suas Directrizes Comunitárias, pode solicitar que o YouTube restrinja a idade ou remova o vídeo através da apresentação de uma queixa de privacidade.
Não há um número específico de relatórios que sejam necessários para apagar um vídeo do YouTube. No entanto, se um vídeo receber um grande número de relatórios negativos, é mais provável que seja removido pelo YouTube.
Existem algumas formas diferentes de retirar o canal de alguém no YouTube. A primeira é reportar o canal ao YouTube. O YouTube tem uma equipa de moderadores que revêem os canais reportados e decidem se os retiram ou não. Se o canal for considerado uma violação das políticas do YouTube, será derrubado.
Outra forma de retirar o canal de alguém no YouTube é apresentar uma queixa por violação de direitos de autor. Se for proprietário dos direitos de autor do conteúdo que está a ser utilizado sem a sua permissão no canal de alguém do YouTube, pode apresentar uma reclamação junto do YouTube. O YouTube analisará a queixa e, se descobrir que o canal está a violar os seus direitos de autor, retirará o canal.
Finalmente, pode tentar que o canal seja retirado contactando a pessoa que o possui e pedindo-lhe que o retire. Este é frequentemente o método mais eficaz, uma vez que é provável que o proprietário do canal cumpra o seu pedido. Se não o fizerem, poderá então tomar uma das outras medidas descritas acima.
De acordo com as directrizes da comunidade YouTube, declaram que “Se pensa que um vídeo no YouTube viola os seus direitos de autor, pode submeter uma notificação de violação de direitos de autor. Depois de submeter uma notificação, iremos revê-la e tomaremos as medidas apropriadas”. No entanto, não dão um prazo específico quanto ao tempo que levará a rever e remover um vídeo denunciado.