Ao ver vídeos do YouTube, alguns utilizadores podem experimentar uma fronteira negra à volta do vídeo, fazendo o vídeo parecer mais pequeno do que deveria. Esta questão é conhecida como uma “fronteira negra” e pode ser causada por uma variedade de factores. A fim de remover esta borda, é necessário compreender a razão pela qual ela aparece. Possíveis causas da borda negra incluem configurações incorrectas de visualização, navegador ou software informático desactualizados, ou uma relação de aspecto incorrecta do próprio vídeo.
Na maioria dos casos, ajustar as definições de visualização do seu computador ou portátil pode ajudar a livrar-se da margem negra. Para o fazer, clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccione “Display Settings” (Definições de Visualização). A partir daqui, pode ajustar a resolução do ecrã e o tamanho do texto, aplicações e outros itens. Isto deve ajudar a eliminar a borda preta.
Se o ajuste das definições de visualização não ajudou, o passo seguinte é certificar-se de que o seu browser e software de computador estão actualizados. Software desactualizado pode causar uma variedade de problemas, incluindo o aparecimento de bordas negras. Para actualizar o seu navegador, abra-o e clique no menu “Ajuda”. A partir daqui, pode seleccionar “Verificar por Actualizações”. Para actualizar o software do seu computador, procure por “Updates” na barra de pesquisa e seleccione “Check for Updates”.
Se ainda estiver a experimentar a margem negra, pode ser devido à relação de aspecto do próprio vídeo. Os vídeos com uma relação de aspecto de 16:9 (a relação de aspecto padrão das televisões modernas) podem ter uma margem negra quando vistos num computador ou portátil com uma relação de aspecto de 4:3. Para alterar a relação de apresentação do vídeo, clicar com o botão direito do rato sobre o mesmo e seleccionar “Propriedades”. A partir daqui, pode seleccionar a relação de apresentação desejada e guardar as alterações.
Se ainda tiver dificuldades em se livrar da borda preta, pode querer tentar usar um leitor que ajusta automaticamente as proporções de aspecto. O VLC Media Player é um reprodutor popular que pode fazer isto. Para começar, descarregue o VLC Media Player e abra-o. A partir daqui, pode abrir o ficheiro de vídeo e o leitor irá ajustar automaticamente a relação de aspecto.
Outra opção é utilizar uma extensão para remover a borda preta. Google Chrome e Firefox têm ambos extensões disponíveis que podem ajudar a remover a borda preta. Para começar, abra o seu navegador e procure a extensão que pretende utilizar. Uma vez instalada, a extensão deverá remover automaticamente a borda negra de qualquer vídeo do YouTube que veja.
A borda preta também pode ser causada pelo próprio formato do vídeo. Alguns formatos, como o AVI, podem não ser compatíveis com o YouTube e podem causar o aparecimento da margem negra. Para evitar este problema, tente usar um formato de vídeo diferente, tal como MP4.
Em alguns casos, a aceleração do hardware pode ser a causa da borda preta. Para desligar a aceleração de hardware, abra o vídeo do YouTube em modo ecrã inteiro e prima a tecla “Esc” no seu teclado. A partir daqui, pode seleccionar “Settings” e desligar a opção “Enable hardware acceleration”.
Se ainda tiver dificuldades em se livrar da borda preta, há algumas dicas de resolução de problemas que pode tentar. Primeiro, tente reiniciar o seu computador ou portátil. Se isso não funcionar, tente limpar a cache do seu navegador. Finalmente, tente usar um navegador da web diferente. Se nenhuma destas dicas funcionar, contacte o suporte do YouTube para obter mais assistência.
Existem algumas maneiras de se livrar da borda negra em torno de um vídeo. Uma maneira é usar um software de edição de vídeo para cortar a borda negra em torno do vídeo. Outra maneira é usar um leitor de vídeo que tem a opção de escalar o vídeo para se ajustar à janela do leitor.
Não existe uma resposta única para esta pergunta, pois a melhor maneira de remover uma margem negra de uma miniatura do YouTube variará dependendo da imagem específica e do tamanho da margem. Contudo, algumas dicas gerais que podem ajudar incluem a utilização de um software de edição de fotos para recortar ou apagar a margem, ou a aplicação de um efeito de máscara à imagem da miniatura.
Para fixar a relação de aspecto no YouTube, vá ao menu pendente “Resolution” e seleccione a relação de aspecto correcta para o seu vídeo.
Assumindo que está a falar de um ecrã de computador, a primeira coisa que vai querer fazer é verificar a resolução do seu ecrã. Se a resolução for demasiado baixa, verá bordas pretas nos lados do ecrã. Para corrigir isto, terá de aumentar a resolução.
Para o fazer no Windows, abra o Painel de Controlo e clique em Ecrã. Sob a definição da Resolução, arraste o cursor para a direita até que a resolução desejada seja seleccionada. Clique em Aplicar, e depois clique em OK.
Existem algumas maneiras de se ver livre de bordas pretas. Uma maneira é entrar nas definições do seu computador e alterar a resolução. Outra maneira é usar um programa como o Photoshop para cortar as bordas pretas.