Um computador Windows pode ter dezenas de programas a correr em segundo plano, e muitos destes são essenciais para o bom funcionamento do sistema. Antes de tomar medidas para impedir a execução de um programa em segundo plano, é importante compreender que programas estão a correr e porquê.
Usando o Gestor de Tarefas do Windows, os utilizadores podem ver quais os programas e processos que estão a correr em segundo plano e tomar medidas para os parar. Ao abrir o Gestor de Tarefas, os utilizadores podem ver a lista de processos em execução e identificar quaisquer programas desnecessários ou indesejados que possam estar em execução.
Muitos programas são concebidos para arrancar automaticamente quando o sistema arranca. A fim de evitar que sejam executados em segundo plano, os utilizadores podem desactivar estes programas no Gestor de Tarefas do Windows.
O utilitário de Configuração do Sistema Windows (msconfig) permite aos utilizadores visualizar e gerir facilmente os programas de arranque. O Msconfig pode ser utilizado para desactivar programas de iniciar automaticamente quando o sistema arranca, o que os impedirá de correr em segundo plano.
Para utilizadores que se sentem desconfortáveis ao lidar com o Gestor de Tarefas do Windows ou utilitário de Configuração do Sistema, existem várias aplicações de terceiros que podem ser utilizadas para gerir programas de arranque e impedir a sua execução em segundo plano.
Em alguns casos, a melhor solução para impedir a execução de um programa em segundo plano é desinstalá-lo. Os programas que já não são necessários podem ser facilmente desinstalados utilizando o Painel de Controlo do Windows.
Uma firewall pode ser usada para bloquear programas de acesso à Internet, o que os impedirá de correr em segundo plano. Ao bloquear certas aplicações, os utilizadores podem ter a certeza de que não estão a utilizar os recursos do sistema.
Quando possível, é melhor utilizar programas com menos recursos para reduzir a quantidade de memória e o uso de processador. Isto ajudará a evitar que os programas fiquem em segundo plano e consumam demasiados recursos do sistema.
Finalmente, é importante limpar regularmente o seu sistema para garantir que não haja programas ou processos desnecessários a correr em segundo plano. Ao remover ficheiros antigos e não utilizados, os utilizadores podem libertar os recursos do sistema e impedir que os programas funcionem em segundo plano.