Maximizar a sua rede profissional através do auto-emprego no LinkedIn

Maximizar a sua rede profissional através do auto-emprego no LinkedIn

1. Compreender os benefícios do auto-emprego no LinkedIn – Como empresário ou contratante independente, ter uma presença activa e profissional no LinkedIn pode ser uma óptima forma de se comercializar e de se ligar a potenciais empregadores e colegas. Com milhões de utilizadores, o LinkedIn é uma das principais redes sociais para profissionais. É uma óptima plataforma para construir uma rede de contactos da indústria e para mostrar as suas competências, experiências e realizações.

2. Criar o seu perfil profissional no LinkedIn – O primeiro passo para utilizar a plataforma é criar um perfil profissional. Isto deve incluir uma foto do seu perfil profissional, uma breve biografia das suas realizações profissionais, e uma lista das suas posições actuais e passadas. Certifique-se de incluir quaisquer prémios ou reconhecimentos que tenha recebido, bem como quaisquer associações profissionais de que faça parte.

3. criar uma manchete única e profissional – Uma vez criado o seu perfil, o passo seguinte é criar uma manchete única e profissional. Esta deve ser uma breve e concisa declaração que descreva quem é e o que pode oferecer. Exemplos de manchetes profissionais incluem “Desenvolvedor Web & Designer Gráfico Autônomo” ou “Empreendedor Experiente & Consultor de Negócios”.

4. destacar a sua experiência profissional e as suas competências – Uma vez definido o seu cabeçalho e perfil profissional, vai querer destacar a sua experiência e competências profissionais. Reserve algum tempo para listar quaisquer projectos e realizações que tenha completado. Pode também listar quaisquer competências ou certificações especiais que possua.

5. Adicionar imagens e meios de comunicação relevantes ao seu perfil – Uma óptima forma de melhorar o seu perfil e de o fazer sobressair é adicionar imagens e meios de comunicação relevantes. Isto pode incluir um headshot profissional, um portfólio do seu trabalho, ou uma introdução em vídeo. Além disso, pode adicionar links ao seu website ou blogue.

6. Utilização do Valor das Recomendações e Endossos – O LinkedIn oferece também a oportunidade de receber recomendações e endossos de colegas e pares. Estas recomendações e endossos podem ser utilizados para demonstrar as suas competências e qualificações profissionais.

7. Criar um Resumo de Carreira Abrangente – Por último, desejará criar um resumo de carreira abrangente. Este deve ser uma descrição detalhada da sua experiência profissional, qualificações, e objectivos profissionais. Além disso, poderá utilizar o resumo para explicar porque é que é um grande apto para a sua posição actual ou desejada.

8. Exploração e Adesão a Grupos e Comunidades Profissionais – Finalmente, dedique algum tempo a explorar e a aderir a grupos e comunidades profissionais no LinkedIn. Esta é uma óptima forma de trabalhar em rede com colegas e de se manter actualizado sobre as notícias e tendências da indústria. Estes grupos e comunidades profissionais podem também ser utilizados para encontrar potenciais oportunidades de emprego ou para se ligarem a potenciais empregadores.

FAQ
Como é que se lista o auto-emprego num currículo?

Se é trabalhador independente, pode listar o seu histórico de trabalho no seu currículo de duas formas diferentes. Uma opção é listar o seu emprego independente sob uma rubrica separada, tal como “Auto-emprego” ou “Experiência Empreendedora”. Outra opção é listar o seu emprego por conta própria sob a rubrica do seu histórico de trabalho regular, com uma breve explicação do seu negócio na descrição. Seja qual for a forma escolhida para o listar, não se esqueça de incluir informações sobre o que realizou enquanto trabalhou por conta própria, tais como qualquer crescimento nas receitas ou no número de empregados.

Como enumerar um empreiteiro independente no LinkedIn?

Existem algumas formas diferentes de listar um contratante independente no LinkedIn. Uma forma é criar um perfil separado para o contratante independente sob o seu próprio nome. Se o contratante estiver a trabalhar para uma empresa específica, também pode listá-los sob o nome da empresa como contratante independente. Pode também listar o empreiteiro com o seu próprio nome como freelancer ou consultor.

O que significa por conta própria LinkedIn?

Quando se é trabalhador por conta própria, é o seu próprio chefe. É responsável por encontrar os seus próprios clientes, estabelecer as suas próprias horas e gerir as suas próprias finanças. Esta pode ser uma óptima forma de controlar a sua própria carreira, mas também vem com muita responsabilidade. O LinkedIn é uma óptima forma de se ligar a potenciais clientes e de construir a sua rede profissional.

O que posso escrever em vez de trabalhar por conta própria?

Se está a escrever um currículo ou CV, pode usar uma variedade de termos para descrever o seu histórico profissional, incluindo “freelance”, “consultor”, ou “empresário”. Se estiver a preencher uma candidatura de emprego, pode simplesmente escrever “N/A” na secção de histórico de emprego.

Qual é o título para trabalhadores por conta própria?

O título para os trabalhadores independentes é “empresário”.