A Revisão é uma parte integrante do processo de escrita, pois ajuda a assegurar a precisão e clareza de um documento. Quando da revisão, as marcas de revisão podem ser usadas para ajudar a localizar e comunicar as alterações que precisam de ser feitas. Neste guia, discutiremos como fazer marcas de revisor no Microsoft Word.
As marcas de revisor são símbolos que são utilizados para comunicar as alterações que precisam de ser feitas a um documento. Todos os revisores devem seguir as mesmas directrizes quando utilizam marcas de revisor. Aqui estão alguns pontos importantes a ter em mente:
– As marcas de revisor devem ser mantidas tão simples quanto possível, e não devem ser excessivamente complexas.
– Seja consistente com as marcas que utiliza, e certifique-se de que todos os outros revisores do projecto compreendem as marcas que está a utilizar.
– As marcas de revisor devem ser utilizadas com parcimónia, pois a sua utilização excessiva pode tornar o documento confuso e difícil de ler.
As marcas de revisão podem ser inseridas num documento Microsoft Word de várias maneiras. A forma mais fácil de inserir marcas é usar o separador ‘Inserir’ na fita. Aqui pode encontrar uma variedade de símbolos, tais como as marcas de revisão comuns, que podem ser inseridas no documento. Uma vez inserida a marca, pode usar o separador ‘Formatar’ para ajustar a fonte, tamanho e cor da marca.
Ao rever um documento, existem algumas marcas de revisão comummente utilizadas que podem ser utilizadas. Aqui estão algumas das marcas de correctores mais comuns e os seus significados:
– O carpete (^) indica que uma palavra ou frase deve ser inserida no documento.
– A adaga dupla (‡) é utilizada para indicar que uma palavra ou frase deve ser retirada do documento.
– A seta dupla (↔) é utilizada para indicar que uma palavra ou frase deve ser trocada com outra.
– A marca do parágrafo ( ¶) é utilizada para indicar que um parágrafo deve ser deslocado para um local diferente no documento.
– O asterisco duplo (
) é utilizado para indicar que uma palavra ou frase deve ser substituída por outra diferente.
O Microsoft Word tem uma característica chamada “Rejeitar e Substituir” que pode ser utilizada para inserir rapidamente marcas de revisor. Esta funcionalidade pode ser acedida clicando no separador ‘Rever’ na fita, e depois seleccionando ‘Rejeitar e Substituir’. Esta característica permitir-lhe-á inserir rapidamente marcas como o carpete, a adaga dupla e a seta dupla, bem como outros símbolos.
Para além de utilizar as funções ‘Inserir’ e ‘Rejeitar e Substituir’, também pode utilizar atalhos do teclado para inserir marcas de revisor. Aqui estão alguns dos atalhos de teclado mais comummente utilizados:
– Alt + 0 1 9 8 – Insere o carpete (^)
– Alt + 0 1 9 9 9 – Insere a adaga dupla (‡)
– Alt + 0 1 9 7 – Insere a seta dupla (↔)
– Alt + 0 0 0 0 1 – Insere a marca de parágrafo ( ¶)
– Alt + 0 0 0 2 – Insere o asterisco duplo (
)
Se utiliza frequentemente marcas de correctores, pode personalizar a fita de modo a facilitar o seu acesso. Para o fazer, clique no separador ‘Ficheiro’ e seleccione ‘Opções’. A partir daqui, pode seleccionar ‘Personalizar Fita’ e depois adicionar os separadores ‘Inserir’ e ‘Rever’ à fita. Isto facilitará o acesso rápido às funções ‘Inserir’ e ‘Rejeitar e Substituir’.
As marcas de correctores podem ser uma óptima forma de comunicar rápida e precisamente as alterações que precisam de ser feitas a um documento. Aqui estão algumas dicas finais a ter em mente ao utilizar marcas de revisor:
– Seja sempre consistente com as marcas que utiliza.
– Mantenha as marcas tão simples quanto possível.
– Seja parcimonioso com as marcas – demasiadas marcas podem tornar o documento difícil de ler.
– Utilize a função ‘Rejeitar e Substituir’ para inserir rapidamente as marcas.
– Personalizar a fita para aceder rapidamente aos separadores ‘Inserir’ e ‘Rever’.
Ao seguir as directrizes e dicas delineadas neste guia, não deverá ter problemas na utilização de marcas de revisão no Microsoft Word. Com um pouco de prática, será capaz de comunicar com rapidez e precisão as alterações que precisam de ser feitas a um documento.
Existem algumas formas diferentes de inserir marcas de edição no Word. Uma forma é utilizar a função “símbolos”. Para o fazer, vá ao separador “Inserir” e clique em “Símbolos”. Depois, clicar na opção “Mais Símbolos”. Isto abrirá uma caixa de diálogo com uma variedade de símbolos diferentes que pode inserir. Encontre as marcas de edição que pretende utilizar e clique no botão “Inserir”.
Outra forma de inserir marcas de edição é utilizar a função “caracteres especiais”. Para o fazer, vá ao separador “Inserir” e clique em “Caracteres Especiais”. Isto abrirá uma caixa de diálogo com uma variedade de caracteres diferentes que pode inserir. Encontre as marcas de edição que pretende utilizar e clique no botão “Inserir”.
Também pode usar a função “find and replace” para inserir marcas de edição. Para o fazer, vá ao separador “Home” e clique em “Replace” (Substituir). Isto abrirá uma caixa de diálogo onde poderá inserir o texto que deseja encontrar e substituir. No campo “Substituir por”, introduza as marcas de edição que pretende utilizar. Em seguida, clicar no botão “Substituir tudo”.