Um relatório de cartão de débito é um registo de todas as transacções efectuadas com um cartão de débito. Contém detalhes sobre o tipo de transacção, o montante gasto, quando a transacção foi efectuada, quem esteve envolvido na transacção e qualquer outra informação relacionada. Este relatório pode ser utilizado para acompanhar as despesas, determinar quanto dinheiro está disponível numa conta e controlar qualquer actividade fraudulenta.
Os relatórios de cartões de débito estão normalmente disponíveis através de bancos online ou através do departamento de serviço ao cliente do banco. Poderá também ter acesso ao relatório através do fornecedor do seu cartão de crédito se este emitir cartões de débito.
O relatório de cartão de débito incluirá normalmente a data e hora da transacção, o comerciante ou fornecedor, o montante da compra ou levantamento, e o tipo de transacção. Alguns relatórios podem também incluir o endereço ou nome do comerciante ou fornecedor, e o número de conta associado à transacção.
A leitura de um relatório de cartão de débito requer uma compreensão básica do formato e terminologia utilizados. A primeira coluna irá tipicamente listar a data e hora da transacção, seguida do tipo de transacção, tal como uma compra ou levantamento. A coluna seguinte irá listar o comerciante ou fornecedor e o montante da compra ou levantamento. A coluna final listará o número de conta associado à transacção.
A análise de um relatório de cartão de débito requer a análise das transacções de uma forma mais detalhada. Deve procurar qualquer actividade suspeita, tal como múltiplas transacções num curto período de tempo ou grandes compras que possam ter sido feitas sem o seu conhecimento. Deve também tomar nota de quaisquer despesas ou tendências recorrentes nas suas despesas.
Se suspeitar que houve actividade fraudulenta no seu cartão de débito, deve contactar imediatamente o seu banco e comunicar a emissão. Deve também fornecer ao banco quaisquer detalhes como a data e hora da transacção, o comerciante ou vendedor, e o montante da compra ou levantamento.
Se as informações do seu cartão de débito forem perdidas ou roubadas, deve contactar imediatamente o seu banco e comunicar a emissão. O seu banco poderá fechar a conta e abrir uma nova com novas informações sobre o cartão. Deverá também rever o relatório do seu cartão de débito para se assegurar de que não ocorreu qualquer actividade fraudulenta.
Se encontrar uma transacção no seu relatório de cartão de débito que não reconheça ou acredite estar incorrecta, deve contactar imediatamente o seu banco e contestar a cobrança. O seu banco irá então rever a transacção e determinar se esta deve ou não ser revertida.
Para proteger as informações do seu cartão de débito, deve manter as informações da sua conta seguras e nunca partilhar o número do seu cartão ou PIN com ninguém. Deve também rever regularmente o relatório do seu cartão de débito para assegurar que todas as transacções são exactas e verificar se existe alguma actividade suspeita.
Os seus pais podem ver o que comprou com o seu cartão de débito se estiverem listados como um utilizador autorizado na conta. Se não forem um utilizador autorizado, não poderão ver a actividade da conta.
Um cartão de débito não aparece no seu relatório de crédito. O seu relatório de crédito é um registo do seu histórico de crédito, incluindo a sua actividade de contracção e reembolso de empréstimos. Os cartões de débito não são produtos de crédito, pelo que não são reportados às agências de crédito.
Sim, as transacções com cartão de débito podem ser rastreadas. A rastreabilidade de uma transacção com cartão de débito depende do tipo de cartão e do emissor. Por exemplo, os cartões de débito Visa e Mastercard podem ser rastreados através do banco do emissor. O banco emissor pode fornecer o nome do titular do cartão, o número da conta e o histórico da transacção.
O seu extracto bancário incluirá o seguinte: 1. O número da sua conta e a data em que o extracto foi emitido 2. O saldo da sua conta a partir da data do extracto 3. Uma lista de transacções (depósitos, levantamentos, cheques, etc.) que tenham ocorrido desde o último extracto 4. Quaisquer taxas ou encargos com juros que tenham sido cobrados durante o período do extracto 5. O endereço e número de telefone do seu banco
Os cartões de débito não se reportam ao IRS. No entanto, se utilizar o seu cartão de débito para fazer uma compra que seja tributável, terá de declarar a compra na sua declaração de impostos.