Modo de Compatibilidade é uma característica importante do Microsoft Excel, pois permite aos utilizadores abrir e visualizar ficheiros criados em versões mais antigas do software. Este modo permite utilizar a versão mais recente do Excel, mantendo a compatibilidade com ficheiros antigos. O modo de compatibilidade é também útil para visualizar ficheiros criados noutros programas de folha de cálculo, tais como o OpenOffice Calc.
A utilização do modo de compatibilidade no Microsoft Excel oferece várias vantagens. Garante que os ficheiros criados em versões antigas do software permanecem acessíveis e podem ser abertos na última versão do Excel. Este modo assegura que todas as formatações e fórmulas permanecem intactas quando os ficheiros são abertos na versão mais recente do Excel. Além disso, o modo de compatibilidade permite abrir e visualizar ficheiros criados em outros programas de folha de cálculo.
Iniciar o modo de compatibilidade no Microsoft Excel é fácil e directo. Para começar, abra o ficheiro que deseja ver na última versão do Excel e clique no separador “Ficheiro”. Depois seleccione “Abrir” e escolha a opção “Abrir em Modo de Compatibilidade”. Uma vez aberto o ficheiro, aparecerá uma barra amarela no topo da janela indicando que o ficheiro está em modo de compatibilidade.
O modo de compatibilidade no Microsoft Excel oferece várias características para melhorar a experiência do utilizador. Por exemplo, permite aos utilizadores ver comentários, gráficos e gráficos que podem não estar visíveis na última versão do Excel. Também oferece aos utilizadores a capacidade de imprimir folhas de trabalho que são optimizadas para versões mais antigas do Excel.
Existem várias definições disponíveis no modo de compatibilidade que podem ser utilizadas para melhorar ainda mais a compatibilidade com versões mais antigas do Excel. Para ver estas definições, clicar no separador “Ficheiro” e seleccionar “Opções”. Depois clique em “Compatibilidade” e escolha a versão do Excel com a qual deseja manter a compatibilidade.
Em alguns casos, o modo de compatibilidade pode não funcionar como esperado. Se isto ocorrer, é importante verificar as definições para ter a certeza de que estão correctas. Além disso, é importante verificar a versão do Excel que está a ser utilizada e certificar-se de que o ficheiro que está a ser aberto é compatível com a versão mais recente do Excel.
Se o modo de compatibilidade não funcionar como esperado, há várias alternativas que podem ser usadas. Por exemplo, os utilizadores podem tentar usar software de conversão de ficheiros para converter os seus ficheiros para um formato compatível com a versão mais recente do Excel. Adicionalmente, os utilizadores podem tentar usar o OpenOffice Calc, que é um software de código aberto que é compatível com o Excel.
O modo de compatibilidade no Microsoft Excel é uma característica importante que assegura que os utilizadores podem visualizar ficheiros criados em versões mais antigas do software. Este modo também permite abrir e visualizar ficheiros criados noutros programas de folha de cálculo. Com as várias configurações e características disponíveis no modo de compatibilidade, os utilizadores podem assegurar que os seus ficheiros permanecem acessíveis e visíveis na última versão do Excel.
Se abrir uma pasta de trabalho Excel que foi criada numa versão anterior do Excel, poderá ver o Modo de Compatibilidade na barra de título. O Modo de Compatibilidade dá-lhe tempo para fazer a transição para o novo formato de pasta de trabalho. Preserva também características que não são compatíveis com o novo formato.
Quando o Modo de Compatibilidade está activado, a pasta de trabalho é guardada no novo formato mas utiliza internamente um formato de ficheiro mais antigo. Isto significa que a pasta de trabalho é compatível com a versão anterior do Excel, mas pode não tirar partido das novas características da versão mais recente.
Para mudar o modo de compatibilidade para normal, abra o ficheiro em questão no Microsoft Word. Depois, clique em “File” (Ficheiro) no canto superior esquerdo do ecrã. A seguir, clique em “Info” no menu que aparece. Finalmente, clique em “Converter” na fita na parte superior do ecrã.
O modo de compatibilidade é uma funcionalidade do Microsoft Office que lhe permite abrir e editar documentos criados numa versão anterior do Office. Por exemplo, se tiver o Office 2016 e abrir um documento criado no Office 2003, o documento será aberto em modo de compatibilidade. Isto significa que poderá visualizar e editar o documento, mas não poderá tirar partido das novas funcionalidades do Office 2016. Se quiser desligar o modo de compatibilidade, basta abrir o documento na versão mais recente do Office e guardá-lo como um novo ficheiro.
Se abrir um documento no Microsoft Word e ver a mensagem “[Modo Compatibilidade]”, isto significa que o documento foi criado numa versão anterior do Word, e que o Word está actualmente a exibir o documento em modo de compatibilidade, para que possa trabalhar nele. O modo de compatibilidade é ligado automaticamente quando se abre um documento que foi criado numa versão anterior do Word, e este não pode ser desligado.
A principal razão pela qual veria a mensagem do modo de compatibilidade é porque está a utilizar uma versão mais recente do Word do que a versão em que o documento foi criado. Por exemplo, se abrir um documento em Word 2016 que foi criado em Word 2003, verá a mensagem “[Modo de Compatibilidade]”. Isto porque o Word 2016 é compatível com os documentos do Word 2003, mas não é capaz de os exibir da mesma forma que o Word 2003. Para trabalhar no documento e tirar partido de todas as características do Word 2016, terá de guardar o documento como um documento Word 2016.