A atitude tem um grande impacto no desempenho dos empregados e uma atitude positiva pode levar a um aumento da produtividade e da moral. A atitude é visível na forma como um empregado interage com os seus pares, como abordam o seu trabalho, e como respondem ao feedback. É importante que os gestores sejam capazes de reconhecer e avaliar a atitude, a fim de promover um ambiente de trabalho positivo.
Ao avaliar a atitude do empregado, os gestores devem considerar como o empregado interage com os membros da sua equipa, como lidam com as críticas, e como respondem ao feedback. Os gestores devem também avaliar a forma como um empregado aborda o seu trabalho, incluindo o seu nível de motivação e a sua atitude em relação ao seu trabalho.
Ao avaliar a atitude de um empregado, é importante que os gestores sejam construtivos e não críticos. Os gestores devem proporcionar aos empregados um reforço positivo quando estes demonstram uma atitude positiva e oferecer críticas construtivas quando necessário.
Ao abordar questões de atitude, é importante que os gestores criem um plano de acção que defina claramente as expectativas e objectivos para o empregado. Este plano de acção deve incluir uma cronologia de quando devem ser alcançadas melhorias de atitude, bem como estratégias específicas sobre como alcançá-las.
Os gestores podem encorajar a mudança de atitude positiva fornecendo aos empregados apoio e orientação. Isto pode incluir fornecer aos empregados feedback sobre como podem melhorar a sua atitude, estabelecendo expectativas claras, e oferecendo recompensas pela mudança de atitude positiva.
Os gestores devem desenvolver estratégias para ajudar os seus empregados a melhorar a sua atitude. Estas estratégias podem incluir o fornecimento de formação adicional aos empregados, oferecendo oportunidades de mentoria, e o reconhecimento dos empregados por mudanças de atitude positivas.
É importante que os gestores monitorizem o progresso da atitude dos seus empregados. Isto pode incluir a avaliação do progresso dos seus planos de acção, fornecendo feedback sobre áreas de melhoria, e promovendo um ambiente de trabalho positivo.
Quando surgem questões de atitude, é importante que os empregados as comuniquem aos seus gestores. Os empregados devem ser encorajados a dar feedback sobre áreas de melhoria, e os gestores devem dar apoio e orientação aos empregados quando necessário.
Os gestores devem avaliar regularmente o sucesso dos seus esforços para ajustar a atitude dos seus empregados. Isto pode incluir a avaliação do progresso dos seus planos de acção, fornecer feedback sobre as áreas de melhoria, e reconhecer os empregados pelas suas mudanças de atitude positiva.
Há algumas coisas em que se deve concentrar ao escrever uma análise de desempenho de atitude. Primeiro, deve avaliar se o funcionário tem uma atitude globalmente positiva. Isto pode ser feito observando as suas interacções com os outros, a sua linguagem corporal, e o seu comportamento geral. Se sentir que o funcionário tem uma atitude positiva, deve apontar exemplos específicos disto na sua revisão. Se achar que o funcionário pode melhorar a sua atitude, deve novamente dar exemplos específicos e dar sugestões sobre a forma como pode melhorar. Em geral, deve ser honesto e justo na sua avaliação, e fornecer feedback construtivo que ajude o funcionário a melhorar a sua atitude, se necessário.
Existem algumas formas de avaliar a atitude de um empregado. Uma maneira é simplesmente perguntar-lhes como se sentem e ver se a sua resposta é positiva ou negativa. Outra forma é observar a sua linguagem corporal e ver se estão a manter contacto visual, sorrindo, etc. Finalmente, também se pode perguntar aos seus colegas de trabalho ou fazer relatórios directos sobre o que sentem em relação ao funcionário em questão.
Se sentir que alguém tem uma má atitude, é importante que seja profissional e directo na sua comunicação. Pode dizer algo do género: “Sinto que a sua atitude é negativa e está a ter impacto no seu trabalho” ou “reparei que parece infeliz no trabalho, está tudo bem”? Se a pessoa não melhorar a sua atitude após ter tido uma conversa, poderá ter de considerar uma acção disciplinar.
Há algumas medidas que pode tomar para abordar uma questão de atitude num plano de melhoria do desempenho.
1. fale com o funcionário em privado sobre o assunto. Diga-lhes quais os comportamentos específicos que estão a causar preocupação e como estão a ter impacto no ambiente de trabalho.
2. Dar ao empregado uma oportunidade de explicar a sua versão da história. Pode ser que haja circunstâncias atenuantes que desconhece.
3. se o empregado for resistente à mudança ou não estiver disposto a trabalhar na questão, considere colocá-lo num plano de melhoria de desempenho. Isto dar-lhes-á um prazo específico para melhorarem a sua atitude e comportamento.
4. acompanhar regularmente o empregado para ver como ele se está a sair. Se não estiverem a fazer progressos, poderão ter de tomar mais medidas disciplinares.