As permissões de ficheiros são o conjunto de regras usadas para determinar o nível de acesso que um utilizador tem a um ficheiro, pasta, ou outro recurso num computador Mac. As permissões de ficheiros podem ser definidas tanto para leitura como para leitura-escrita. Quando um ficheiro é definido para apenas leitura, o utilizador tem acesso para abrir e ver o ficheiro, mas não pode fazer quaisquer alterações. Quando um ficheiro está definido para leitura-escrita, o utilizador tem acesso a abrir, ver, e fazer alterações ao ficheiro.
Em alguns casos, um utilizador pode precisar de alterar as permissões do ficheiro de leitura-escrita apenas para leitura-escrita. Isto pode ser feito de algumas formas diferentes, dependendo da preferência do utilizador. As secções seguintes explicarão como alterar as permissões dos ficheiros de só leitura para só leitura-escrita num Mac.
Antes de tentar alterar as permissões de ficheiro de só leitura para só leitura-escrita, o utilizador deve primeiro estabelecer o acesso a ficheiros com permissões de só leitura. Isto pode ser feito abrindo o ficheiro em questão e seleccionando a opção “Get Info” no menu File. Isto abrirá a janela Info do ficheiro, que exibirá as permissões actuais do ficheiro.
Antes de tentar alterar as permissões do ficheiro, há algumas coisas que o utilizador deve assegurar-se de que estão em vigor. Primeiro, o utilizador tem de ser o proprietário do ficheiro ou ter privilégios administrativos para fazer alterações às permissões do ficheiro. Além disso, o utilizador tem de estar ligado a uma rede para poder fazer alterações às permissões do ficheiro.
Depois de o utilizador ter verificado que tem os pré-requisitos necessários, pode explorar as diferentes opções para alterar as permissões do ficheiro. A opção mais comum é utilizar as ferramentas de linha de comando disponíveis no Mac OS X. Outras opções incluem a utilização das ferramentas de interface gráfica do utilizador (GUI) disponíveis no Mac OS X e a utilização da aplicação Terminal.
A forma mais fácil de alterar as permissões de ficheiros de apenas leitura para leitura-escrita é usar as ferramentas de linha de comando no Mac OS X. Para o fazer, o utilizador deve abrir a aplicação terminal e introduzir o comando apropriado. O comando para alterar as permissões de ficheiro de só leitura para só leitura-escrita é “chmod +w [nome do ficheiro]”.
Para utilizadores que se sentem desconfortáveis ao usar as ferramentas de linha de comando, há ferramentas de interface gráfica de utilizador disponíveis no Mac OS X que podem ser usadas para ajustar as permissões dos ficheiros. Para aceder a estas ferramentas, o utilizador deve abrir o ficheiro em questão e seleccionar a opção “Obter Informações” a partir do menu File. Isto abrirá a janela Info do ficheiro, que exibirá as permissões do ficheiro actual. O utilizador pode então seleccionar a opção “Read & Write” para alterar as permissões do ficheiro de apenas leitura para leitura-escrita.
Se o utilizador não conseguir alterar as permissões do ficheiro de apenas leitura para leitura-escrita, poderá ser necessário resolver o problema. Questões comuns incluem sintaxe de comando incorrecta, permissões de ficheiro incorrectas, ou falta de privilégios administrativos. Se o utilizador não conseguir resolver o problema, deverá contactar o administrador do sistema ou consultar o manual do Mac OS X para mais assistência.
O comando chmod 755 é utilizado para dar permissões de leitura, escrita, e execução a um ficheiro ou directório num Mac. Este comando pode ser usado tanto em ficheiros como em directórios.
Há algumas razões potenciais para o seu Mac lhe estar a dizer que não tem permissão para ver ficheiros. Uma possibilidade é que os ficheiros estejam configurados para “privados” nas definições de segurança. Isto significa que apenas o utilizador que criou os ficheiros pode vê-los. Outra possibilidade é que os ficheiros estejam localizados numa área protegida do disco rígido que requeira privilégios de administrador para aceder aos mesmos. Se não for um administrador no computador, não poderá visualizar esses ficheiros. Finalmente, é também possível que os ficheiros tenham sido encriptados com uma palavra-passe que não conhece. Se for esse o caso, não poderá visualizá-los a menos que os possa decifrar primeiro.
Há algumas coisas que pode fazer para corrigir os erros de Permissões negadas no seu Mac. Primeiro, tente redefinir as permissões no seu Mac. Pode fazer isto indo ao menu Apple e seleccionando “Preferências do Sistema”. Depois, clique no ícone “Segurança & Privacidade” e seleccione o separador “Geral”. Em seguida, clique no ícone de bloqueio no canto inferior esquerdo e introduza a sua palavra-passe. Depois disso, clique no botão “Reiniciar” ao lado da opção “Reiniciar permissões”.
Se isso não funcionar, pode tentar reparar as suas permissões de disco. Para o fazer, abra a pasta “Utilities” na sua pasta “Applications” e inicie a aplicação “Disk Utility”. Uma vez aberto o Utilitário de Disco, seleccione o seu disco rígido na barra lateral esquerda e clique no separador “Primeiros Socorros”. Depois, clique no botão “Reparar Permissões de Disco” e aguarde que o processo esteja concluído.
Se ainda tiver permissões negadas, pode tentar reiniciar a propriedade dos ficheiros e pastas do seu Mac. Para o fazer, terá de abrir a aplicação Terminal. Pode encontrar isto na pasta “Utilities” na sua pasta “Applications”. Assim que o Terminal estiver aberto, terá de digitar o seguinte comando e premir Enter:
sudo chown -R [nome de utilizador] /[caminho para ficheiro ou pasta]
Substitua [nome de utilizador] pelo seu nome de utilizador e [caminho para ficheiro ou pasta] pelo caminho para o ficheiro ou pasta com o qual está a ter problemas de permissão. Por exemplo, se estiver a ter problemas de permissão com a sua pasta “Documentos”, escreveria o seguinte comando:
sudo chown -R [nome de utilizador] /Documents
Uma vez reiniciada a propriedade do ficheiro ou pasta, deverá poder aceder ao mesmo sem quaisquer erros de Permissões negadas.