Quando se trata de ligações ao disco rígido, existem dois tipos principais: SATA (Serial ATA) e PATA (Parallel ATA). SATA, que significa Serial Advanced Technology Attachment, é o tipo de ligação mais recente e mais moderno, enquanto que PATA é um tipo de ligação mais antigo. Embora o PATA ainda esteja em uso hoje em dia, está a tornar-se cada vez mais obsoleto.
As ligações SATA são mais finas e têm menos pinos do que as ligações PATA. Os cabos SATA são também mais rápidos e mais fiáveis do que os PATA. Isto deve-se ao facto de os cabos SATA terem apenas metade do tamanho dos cabos PATA, e utilizam uma transferência de dados em série em vez da transferência de dados paralela utilizada pela PATA.
Ao tentar identificar o tipo de ligação que o disco rígido do seu notebook está a utilizar, há algumas coisas a procurar. As ligações PATA têm normalmente um cabo largo e plano em forma de fita, enquanto as ligações SATA são mais finas e arredondadas. Além disso, as ligações PATA têm mais pinos do que as ligações SATA, que normalmente têm apenas sete.
Se precisar de instalar uma unidade SATA no seu bloco de notas, o processo é relativamente simples. Em primeiro lugar, certifique-se de desligar o seu computador e desligar todas as fontes de alimentação. Em seguida, retire a tampa do seu computador e localize o compartimento do disco rígido. Remova cuidadosamente o disco rígido antigo, e depois insira a nova unidade SATA no compartimento. Fixe a unidade com os parafusos fornecidos, e depois volte a ligar a alimentação.
Instalar uma unidade PATA é ligeiramente mais complicado do que instalar uma unidade SATA. Primeiro, localize o compartimento do disco rígido e certifique-se de que é compatível com a sua unidade PATA. Remova o disco rígido antigo, e depois ligue o cabo PATA ao disco rígido. Fixe a unidade com os parafusos fornecidos. Depois, ligar a outra extremidade do cabo PATA ao compartimento do disco rígido. Finalmente, fixe o cabo PATA com os parafusos fornecidos.
Se estiver a ter problemas com a sua ligação PATA ou SATA, há algumas coisas que pode fazer. Primeiro, certifique-se de que os cabos estão firmemente ligados. Se não estiverem, então poderá ter de os voltar a ligar. Além disso, poderá ter de verificar as definições da BIOS do seu computador para se certificar de que o disco rígido é reconhecido.
A principal vantagem do SATA sobre o PATA é a sua velocidade. As unidades SATA são muito mais rápidas do que PATA, o que as torna ideais para aplicações de alto desempenho. Além disso, as unidades SATA são mais fáceis de instalar e requerem menos potência do que as unidades PATA.
Em conclusão, SATA e PATA são dois tipos de ligações de discos rígidos normalmente utilizados em computadores portáteis. SATA é o tipo de ligação mais recente, mais moderno, enquanto que PATA é um tipo de ligação mais antigo. Ao tentar identificar que tipo de ligação o disco rígido do seu notebook está a utilizar, há algumas coisas a ter em conta. Além disso, instalar uma unidade SATA ou PATA no seu bloco de notas é relativamente simples, embora as unidades SATA sejam mais fáceis de instalar e exijam menos energia do que as unidades PATA.
Não, nem todos os discos rígidos de computadores portáteis são SATA. Alguns portáteis utilizam discos rígidos PATA ou IDE, que não são compatíveis com conectores SATA.
Há algumas maneiras de saber que tipo de disco rígido tem. Uma maneira é olhar para a ligação física. A maioria dos discos rígidos terá ou uma ligação SATA ou uma ligação IDE. As unidades SATA são tipicamente mais novas e mais rápidas, enquanto que as unidades IDE são mais antigas e mais lentas. Outra maneira de saber é olhar para a capacidade. A maioria dos discos rígidos será de 500GB ou 1TB. Finalmente, é possível verificar a velocidade. Os discos rígidos têm tipicamente uma velocidade de 7200rpm ou 5400rpm.
Há algumas maneiras diferentes de determinar o que é o disco rígido no seu computador portátil. Uma maneira é verificar o website do fabricante para o seu modelo específico de computador portátil. Outra forma é abrir o computador portátil e olhar para o próprio disco rígido.
Os cabos SATA são utilizados para ligar o disco rígido de um portátil à placa mãe. São também utilizados para ligar outros dispositivos de armazenamento, tais como unidades ópticas, à placa-mãe. Os cabos SATA não são exclusivos dos computadores portáteis; são também utilizados em computadores de secretária.
Se não tiver a certeza se a sua unidade é SATA, há algumas coisas que pode verificar. Primeiro, veja os cabos que ligam a sua unidade ao seu computador. Se forem largos e planos, com não mais de sete pinos, a sua unidade é SATA. Pode também verificar a documentação do seu computador, ou olhar dentro da caixa para ver se a unidade é rotulada SATA.