As modificações de gama no Microsoft Excel podem ser uma ferramenta poderosa para racionalizar a análise e cálculos de dados, e tornar mais fácil a navegação em folhas de cálculo. Contudo, pode ser uma tarefa assustadora aprender a modificar de forma precisa e eficaz um intervalo no Excel. Para ajudar com isto, este guia irá levá-lo através dos fundamentos essenciais da modificação de um intervalo no Excel, desde a compreensão da terminologia em torno de intervalos até à automatização das alterações de intervalo.
Antes de poder começar a fazer alterações a uma gama no Excel, é necessário compreender primeiro a terminologia utilizada para definir uma gama. Um intervalo é um grupo de células, que são as caixas individuais que compõem uma folha de cálculo. Um intervalo pode ser definido pelas referências das células que compõem o intervalo, como A1:C3, ou dando um nome ao intervalo, como “MyData”. Este guia utilizará a terminologia de referência de células para definir intervalos.
O primeiro passo para modificar um intervalo no Excel é decidir qual o intervalo que se pretende alterar. É importante compreender que dados estão contidos no intervalo e como são utilizados antes de o alterar, a fim de se certificar de que está a fazer as alterações correctas. Se não tiver a certeza de que dados se encontram no intervalo, pode utilizar as ferramentas de selecção do intervalo no Excel para destacar o intervalo e visualizar os dados.
Uma vez identificado o intervalo que pretende alterar, precisa de navegar para as definições de intervalo no Excel. Para o fazer, terá de abrir a janela “Format Cells” clicando com o botão direito do rato sobre o intervalo e seleccionando “Format Cells”. Isto abrirá uma janela onde poderá fazer alterações ao intervalo.
A janela “Formatar Células” é onde poderá definir as várias propriedades do intervalo no Excel. Isto inclui alterar o tipo de dados no intervalo, a fonte, o alinhamento, e outras formatações de dados. Também pode utilizar esta janela para definir o tamanho do intervalo, ou para adicionar ou remover células do intervalo.
Uma vez definidas as propriedades do intervalo, é possível personalizar ainda mais o intervalo, ajustando a formatação. Isto inclui a definição da cor de fundo, margens, e cor da fonte. Pode também ajustar o tamanho da fonte, estilo, e outra formatação de texto.
Além de alterar as propriedades do intervalo, pode também adicionar um nome de intervalo ao intervalo no Excel. Isto pode facilitar a memorização dos dados que se encontram no intervalo, e pode também facilitar a navegação para o intervalo. Para adicionar um nome de intervalo, abra a janela “Gestor de nomes” e introduza o nome do intervalo no campo “Nome”.
Para além de alterar as propriedades de um intervalo no Excel, também é possível definir fórmulas de intervalo. Isto permite utilizar os dados do intervalo para calcular um resultado. Para definir uma fórmula de intervalo, seleccione o intervalo, depois clique no separador “Fórmulas” na fita e seleccione a fórmula que pretende utilizar.
As funções de intervalo podem ser utilizadas no Excel para efectuar cálculos sobre os dados do intervalo. Estas funções podem ser utilizadas para calcular a soma, média, mínimo, máximo, e outros cálculos. Para utilizar uma função de intervalo, seleccione o intervalo, depois clique no separador “Fórmulas” na fita e seleccione a função que pretende utilizar.
Finalmente, pode automatizar alterações de intervalo no Excel utilizando macros. As macros são um conjunto de instruções que podem ser usadas para automatizar tarefas, tais como alterar a formatação ou adicionar um nome de intervalo. Para criar uma macro, terá de abrir o separador “Developer” na fita e seleccionar “Record Macro”. A partir daqui, pode gravar as alterações que pretende fazer, e depois guardar a macro para voltar a utilizá-la mais tarde.
Ao seguir os passos delineados neste guia, deverá ser capaz de modificar eficazmente um intervalo no Microsoft Excel. Deverá agora ter uma melhor compreensão da terminologia em torno das gamas, saber navegar para as definições da gama, e ser capaz de ajustar as propriedades da gama, formatação, e funções. Deverá também ser capaz de adicionar nomes de gamas e automatizar alterações de gama utilizando macros.
Para alterar o intervalo de uma tabela, clique em qualquer parte da tabela, depois clique no separador Ferramentas de Tabela > Layout. No grupo Dados, clique no comando Seleccionar, depois clique em Tabela. Para alterar o intervalo de dados na sua tabela, clique na caixa Iniciar em, e depois introduza a referência da célula da primeira célula do intervalo que pretende incluir na sua tabela. Para alterar o número de linhas na sua tabela, clique na caixa Mostrar, e depois introduza o número de linhas que pretende incluir na sua tabela.
Para alterar o intervalo de uma fórmula, primeiro seleccione a célula ou intervalo de células que contém a fórmula. Depois, clique no botão “Editar” na barra de ferramentas. Aparecerá uma caixa de diálogo. No campo “Refere-se a”, edite as referências das células para reflectir o novo intervalo. Finalmente, clicar no botão “OK”.