Formas alternativas de ligação à Internet sem ISP: Um Guia Abrangente

utilização de hotspots Wi-Fi públicos

Os hotspots Wi-Fi públicos são um grande recurso para aceder à Internet sem um ISP. Muitas empresas locais, bibliotecas públicas, aeroportos, universidades, e mesmo alguns parques oferecem acesso Wi-Fi público que pode ser utilizado com qualquer dispositivo. Embora estes hotspots sejam normalmente de livre utilização, podem por vezes ser lentos e podem também não estar seguros, por isso não se esqueça de tomar as precauções necessárias para proteger os seus dados e dispositivos.

Configurar um hotspot usando o seu telefone

Também pode usar o seu próprio smartphone para criar um hotspot Wi-Fi pessoal que pode ser usado para aceder à Internet sem um ISP. A maioria dos telefones tem esta capacidade incorporada, mas poderá ter de ligar a funcionalidade de hotspot nas definições do seu dispositivo. Tenha em mente que a utilização do seu telefone como hotspot também utilizará o seu plano de dados, por isso não se esqueça de monitorizar a utilização se planear utilizar este método por períodos prolongados de tempo.

utilização da Internet via satélite

A Internet via satélite é outra forma de aceder à Internet sem um ISP. Embora este tipo de serviço seja normalmente mais caro do que outras opções, é a única forma de aceder à Internet em áreas remotas. A Internet via satélite também está disponível em algumas cidades, pelo que pode ser uma boa escolha se precisar de acesso à Internet numa zona urbana.

ligação através de banda larga móvel

A banda larga móvel é outra forma de aceder à Internet sem um ISP. Este tipo de serviço utiliza redes celulares para fornecer acesso à Internet de banda larga, e está disponível tanto em áreas urbanas como rurais. A banda larga móvel é normalmente bastante rápida, mas também pode ser bastante cara, por isso não se esqueça de comparar planos antes de se inscrever.

Alavancagem de redes em malha

A rede em malha é uma tecnologia que utiliza múltiplos dispositivos para criar uma única ligação à Internet partilhada. Este tipo de rede pode ser utilizado para ligar vários dispositivos à Internet sem um ISP. As redes em malha são ideais para casas maiores, uma vez que podem fornecer acesso rápido e fiável à Internet a todos os dispositivos em casa.

Utilização de redes comunitárias

As redes comunitárias são um tipo de rede local que é gerida por um grupo de voluntários. Estas redes são tipicamente de livre utilização e podem ser utilizadas para aceder à Internet sem um ISP. As redes comunitárias encontram-se mais frequentemente em zonas rurais e podem proporcionar uma boa forma de acesso à Internet para as pessoas dessas zonas.

Exploração de serviços de Internet gratuitos ou de baixo custo

Existem também alguns serviços de Internet gratuitos ou de baixo custo que podem ser utilizados para aceder à Internet sem um PSI. Alguns destes serviços podem exigir uma taxa única, enquanto outros podem funcionar com base numa assinatura. Certifique-se de ler os termos e condições destes serviços antes de se inscrever, pois podem não proporcionar o mesmo nível de velocidade ou fiabilidade que um PSI convencional.

Criação de uma rede ad hoc

Uma rede ad hoc é um tipo de rede local que é criada através da ligação directa de dois ou mais dispositivos um ao outro. Este tipo de rede pode ser utilizado para aceder à Internet sem um ISP, e é especialmente útil para as pessoas que necessitam de aceder à Internet na estrada. As redes ad-hoc são fáceis de configurar, mas podem não fornecer o mesmo nível de velocidade ou fiabilidade que um PSI convencional.

FAQ
Como é que faço o meu próprio ISP?

Existem alguns passos chave que terá de tomar para iniciar o seu próprio ISP. Primeiro, terá de pesquisar o mercado na sua área para ver se há necessidade de outro PSI. Terá também de determinar a melhor forma de atingir o seu mercado-alvo – quer seja através de meios tradicionais como a publicidade impressa ou televisiva, ou através de métodos mais modernos como a publicidade em linha ou os meios de comunicação social.

Uma vez determinado que existe um mercado para o seu ISP, precisará de criar a infra-estrutura. Isto inclui a aquisição do equipamento e software necessários, bem como a criação de quaisquer instalações necessárias. Terá também de determinar a melhor forma de se ligar à Internet – quer seja através de uma linha fixa tradicional, uma ligação por cabo, ou uma ligação sem fios.

Finalmente, terá de criar sistemas de facturação e de apoio ao cliente. Isto inclui a escolha de uma plataforma de facturação, a criação de métodos de pagamento, e a criação de um sistema de apoio ao cliente que possa ajudar a resolver quaisquer problemas que os seus clientes possam ter.

Como é que não utilizo o ISP?

Se quiser evitar utilizar o seu ISP, pode utilizar uma VPN. Uma VPN, ou rede privada virtual, encripta o seu tráfego de Internet e encaminha-o através de um servidor num outro local. Isto faz com que pareça que está a aceder à Internet a partir desse servidor, em vez da sua localização real. Isto pode ser útil para contornar a censura da Internet ou para aceder a conteúdos geo-bloqueados. Existem muitos fornecedores de VPN diferentes disponíveis, por isso não se esqueça de fazer a sua pesquisa para encontrar um que se adapte às suas necessidades.

Posso comprar um router e ter Wi-Fi?

Se apenas comprar um router, este não fornecerá Wi-Fi por si só. Também precisa de um modem que se possa ligar à Internet para fornecer um sinal Wi-Fi.

Precisa de um ISP?

Não, não precisa de um ISP. Pode ligar-se à Internet usando uma variedade de métodos, incluindo uma ligação de banda larga, uma ligação dial-up, ou uma ligação de dados móvel.

É possível fazer a sua própria Internet?

É possível fazer a sua própria Internet, mas não é recomendado. Existem muitos riscos potenciais de segurança associados a fazê-lo, e é geralmente muito mais fácil utilizar um fornecedor de serviços de Internet já existente.