1. Introdução às definições da BIOS – Basic Input Output System (BIOS) é um tipo de firmware utilizado para iniciar um computador e para definir os parâmetros de configuração do sistema. É armazenado num chip na placa mãe do computador, e é o primeiro software executado por um PC quando ligado. A BIOS pode ser utilizada para modificar várias configurações do sistema, tais como activar ou desactivar certos componentes de hardware ou definir a ordem de arranque para arrancar o computador a partir de um CD.
2. Localização do menu de definições da BIOS num Sony VAIO – Num Sony VAIO, o acesso ao menu da BIOS é relativamente simples. Para o fazer, ligue o computador e prima a tecla “F2” quando o logótipo Sony aparecer. Isto abrirá o menu de definições da BIOS, que pode ser utilizado para fazer alterações à configuração do sistema.
3. alterar as configurações básicas do sistema na BIOS – Uma vez aberto o menu de configurações da BIOS, as configurações básicas do sistema podem ser alteradas. Estas definições incluem a definição da ordem de arranque, activar/desactivar componentes de hardware, e definir data e hora. Para fazer alterações a estas definições, usar as teclas de seta para navegar através do menu e seleccionar as definições desejadas. Prima a tecla “Enter” para guardar quaisquer alterações efectuadas.
4. configurar um dispositivo de arranque na BIOS – A BIOS pode ser utilizada para configurar um dispositivo de arranque, que é o dispositivo a partir do qual o computador irá arrancar. Para configurar um dispositivo de arranque, navegar para o menu “Boot” na BIOS e seleccionar “Boot Device Priority”. Seleccione o dispositivo de arranque desejado da lista de dispositivos disponíveis e prima “Enter” para guardar a sua selecção.
5. Ajustar configurações avançadas na BIOS – Para além das configurações básicas, as configurações avançadas também podem ser ajustadas na BIOS. Estas configurações são mais avançadas e só devem ser alteradas por utilizadores experientes. Para aceder ao menu de definições avançadas, seleccionar a opção “Advanced” no menu principal da BIOS. A partir daqui, configurações tais como configuração SATA e configurações da CPU podem ser alteradas.
6. Repor definições da BIOS – Se precisar de repor as definições da BIOS para os seus valores originais, seleccione a opção “Restore Defaults” a partir do menu principal da BIOS. Isto irá repor todas as definições de volta aos seus valores originais, o que pode ser útil se tiver feito alterações que estejam a causar problemas com o seu computador.
7. Resolução de problemas de problemas comuns na BIOS – Se estiver a ter problemas com o seu computador, é possível que uma configuração incorrecta da BIOS seja a causa. Para resolver problemas de BIOS, verifique as definições da BIOS para ter a certeza de que estão correctas. Se as definições parecerem correctas, tente redefinir as definições da BIOS para os seus valores originais. Se o problema persistir, poderá ser necessário actualizar o firmware da BIOS.
8. Utilização de características avançadas da BIOS – Muitos sistemas BIOS modernos têm características avançadas que podem ser usadas para personalizar o sistema. Estas características incluem overclocking e controlo de ventoinhas, que podem ser usadas para aumentar o desempenho do sistema. Para aceder a estas características, navegar para o menu “Avançado” na BIOS e seleccionar a característica desejada.
9. Exploração de actualizações de BIOS para Sony VAIO – Sony VAIO BIOS pode ser actualizado para a versão mais recente para melhorar o desempenho e estabilidade do sistema. Para verificar as actualizações da BIOS, visite o website Sony e descarregue a versão mais recente do ficheiro BIOS. Após o download, utilize o “Flash BIOS Utility” para instalar a actualização. Este utilitário pode ser encontrado na pasta “Utilitários da BIOS” no website da Sony.
Existem algumas maneiras diferentes de entrar na BIOS num computador. Uma maneira é premir a tecla F12 quando o computador está a arrancar. Isto fará surgir o menu da BIOS. Outra forma é entrar nas definições da BIOS a partir do Painel de Controlo do Windows.
Existem algumas maneiras de entrar na BIOS sem utilizar a tecla F2. Pode frequentemente aceder à BIOS premindo a tecla Delete durante a inicialização. Outra forma de aceder à BIOS é utilizar o menu de arranque, que é normalmente acedido premindo a tecla F8 durante o arranque. Finalmente, alguns fabricantes permitem o acesso à BIOS premindo uma tecla específica durante a inicialização. Consulte o manual da sua placa-mãe para ver se este é o caso do seu sistema.
Existem algumas maneiras de entrar na BIOS sem utilizar a tecla F12. Uma maneira é usar a tecla Esc. Outra maneira é usar as teclas de função. Finalmente, também se pode usar a tecla Windows.
Se a BIOS do seu computador não estiver a abrir, há algumas razões possíveis. A primeira coisa a verificar é que a fonte de alimentação está ligada e ligada. Se for, então a próxima coisa a verificar é que o monitor está ligado e ligado. Se ambas as coisas estiverem a funcionar, então é possível que a BIOS não esteja configurada para arrancar a partir da unidade correcta. Para alterar as definições da BIOS, terá de introduzir o utilitário de configuração da BIOS. Isto pode normalmente ser feito premindo uma tecla durante o processo de arranque, tal como F2 ou Esc. Uma vez que esteja no utilitário de configuração da BIOS, procure a opção que diz “Boot Device Priority” (Prioridade do Dispositivo de Arranque) ou algo semelhante. Altere a prioridade do dispositivo de arranque para que a unidade a partir da qual pretende arrancar seja a primeira. Guarde as suas alterações e saia do utilitário de configuração da BIOS. O seu computador deve agora arrancar a partir da unidade correcta.