Um Guia Abrangente para a Realização de Alterações à Execução de Tarefas SQL no SSIS

As tarefas Executar SQL são um dos componentes mais versáteis e poderosos dos Serviços de Integração de Servidores SQL (SSIS). Permitem aos utilizadores executar instruções SQL, procedimentos armazenados, e funções numa fonte de dados. Executar tarefas SQL pode retornar resultados de múltiplas formas, incluindo conjuntos de linhas, valores escalares, ou nenhum conjunto de resultados. Neste guia abrangente, cobriremos tudo o que precisa de saber sobre a realização de alterações às tarefas Executar SQL em SSIS.

2. Compreender as noções básicas de Executar Tarefas SQL

Para trabalhar com uma tarefa Executar SQL no SSIS, é necessário compreender as noções básicas da tarefa. A tarefa Executar SQL está localizada na caixa de ferramentas SSIS, no separador Control Flow. Ao fazer duplo clique sobre a tarefa, abre-se o Editor de Tarefas Executar SQL. No editor, pode configurar a ligação, tipo de comando, e outras propriedades. Pode também especificar se a tarefa deve retornar um conjunto de resultados, valor escalar, ou nenhum conjunto de resultados.

3. especificar as propriedades de instrução SQL numa tarefa Execute SQL

Ao configurar uma tarefa Execute SQL, é necessário especificar as propriedades de instrução SQL. Pode fornecer uma instrução SQL, um procedimento armazenado, ou uma função definida pelo utilizador para executar. Se fornecer uma instrução parametrizada, precisa de especificar também os valores dos parâmetros. Pode também especificar o valor de timeout, se necessário.

4. trabalhar com parâmetros numa tarefa Execute SQL

Ao trabalhar com uma tarefa Execute SQL, poderá necessitar de utilizar parâmetros. Os parâmetros são utilizados para passar valores de e para uma instrução SQL, procedimento armazenado, ou função definida pelo utilizador. Os parâmetros podem ser adicionados à tarefa Execute SQL usando o separador Parâmetros. Os parâmetros podem ser configurados para mapear variáveis, parâmetros, ou outros valores.

5. Escolha do conjunto de resultados a utilizar numa tarefa Executar SQL

Numa tarefa Executar SQL, pode escolher se pretende devolver um conjunto de resultados, valor escalar, ou nenhum conjunto de resultados. Para configurar o conjunto de resultados, é necessário seleccionar a opção apropriada do conjunto de resultados no separador Conjunto de Resultados. O conjunto de resultados pode ser utilizado para armazenar dados da instrução executada para utilização posterior no pacote.

6. Trabalhar com variáveis numa tarefa Execute SQL

Numa tarefa Execute SQL, pode usar variáveis para armazenar e manipular dados. As variáveis são utilizadas para armazenar valores que podem ser utilizados por outros componentes do pacote. Para utilizar variáveis, é necessário especificar o nome da variável e o tipo de dados no separador Variáveis do editor de tarefas Execute SQL.

7. Depuração de uma tarefa Execute SQL

Ao trabalhar com uma tarefa Execute SQL, pode ser necessário depurar a tarefa. Para depurar a tarefa, é necessário adicionar um ponto de interrupção à tarefa e depois executar o pacote em modo de depuração. Quando o ponto de interrupção é atingido, o pacote fará uma pausa, e poderá ver os valores das variáveis e parâmetros.

8. Acesso às fontes de dados numa tarefa Execute SQL

Ao trabalhar com uma tarefa Execute SQL, poderá necessitar de aceder às fontes de dados. As fontes de dados podem ser acedidas utilizando o separador Ligação do editor de tarefas Execute SQL. Pode especificar o gestor de ligação e a cadeia de ligação a utilizar para a fonte de dados.

9. Dicas e truques para trabalhar com Execute SQL Tasks em SSIS

Ao trabalhar com Execute SQL tasks em SSIS, existem algumas dicas e truques que podem tornar o processo mais fácil. Por exemplo, pode utilizar o separador de parâmetros para criar e armazenar valores de parâmetros para utilização na instrução SQL. Também pode utilizar o separador de variáveis para armazenar valores devolvidos pela instrução executada. Adicionalmente, pode usar o separador conjunto de resultados para configurar o tipo de conjunto de resultados e armazenar o conjunto de resultados numa variável.

FAQ
Como editar uma consulta no pacote SSIS?

Existem algumas formas diferentes de editar uma consulta no pacote SSIS. Uma forma é utilizar o designer gráfico da consulta. Para o fazer, abra o pacote SSIS no Visual Studio e faça duplo clique sobre a consulta que pretende editar. Isto abrirá a consulta no designer gráfico da consulta. A partir daqui, pode editar a consulta adicionando ou removendo tabelas, colunas, ou condições.

Outra forma de editar uma consulta no pacote SSIS é editar directamente o texto da consulta. Para o fazer, abra o pacote SSIS no Visual Studio e faça duplo clique sobre a consulta que pretende editar. Isto abrirá a consulta no editor de consultas. A partir daqui, pode editar directamente o texto da consulta.

Finalmente, pode também editar uma consulta no pacote SSIS utilizando o SQL Server Management Studio. Para o fazer, ligue-se ao SQL Server onde o pacote SSIS é armazenado e abra o pacote SSIS no Management Studio. A partir daqui, pode editar directamente o texto da consulta.

Qual é a diferença entre executar a tarefa SQL e executar a tarefa SQL?

A principal diferença entre as duas tarefas é que a tarefa Executar SQL pode ser utilizada para executar qualquer instrução SQL, enquanto que a tarefa Executar SQL é especificamente concebida para executar procedimentos armazenados. Além disso, a tarefa Execute SQL tem uma interface mais fácil de utilizar e pode ser utilizada para mapear parâmetros de entrada e saída.