Uma configuração de monitor duplo é quando dois monitores de computador estão ligados a um único computador, permitindo-lhe utilizar ambos os monitores para interagir com o mesmo computador. Esta configuração é benéfica para multi-tarefas, jogos, e trabalho de escritório. É também ideal para profissionais criativos, pois permite a abertura de múltiplas janelas ao mesmo tempo e a apresentação de mais visuais.
Ligar dois monitores a um Mac é relativamente simples. A forma mais comum é usar um cabo HDMI e um cabo Mini DisplayPort. Uma vez ligados os cabos, as definições do monitor do Mac precisam de ser ajustadas para reconhecer os dois monitores. Também é possível utilizar um cabo USB-C para ligar dois monitores, ou um cabo Thunderbolt 3.
Para configurar um monitor duplo num Mac, serão necessários dois monitores de computador e os cabos apropriados. Um cabo HDMI e um cabo Mini DisplayPort são os cabos mais comuns utilizados. Também é possível utilizar um cabo USB-C ou um cabo Thunderbolt 3. Além disso, necessitará de um Mac com uma porta de saída do monitor que seja compatível com os cabos escolhidos.
Uma vez os dois monitores ligados ao Mac, necessitará de configurar as definições do monitor. Isto é feito acedendo às definições de visualização do Mac e seleccionando a opção para estender a área de trabalho ao segundo monitor. Isto permitirá que ambos os monitores sejam utilizados em tandem.
Uma vez configurada a configuração do monitor duplo, existem várias opções para personalizar a forma como os monitores são utilizados. Isto inclui alterar a resolução de cada monitor, organizar os monitores numa ordem específica, e configurar o monitor principal. Além disso, a doca e a barra de menu podem ser movidas para o segundo monitor.
Existem várias dicas e truques para utilizar eficazmente dois monitores. Estes incluem a utilização de um suporte para os monitores para que estejam à mesma altura, organizar os ícones da área de trabalho no monitor principal, e colocar janelas em locais específicos nos monitores.
Há várias questões comuns que podem surgir com uma configuração de monitores duplos. Estes incluem os monitores que não são reconhecidos pelo Mac, as configurações dos monitores que não são configuradas correctamente, e os cabos que não são ligados correctamente.
A utilização de dois monitores tem vários benefícios. É benéfico para multi-tarefas e jogos, pois permite que mais janelas sejam abertas e que mais visuais sejam apresentados. Além disso, é ideal para profissionais criativos, uma vez que permite mais espaço para trabalhar.
Se dois monitores não forem uma opção, há várias alternativas que podem ser utilizadas. Isto inclui a utilização de um único monitor com um ecrã maior, a utilização de um portátil com uma segunda visualização, ou a utilização de um tablet como segunda visualização.
Se tiver um Mac com uma porta HDMI, pode usar um segundo monitor ou projector com um cabo HDMI. Esta pode ser uma óptima forma de alargar o seu espaço de trabalho, ou simplesmente dar a si próprio mais espaço no ecrã. Veja aqui como configurá-lo:
1. ligue o cabo HDMI ao seu Mac, e depois ligue a outra extremidade do cabo ao seu segundo monitor ou projector.
2. se estiver a usar um monitor, pode usar os controlos de ecrã incorporados para ajustar as definições. Se estiver a usar um projector, poderá ter de ajustar as definições do projector.
3. no seu Mac, escolha menu Apple > Preferências do Sistema, depois clique em ecrãs.
4. clique no separador Arranjo.
5. Certifique-se de que a caixa de verificação ao lado de “Ecrãs de Espelho” não está seleccionada.
6. Se estiver a usar um monitor, pode ajustar a resolução e outras definições usando os controlos de visualização incorporados. Se estiver a usar um projector, poderá ter de ajustar as definições do projector.
Há algumas formas diferentes de separar os seus monitores. Uma maneira é movê-los fisicamente para que não fiquem bem um ao lado do outro. Outra maneira é mudar a forma como o seu computador é configurado de modo a que um monitor seja para o trabalho e o outro monitor para uso pessoal. Também pode utilizar um programa de software para o ajudar a gerir os seus monitores.
Há algumas razões possíveis para que o seu 2º monitor não esteja a ser exibido:
1. o monitor não está ligado. Certifique-se de que o monitor está ligado a uma tomada eléctrica e que o botão de alimentação está ligado.
2. O monitor não está devidamente ligado ao computador. Certifique-se de que o monitor está devidamente ligado ao computador através de um cabo HDMI ou DVI.
3. o computador não está configurado para utilizar um segundo monitor. Ir para o Painel de Controlo e clicar em “Monitor”. Em “Definições”, clicar em “Detectar”. Isto deverá detectar o segundo monitor e permitir a sua utilização.
4. os controladores de vídeo não estão actualizados. Vá ao website do fabricante da placa de vídeo e descarregue e instale os controladores mais recentes.
Se nenhuma destas soluções funcionar, então o monitor pode estar defeituoso e terá de contactar o fabricante para garantia ou opções de substituição.