Um Guia Abrangente para proteger a sua privacidade no Facebook

Um guia abrangente para proteger a sua privacidade no Facebook

Compreender como o Facebook o rastreia

O Facebook recolhe dados sobre si, tais como o seu endereço IP, tipo de dispositivo, e até a sua localização. Também pode seguir a sua actividade através do seu site, tais como quais as páginas que visita, quais as mensagens que gosta ou comenta, e quais os sites com os quais interage. Esta informação pode ser utilizada para o direccionar com anúncios, bem como para personalizar o seu feed de notícias. Compreender como o Facebook o rastreia é o primeiro passo para proteger a sua privacidade.

Ajuste as suas definições de privacidade do Facebook

O Facebook fornece aos seus utilizadores definições de privacidade para controlar a forma como os seus dados são partilhados. Para aceder a estas definições, clique no ícone “Definições” no canto superior direito da sua página do Facebook. Aqui, pode ajustar a visibilidade do seu perfil, publicações, fotos, e muito mais. Também pode alterar as suas definições de anúncios, para que não lhe sejam mostrados anúncios com base na sua actividade em outros sites.

Use uma VPN para ocultar o seu endereço IP

Uma Rede Privada Virtual (VPN) encripta o seu tráfego de Internet e oculta o seu endereço IP, tornando mais difícil para os sítios Web acompanharem a sua actividade. Isto é especialmente útil se estiver a utilizar uma rede pública Wi-Fi, uma vez que é mais vulnerável a violações de dados.

desactivar plataformas de websites de terceiros

Plataformas de websites de terceiros, tais como botões “Like” e “Share”, são frequentemente utilizadas por websites para rastrear a sua actividade. Ao desactivar estas plataformas, pode reduzir a quantidade de dados que são recolhidos sobre si.

Limite o que partilha

Tenha em mente o que partilha no Facebook. Não publique informações pessoais, tais como o seu endereço ou número de telefone, e evite publicar fotos suas ou dos seus amigos. Quanto menos informação partilhar, menos provável é que os seus dados sejam utilizados para anúncios direccionados.

Use uma extensão segura do navegador

A utilização de uma extensão segura do navegador pode ajudar a proteger os seus dados de serem rastreados por websites. Estas extensões podem bloquear os cookies de rastreio e impedir que os seus dados sejam recolhidos.

Desactivar o rastreio de localização

O Facebook também rastreia a sua localização quando está a utilizar a sua aplicação. Para desactivar esta funcionalidade, vá para a página “Definições” e desligue a opção “Serviços de Localização”.

Use um endereço de e-mail separado

Se estiver preocupado com a quantidade de dados a que o Facebook tem acesso, pode usar um endereço de e-mail separado para a sua conta. Desta forma, pode limitar a quantidade de informação que o Facebook tem sobre si.

Reveja o seu registo de actividades do Facebook

Pode rever o seu registo de actividades do Facebook para ver que dados foram recolhidos a seu respeito. Este registo pode ser acedido a partir da página “Definições” e mostrar-lhe-á os dados que o Facebook recolheu, tais como a sua actividade noutros sites.

Ao seguir os passos delineados neste guia, pode assegurar-se de que os seus dados são protegidos e que a sua privacidade é respeitada no Facebook.

FAQ
Como é que verifica se o Facebook o está a seguir?

Existem algumas formas de verificar se o Facebook está a seguir o seu rasto. A primeira é ir para o site do Facebook e clicar na pequena seta para baixo no canto superior direito. Depois, clique em “Configurações”. A partir daí, clique no separador que diz “Publicidade”.

Sob a secção “Anúncios que utilizaram a sua informação”, deverá ver uma lista das diferentes formas como o Facebook utilizou a sua informação para lhe mostrar anúncios. Se não vir esta secção, significa que o Facebook não utilizou a sua informação para lhe mostrar os anúncios.

Outra forma de verificar se o Facebook o está a seguir é instalar a extensão Facebook Container para o browser Firefox. Esta extensão impedirá o Facebook de o rastrear noutros sites. Uma vez instalada, verá um pequeno ícone de contentor azul no canto superior direito do seu navegador.

Clique no ícone e depois clique em “Opções”. A partir daí, poderá ver quantas vezes o Facebook tentou localizá-lo noutros sites e poderá também bloquear o Facebook de o localizar por completo.

A eliminação do aplicativo do Facebook deixa de rastrear?

A eliminação da aplicação do Facebook não pára de seguir o seu rasto. Mesmo que apague o aplicativo, o Facebook continuará a ser capaz de rastrear a sua actividade noutras aplicações e websites.

Como é que bloqueio o meu endereço IP de ser rastreado?

Existem algumas formas de bloquear o seu endereço IP de ser rastreado. Uma forma é utilizar um serviço VPN, que irá encriptar o seu tráfego e encaminhá-lo através de um servidor num outro local, tornando mais difícil para os sites rastrearem o seu endereço IP. Outra forma é utilizar um servidor proxy, que actuará como intermediário entre o seu computador e os sítios que visitar, escondendo deles o seu endereço IP. Finalmente, pode utilizar a rede Tor, que é um sistema de servidores geridos por voluntários que encaminham o seu tráfego através de múltiplas camadas de encriptação, tornando muito difícil a localização do seu endereço IP.

Devo desligar o rastreio do endereço IP?

Não há resposta definitiva a esta pergunta, pois depende das suas necessidades e preferências específicas. Algumas pessoas podem optar por desactivar o seguimento de endereços IP a fim de melhorar a sua privacidade, enquanto outras podem considerá-lo útil para efeitos de resolução de problemas. Em última análise, cabe-lhe a si decidir se deve ou não desligar o rastreio de endereços IP.