Um Guia Abrangente para a Criação e Gestão de Pontos de Restauro do Sistema

Visão geral dos pontos de restauração do sistema

Os pontos de restauração do sistema são uma óptima forma de proteger o seu computador de problemas de software e hardware. São instantâneos das definições, configurações e ficheiros do seu sistema que são criados a intervalos regulares. Os pontos de restauração do sistema podem ser utilizados para repor o seu computador a um estado anterior, permitindo-lhe desfazer alterações que possam ter causado problemas. Neste guia abrangente, vamos analisar como criar e gerir pontos de restauro do sistema no Windows 10.

Compreender os pontos de restauro do sistema

Os pontos de restauro do sistema são criados automaticamente quando instala novo software, hardware, ou quando faz alterações ao sistema. Também são criados manualmente quando se selecciona a opção “Criar” no utilitário Restauração do Sistema. Os pontos de restauro do sistema são armazenados na pasta System Volume Information, que se encontra no directório raiz do disco rígido.

como criar pontos de restauro do sistema

Criar pontos de restauro do sistema é simples e pode ser feito em poucos passos. Primeiro, abra o utilitário Restauração do Sistema digitando “system restore” na caixa de pesquisa do Windows. Uma vez aberto o utilitário Restaurar Sistema, seleccione a opção “Criar” e siga as instruções no ecrã. Isto irá criar um ponto de restauro do sistema para as suas configurações e definições actuais do sistema.

4 Como Gerir Pontos de Restauração do Sistema

Uma vez criado um ponto de restauração do sistema, pode geri-lo abrindo o utilitário Restauração do Sistema. No utilitário Restaurar Sistema, pode visualizar todos os pontos de restauração do sistema que foram criados, apagar ou modificar pontos existentes, ou criar novos pontos.

como copiar pontos de restauração do sistema

Copiar pontos de restauração do sistema é uma óptima forma de fazer o backup das configurações e configurações do seu sistema. Para copiar um ponto de restauração do sistema, abra o utilitário Restaurar Sistema e seleccione a opção “Copiar”. Isto permitir-lhe-á copiar o ponto de restauro do sistema para um dispositivo de armazenamento externo.

como restaurar um ponto de restauração do sistema

Se o seu computador tiver um problema, pode usar um ponto de restauração do sistema para restaurar as definições e configurações do seu sistema. Para restaurar um ponto de restauração do sistema, abra o utilitário Restaurar Sistema e seleccione a opção “Restaurar”. Seleccione o ponto de restauro que deseja restaurar e siga as instruções no ecrã.

benefícios dos pontos de restauro do sistema

Os pontos de restauro do sistema são úteis para proteger o seu computador de problemas de software e hardware. Podem ajudá-lo a desfazer alterações que possam ter causado um problema e restaurar as definições e configurações do seu sistema a um estado anterior. Os pontos de restauro do sistema também lhe poupam tempo e esforço na resolução de problemas no computador.

Limitações dos pontos de restauro do sistema

Os pontos de restauro do sistema não são infalíveis e não substituem o backup dos seus dados. Os pontos de restauração do sistema podem ser apagados ou corrompidos, o que pode causar-lhe a perda de dados importantes. Adicionalmente, os pontos de restauração do sistema só podem ser usados para restaurar as configurações e configurações do sistema; não podem ser usados para restaurar ficheiros pessoais.

Resolução de problemas Pontos de Restauração do Sistema

Se tiver problemas com os pontos de restauração do sistema, pode tentar resolver o problema usando o utilitário Restauração do Sistema. Abra o utilitário Restauro do Sistema e seleccione a opção “Troubleshoot” (Solução de problemas). Isto permitir-lhe-á visualizar os pontos de restauro do sistema e fazer quaisquer alterações necessárias. Se continuar a ter problemas, poderá ter de contactar um técnico informático para obter mais assistência.

FAQ
Posso utilizar um ponto de restauração de outro computador?

Não, não pode utilizar um ponto de restauração a partir de outro computador. Um ponto de restauro só pode ser utilizado no computador a partir do qual foi criado.

Posso guardar um ponto de restauro do sistema para um disco externo?

Sim, pode guardar pontos de restauro do sistema para uma unidade externa. Para o fazer, abra a caixa de diálogo Propriedades do Sistema (prima a tecla Windows + R, digite sysdm.cpl, e prima Enter), e depois vá para o separador Protecção do Sistema. Seleccione a unidade que pretende utilizar para os pontos de restauro, e depois clique em Configurar. Seleccione a opção Ligar protecção do sistema, e depois clique em OK.

Como recuperar os pontos de restauro do sistema perdido Windows 10?

A fim de recuperar pontos de restauro do sistema perdido no Windows 10, terá de tomar as seguintes medidas:

1. Abra o Painel de Controlo.

2. Clique em “Sistema e Segurança”.

3. Clicar em “Sistema”.

4. Clicar em “Protecção do sistema”.

5. seleccione a unidade para a qual pretende activar a protecção do sistema, e depois clique em “Configurar”.

6. Seleccione a opção “Restore system settings and previous versions of files”, e depois clique em “OK”.

7. Clique em “Aplicar”, e depois clique em “OK”.

8. Reinicie o seu computador.

Onde estão armazenados os pontos de restauração do sistema?

Os pontos de restauração do sistema são guardados num volume oculto no disco rígido. Este volume não é visível no Explorador do Windows, mas pode ser acedido abrindo a caixa de diálogo Propriedades do Sistema e clicando no separador Protecção do Sistema. A partir daqui, pode seleccionar a unidade em que pretende activar os pontos de restauração do sistema, e depois clicar no botão Configurar.

Posso criar um USB de recuperação do Windows 10 a partir de outro computador?

Sim, pode criar um USB de recuperação a partir de outro computador a partir do Windows 10. No entanto, terá de ter uma unidade USB em branco que tenha pelo menos 4 GB de tamanho. Além disso, terá de descarregar o ficheiro ISO do Windows 10 a partir do website da Microsoft. Assim que tiver estas duas coisas, poderá utilizar a Ferramenta de Descarregamento do Windows USB/DVD para criar o seu USB de recuperação.