O bloqueio de portas em computadores é um passo importante para proteger a sua rede de ataques maliciosos e outras intrusões. É importante compreender como bloquear as portas e porque devem ser bloqueadas para que possa manter a sua rede segura. Neste guia abrangente, vamos analisar as bases do bloqueio de portas e como proceder para as bloquear no seu computador.
Os portos são canais de comunicação utilizados por diferentes serviços e aplicações para comunicar com outros computadores através da Internet. Quando um serviço ou aplicação precisa de comunicar com outro computador, utilizará um número de porta específico para enviar e receber dados. Ao bloquear certas portas, pode impedir que certos serviços e aplicações comuniquem com outros computadores.
Para compreender como bloquear portas, é necessário compreender os protocolos de rede. Os protocolos de rede são utilizados para definir como os dados são enviados e recebidos através de uma rede. Os diferentes protocolos utilizam diferentes portas para comunicar, e isto é importante para compreender quando bloqueia portas no seu computador.
Existem vários tipos diferentes de portas que podem ser bloqueadas no seu computador. Os tipos mais comuns são as portas TCP e UDP. Estas portas são utilizadas para diferentes tipos de comunicação e, ao bloqueá-las, pode evitar que certos tipos de comunicação ocorram.
Para bloquear portas no seu computador, é necessário primeiro identificar quais as portas que devem ser bloqueadas. Isto pode ser feito executando um scanner de portas no seu computador para identificar quais as portas que estão a ser utilizadas. Uma vez identificadas as portas que devem ser bloqueadas, pode avançar para o passo seguinte.
Bloqueio de portas em computadores Windows
O bloqueio de portas em computadores Windows é relativamente simples. Pode utilizar o Firewall do Windows para bloquear portas específicas ou pode utilizar software de terceiros para bloquear portas. Seja como for, é importante compreender quais as portas que devem ser bloqueadas e porquê antes de prosseguir.
O bloqueio de portas em computadores Mac é semelhante ao bloqueio de portas em computadores Windows. Pode utilizar o firewall incorporado ou software de terceiros para bloquear portas. Mais uma vez, é importante compreender quais as portas que devem ser bloqueadas e porquê antes de prosseguir.
Além de bloquear portas em computadores individuais, também pode configurar o seu router para bloquear portas específicas. Esta é uma forma mais segura de bloquear portas, uma vez que impedirá qualquer computador na rede de aceder a determinados serviços ou aplicações.
O bloqueio de portas em computadores é um passo importante para proteger a sua rede de ataques maliciosos e outras intrusões. Neste guia abrangente, analisámos as bases do bloqueio de portas, como proceder ao seu bloqueio no seu computador, e como configurar routers para bloquear portas. Com as informações fornecidas, deverá agora ter uma melhor compreensão de como proceder ao bloqueio de portas no seu computador.
Para bloquear as portas 80 e 443, terá de adicionar uma regra à sua firewall. Por exemplo, se estiver a usar Firewall do Windows, pode adicionar uma regra para bloquear todo o tráfego nas portas 80 e 443 indo a Painel de Controlo > Sistema e Segurança > Firewall do Windows > Definições Avançadas. Depois, clique em Inbound Rules (Regras de entrada) e crie uma nova regra. Seleccione Porta como o tipo de regra, seleccione TCP como o protocolo, e introduza 80 e 443 como os números das portas. Finalmente, seleccione Bloquear a ligação e clique em Terminar.
Existem algumas formas diferentes de bloquear a porta 443 no Windows 10, dependendo do que se está a tentar alcançar.
Se pretende bloquear o tráfego de entrada na porta 443, pode fazê-lo abrindo a Firewall do Windows e criando uma nova regra. Para o fazer, vá a Iniciar > Painel de Controlo > Sistema e Segurança > Firewall do Windows. No lado esquerdo, clique em “Definições avançadas”.
Na nova janela que se abre, clique em “Inbound Rules” e depois em “New Rule”. Seleccione “Porta” e clique em “Seguinte”.
Na página seguinte, seleccionar “TCP” e introduzir 443 no campo “Portas locais específicas”. Clicar em “Seguinte”.
Na página seguinte, seleccionar “Block the connection” e clicar em “Next”.
Na página seguinte, deixar todas as opções seleccionadas e clicar em “Next”.
Dar um nome e descrição à regra, depois clicar em “Finish”.
Se pretende bloquear o tráfego de saída na porta 443, o processo é semelhante. Vá a Iniciar > Painel de Controlo > Sistema e Segurança > Firewall do Windows. No lado esquerdo, clique em “Definições avançadas”.
Na nova janela que se abre, clique em “Regras de Saída” e depois em “Nova Regra”. Seleccione “Porta” e clique em “Seguinte”.
Na página seguinte, seleccionar “TCP” e introduzir 443 no campo “Portas locais específicas”. Clicar em “Seguinte”.
Na página seguinte, seleccionar “Block the connection” e clicar em “Next”.
Na página seguinte, deixar todas as opções seleccionadas e clicar em “Next”.
Dar um nome e descrição à regra, depois clicar em “Finish”.
As portas podem ser configuradas para funcionar tanto no modo bloqueado como no modo desbloqueado. No modo bloqueado, uma porta não permitirá a passagem de qualquer tráfego. No modo desbloqueado, uma porta permitirá que o tráfego circule livremente.
Sim, é possível desactivar uma porta. Para o fazer, terá de aceder ao menu de configuração da porta e seleccionar a opção “disable” (desactivar). Isto impedirá que a porta seja utilizada para qualquer outra comunicação.