CHKDSK é um utilitário de linha de comando que verifica e repara erros de disco no seu computador. Pode ser utilizado para diagnosticar e corrigir uma vasta gama de problemas relacionados com o disco, tais como ficheiros corruptos, maus sectores, e outros problemas no disco rígido. O CHKDSK pode funcionar em dois modos: modo só de leitura e modo de reparação. No modo só de leitura, o CHKDSK fará o scan do disco e comunicará quaisquer erros que encontrar. No modo de reparação, o CHKDSK tentará corrigir quaisquer erros que encontre.
Para aceder ao CHKDSK, terá de abrir o prompt de comando. Isto pode ser feito digitando “cmd” na barra de pesquisa do Windows e premindo enter. Uma vez aberto o prompt de comando, digitar “chkdsk” na linha de comando e premir enter. Isto irá lançar o CHKDSK em modo só de leitura.
Para definir CHKDSK em modo de reparação, terá de adicionar parâmetros adicionais ao comando. Para o fazer, escrever “chkdsk /f” e premir enter. Isto irá configurar o CHKDSK para o modo de reparação e tentará corrigir quaisquer erros que encontre.
Se estiver a executar o CHKDSK num disco rígido externo, terá de lhe atribuir uma letra de unidade antes de lhe poder aceder. Para o fazer, escreva “assign” e prima enter. Isto irá listar todas as letras de unidade disponíveis. Escolha uma das letras e escreva “assign [drive letter]” e prima enter.
Uma vez terminado o CHKDSK, pode verificar os resultados da verificação. Para o fazer, digite “chkdsk /v” e carregue em enter. Isto irá exibir um relatório detalhado de todos os erros e correcções que o CHKDSK realizou.
Se desejar fazer alterações às definições do CHKDSK, terá de abrir o editor do registo. Isto pode ser feito digitando “regedit” no prompt de comando e premindo enter. Uma vez aberto o editor do registo, navegar para a tecla “HKEY_LOCAL_MACHINE_SYSTEM” e fazer quaisquer alterações necessárias.
Se tiver vários discos rígidos ligados ao seu computador, pode executar o CHKDSK neles simultaneamente. Para o fazer, digite “chkdsk /r [letra de unidade]” e prima enter. Isto irá executar o CHKDSK na unidade especificada. Pode repetir este comando para cada unidade adicional.
O CHKDSK pode ser agendado para correr a uma determinada hora e data. Para o fazer, abra o comando prompt e escreva “schtasks /create /tn chkdsk /tr chkdsk /sc once /st [data e hora]” e prima enter. Isto irá criar uma tarefa para executar o CHKDSK na hora e data especificadas.
CHKDSK mostrará um código de saída quando tiver terminado de executar. Estes códigos de saída podem ser utilizados para determinar se o CHKDSK foi bem ou mal sucedido. Um código de saída de 0 indica que o CHKDSK foi bem sucedido e quaisquer erros que tenha encontrado foram corrigidos. Um código de saída de 1 indica que o CHKDSK não teve êxito e que quaisquer erros que encontrou não foram corrigidos.
Para executar o chkdsk em modo de escrita, terá de abrir o Prompt de Comando como administrador. Para o fazer, prima a tecla Windows + X no seu teclado, depois seleccione “Prompt de Comando (Admin)” a partir do menu que aparece.
No Prompt de Comando, digite o seguinte comando e prima Enter:
Chkdsk /f /r
Isto iniciará uma verificação do seu disco rígido em busca de erros. Se algum for encontrado, o chkdsk tentará corrigi-los. Note que este processo pode demorar algum tempo a concluir.
Quando executar chkdsk sem a opção F, verificará a integridade do sistema de ficheiros e tentará corrigir os erros que encontrar. Contudo, não forçará a desmontagem de quaisquer ficheiros ou pastas abertas, pelo que poderá ainda sentir perda de dados se forem encontrados erros.
Não, o CHKDSK não irá corrigir ficheiros corrompidos. Contudo, pode corrigir erros de sistema de ficheiros corrompidos.
Há duas maneiras de executar o CHKDSK:
1. A. Vá a Iniciar > Executar
b. Escreva cmd e prima Enter
c. Escreva chkdsk /r e prima Enter. Isto irá procurar erros na unidade e tentar corrigi-los.
2. No Explorador do Windows
a. Clique com o botão direito do rato na unidade que pretende verificar e seleccione Propriedades
b. Seleccione o separador Ferramentas
c. Em Verificação de erros, clique em Verificar Agora
d. Seleccione a opção Verificar unidade e clique em Iniciar
Não existe uma resposta única para esta pergunta, pois o processo para desmarcar permanentemente o estado só de leitura de um ficheiro ou pasta variará dependendo do sistema operativo e do sistema de ficheiros em uso. No entanto, em geral, pode usar o comando chmod para alterar as permissões de um ficheiro ou pasta, tornando-o gravável pelo utilizador.