O Microsoft Word 2013 tem uma interface de fácil utilização que lhe permite aceder rápida e facilmente às ferramentas de que necessita. A Fita é uma das principais ferramentas disponíveis no Word 2013 e contém uma variedade de comandos e opções que pode utilizar para criar e editar documentos. Neste guia abrangente, discutiremos como organizar e personalizar a Fita, fixá-la ao topo da página, utilizar atalhos de teclado, trabalhar com guias contextuais, criar e utilizar guias personalizadas, utilizar a guia Ficheiro para aceder aos comandos habitualmente utilizados, utilizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, e tirar o máximo partido da Fita.
Introdução à Fita no Microsoft Word 2013
A Fita é uma barra de ferramentas de fácil utilização, com separadores que se encontra no topo da janela do Word no Microsoft Word 2013. A Fita contém uma variedade de comandos e opções que pode utilizar para criar e editar documentos. A Fita está dividida em separadores, cada um dos quais contém comandos e opções relacionadas. O separador Home, por exemplo, contém comandos para formatar texto, inserir objectos, e assim por diante.
Organizar e personalizar a Fita
A Fita pode ser personalizada para satisfazer as suas necessidades específicas. Pode adicionar ou remover separadores, adicionar ou remover comandos de um separador, criar separadores personalizados, e criar grupos personalizados dentro de um separador. Pode também alterar a ordem dos comandos, ocultar separadores, e mostrar ou ocultar etiquetas de comando.
Fixar a Fita no topo da página
Se preferir manter a Fita sempre visível, pode fixá-la no topo da página. Para o fazer, basta clicar no botão Pino da Fita no canto superior direito da Fita. Isto manterá a Fita visível, mesmo quando se desce a página.
Utilizando Atalhos de Teclado para aceder à Fita
Além de utilizar o rato para aceder à Fita, também pode utilizar atalhos de teclado para aceder rapidamente à Fita. Cada separador da Fita tem o seu próprio atalho de teclado. Por exemplo, o separador Home pode ser acedido com o atalho “Alt + H”.
Trabalhando com Separadores Contextuais
Quando seleccionar um objecto na página, tal como uma imagem ou tabela, os separadores contextuais aparecerão na Fita. Estes separadores contêm comandos que são específicos para o tipo de objecto que é seleccionado. Por exemplo, quando selecciona uma tabela, o separador Ferramentas de Tabela irá aparecer na Fita.
Criar e Utilizar um separador personalizado
Pode criar o seu próprio separador personalizado na Fita e adicionar comandos ao mesmo. Para o fazer, clique com o botão direito do rato sobre a Fita e seleccione Personalizar a Fita. Depois, seleccione Novo Separador e introduza um nome para o separador. Pode então adicionar comandos ao separador, seleccionando-os da lista.
Utilizando o separador Ficheiro para aceder aos comandos comummente utilizados
O separador Ficheiro contém uma série de comandos comummente utilizados, tais como Abrir, Guardar, Imprimir, e Partilhar. Pode também aceder à caixa de diálogo Opções a partir do separador Ficheiro, o que lhe permite personalizar vários aspectos do programa.
Utilizando a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido está localizada no canto superior esquerdo da janela do Word. Contém uma série de comandos normalmente utilizados, tais como Guardar, Desfazer e Refazer. Pode personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido adicionando ou removendo comandos.
A Fita é uma ferramenta poderosa que o pode ajudar a trabalhar mais eficientemente no Word 2013. Ao organizar e personalizar a Fita, utilizando atalhos de teclado, trabalhando com separadores contextuais, criando e utilizando separadores personalizados, utilizando o separador Ficheiro, e utilizando a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, pode tirar o máximo partido da Fita.
Para prender uma fita no Word 2013, siga estes passos:
1. clique no separador Ficheiro.
2. Clique em Opções.
3. Clique em Personalizar Fita.
4. em Customize the Ribbon, seleccione a caixa de verificação ao lado da fita que pretende prender.
5. Clique em OK.
Há algumas maneiras de manter algo no topo da página em Word. Uma maneira é usar o separador “Page Layout” e clicar no grupo “Page Setup”. Depois, clicar no menu pendente “Quebras” e seleccionar “Página”. Isto irá inserir uma quebra de página acima da localização actual do seu cursor. Outra forma de manter algo no topo da página é usar o separador “Cabeçalho & Rodapé”. Clique no menu suspenso “Cabeçalho” e seleccione “Editar Cabeçalho”. Isto permitir-lhe-á editar o cabeçalho do seu documento, que aparecerá na parte superior de cada página.
Se a sua barra de ferramentas do Word 2013 não estiver a ser exibida correctamente, pode tentar redefini-la para as configurações padrão. Para o fazer, abra o Word e vá para o separador Ficheiro. Clique em Opções e depois seleccione Personalizar Fita. Sob as opções Customize the Ribbon e Toolbars, seleccione Reset All Customizations. Clique em OK para confirmar e depois reinicie o Word. Isto deverá reiniciar a barra de ferramentas para as configurações padrão.
Se quiser bloquear a barra superior de uma página, pode usar a função “bloquear” no seu navegador da web. Para o fazer, vá ao menu “Ver” e seleccione “Bloquear a barra superior”. Isto bloqueará a barra superior de modo a que não possa descer a página.