InDesign é um programa de edição electrónica utilizado para criar documentos complexos tais como livros, brochuras, revistas e cartazes. Também pode ser utilizado para criar livretos com múltiplas páginas. Quando o livrete estiver pronto para impressão, o utilizador pode optar por imprimi-lo utilizando a Impressora de Livros InDesign. Esta impressora imprime os documentos em formato de folheto, dobrando-os ao meio e agrafando-os juntos. A impressora trabalha inserindo páginas em branco entre as páginas originais, a fim de garantir que o documento é formatado correctamente após a dobragem.
Ao imprimir um documento utilizando a impressora de livretos InDesign, os utilizadores podem descobrir que o documento impresso inclui páginas em branco que não estavam lá antes. Isto porque a impressora insere automaticamente páginas em branco entre as páginas originais para assegurar um formato correcto após a dobragem. Estas páginas em branco podem ser identificadas pela falta de texto ou outro conteúdo.
Uma vez identificadas as páginas em branco inseridas, o utilizador pode eliminá-las. Para o fazer, basta seleccionar a página que contém a página em branco e apagá-la. Isto fará com que a página após a página em branco suba uma página, eliminando a página em branco do documento.
Se as páginas em branco não forem facilmente identificáveis, o utilizador pode usar a função Encontrar e Substituir no InDesign para procurar páginas em branco. Para o fazer, abrir a janela Encontrar e Substituir e escrever “^p”, que é o código do InDesign para uma página em branco. Isto fará com que o InDesign pesquise o documento por páginas em branco, que podem então ser apagadas como descrito no passo anterior.
O InDesign também fornece algumas outras características que podem ajudar os utilizadores a remover páginas em branco. Por exemplo, a janela Configuração do Documento pode ser usada para definir tamanhos de páginas e margens, o que pode ajudar a evitar a inserção de páginas em branco. Além disso, o painel Páginas pode ser utilizado para identificar e apagar rapidamente páginas em branco.
A impressora de livretos InDesign também pode ser configurada para evitar a inserção de páginas em branco. Para o fazer, seleccionar a opção “Printer Settings” na caixa de diálogo Imprimir e seleccionar a opção “Do not insert blank pages” (Não inserir páginas em branco). Isto evitará que a impressora insira páginas em branco, resultando num documento sem quaisquer páginas em branco.
Se o utilizador ainda tiver problemas em imprimir o seu documento sem páginas em branco, há algumas medidas de resolução de problemas que podem ser tomadas. Primeiro, o utilizador deve certificar-se de que os tamanhos das páginas estão correctamente definidos na janela Configuração do Documento. Além disso, o utilizador deve certificar-se de que as definições da impressora estão correctamente configuradas, tal como descrito no passo anterior. Finalmente, o utilizador deve verificar se existem erros no próprio documento, tais como espaços extra ou texto oculto.
A remoção de páginas em branco inseridas pela Impressora de Livros InDesign é um processo relativamente simples, uma vez que o utilizador compreende como funciona a impressora e como utilizar as funcionalidades do InDesign para identificar e apagar as páginas em branco. Seguindo os passos descritos neste artigo, os utilizadores podem remover facilmente as páginas em branco dos seus documentos e garantir que os seus documentos são impressos correctamente.
Para apagar uma página em branco no InDesign, seleccione a ferramenta “Tipo” na barra de ferramentas e clique na página em branco. Prima a tecla “Backspace” ou “Delete” no seu teclado para apagar a página em branco.
Rastejar é um efeito indesejado no folheto de impressão InDesign causado pelo desalinhamento das páginas. Quando as páginas não estão devidamente alinhadas, o texto e as imagens podem aparecer a “rastejar” ou mover-se na página, fazendo com que o livrete pareça pouco profissional. Para evitar a rasteira, certifique-se de que alinha correctamente todas as páginas antes de imprimir.
Para desligar a impressão de cadernos, terá de aceder às definições de impressão do seu documento. Isto pode ser feito abrindo o menu Ficheiro, seleccionando Imprimir, e depois clicando no botão Propriedades ou Definições. Isto abrirá uma nova janela com uma variedade de opções que pode ajustar. Procure a configuração que diz “Print on both sides” ou “Booklet printing” e assegure-se de que está definida para “Off”. Uma vez feitas as alterações, clicar no botão OK ou Aplicar para as guardar.
Há algumas formas diferentes de impedir o InDesign de adicionar páginas automaticamente. Uma forma é alterar as definições das páginas do documento. Para o fazer, vá ao menu “Ficheiro” e seleccione “Configuração do Documento”. Na caixa de diálogo “Document Setup”, desmarque a opção “Allow Page Breaks” (Permitir quebras de Página).
Outra forma de impedir o InDesign de adicionar páginas automaticamente é usar o comando “Colar Sem Quebras de Página”. Para o fazer, copie o texto que pretende colar para o seu documento InDesign. Depois, vá para o menu “Editar” e seleccione “Colar Sem Quebras de Página”. O texto será colado no seu documento sem qualquer quebra de página.
Também pode usar o comando “Quebra de Página” para inserir manualmente quebras de página no seu documento InDesign. Para o fazer, vá ao menu “Tipo” e seleccione “Inserir Caracteres Especiais”. Na caixa de diálogo “Inserir Caracteres Especiais”, seleccionar a opção “Quebra de Página”.