Dicas para optimizar o desempenho da CPU numa máquina Windows 8

Monitorizar a utilização da CPU do seu computador é um primeiro passo importante para optimizar o desempenho numa máquina Windows 8. Pode utilizar o Gestor de Tarefas para ver uma lista de processos em execução e a quantidade de CPU que cada um deles está a utilizar. Isto dar-lhe-á uma boa indicação de quais os processos que estão a utilizar demasiados recursos do seu computador e quais os que podem ser redimensionados.

2. Ajustar definições de potência

Windows 8 inclui um conjunto de definições de potência que podem ajudá-lo a optimizar o desempenho do seu CPU. Estas definições permitem-lhe ajustar a quantidade de energia que o seu computador utiliza, o que pode resultar numa melhoria do desempenho. Pode aceder a estas definições indo ao Painel de Controlo e clicando em “Sistema e Segurança” e depois em “Opções de Alimentação”.

3. desinstalar programas desnecessários

Uma das melhores formas de melhorar o desempenho da sua CPU é desinstalar quaisquer programas desnecessários que tenha instalado. Isto irá libertar espaço no seu disco rígido e reduzir a quantidade de RAM que o seu computador está a utilizar. Pode desinstalar programas indo até ao Painel de Controlo e clicando em “Programas e Características”.

4. desactivar serviços desnecessários

O Windows 8 inclui uma variedade de serviços que estão a correr em segundo plano e que podem abrandar o desempenho do seu computador. Pode desactivar estes serviços indo até ao Painel de Controlo e clicando em “Ferramentas Administrativas” e depois em “Serviços”. A partir daí, pode desactivar quaisquer serviços que não utilize.

5. Actualizar Drivers

Drivers desactualizados podem fazer com que o seu computador funcione mais lentamente do que deveria. Pode verificar se há actualizações de controladores indo ao website do fabricante e descarregando os controladores mais recentes para o seu computador. Isto pode ajudar a melhorar o desempenho do seu computador.

6. Desactivar efeitos visuais

O Windows 8 inclui uma variedade de efeitos visuais que podem abrandar o desempenho do seu computador. Pode desactivar estes efeitos, indo ao Painel de Controlo e clicando em “Sistema e Segurança” e depois em “Sistema” e depois em “Definições Avançadas do Sistema”. A partir daí, pode desactivar quaisquer efeitos visuais que não sejam necessários.

7. Ajustar Memória Virtual

A memória virtual é utilizada pelo Windows 8 para armazenar dados que não estão actualmente em uso. Se a sua memória virtual estiver definida a um nível demasiado baixo, pode abrandar o desempenho do seu computador. Pode ajustar as definições da sua memória virtual indo ao Painel de Controlo e clicando em “Sistema e Segurança” e depois em “Sistema” e depois em “Definições Avançadas do Sistema”.

8. Desactivar Aplicações de Fundo

O Windows 8 inclui uma variedade de aplicações que podem correr em fundo e abrandar o desempenho do seu computador. Pode desactivar estas aplicações, indo ao Painel de Controlo e clicando em “Sistema e Segurança” e depois em “Sistema” e depois em “Definições Avançadas do Sistema”. A partir daí, pode desactivar quaisquer aplicações que não sejam necessárias.

9. Desfragmentar o disco rígido

Ficheiros fragmentados no seu disco rígido podem fazer com que o seu computador funcione mais lentamente do que deveria. Pode desfragmentar o seu disco rígido, indo ao Painel de Controlo e clicando em “Sistema e Segurança” e depois em “Informação e Ferramentas de Desempenho”. A partir daí, pode aceder à ferramenta Desfragmentador de Disco e desfragmentar o seu disco rígido.

Ao seguir estes passos, pode optimizar o desempenho da sua CPU numa máquina Windows 8 e melhorar o desempenho geral do seu computador.

FAQ
Porque é que o meu CPU está a 100%?

Há muitas razões possíveis para que a utilização do seu CPU esteja constantemente a 100%. Pode ser causado por um vírus ou outro programa malicioso, um problema com uma aplicação específica, ou simplesmente porque o seu computador está sobrecarregado e não consegue acompanhar a procura.

Se suspeitar que um vírus ou outro programa malicioso está a causar o problema, pode tentar executar um scan de vírus. Se não tiver a certeza de qual a aplicação que está a causar o problema, pode tentar abrir o Gestor de Tarefas e procurar o processo que está a utilizar a maior parte dos recursos da CPU. Se o seu computador estiver simplesmente sobrecarregado, poderá ter de actualizar o seu hardware ou adicionar mais RAM.

É bom 40% de utilização de CPU?

Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, pois depende de vários factores, incluindo o tipo de CPU, o tipo de carga de trabalho, e o nível de desempenho desejado. No entanto, em geral, uma utilização de CPU de 40% é considerada boa.

Como melhorar o desempenho do Windows 8?

Existem algumas formas diferentes de melhorar o desempenho do Windows 8. Uma maneira é certificar-se de que o hardware do seu computador está actualizado. Outra forma é utilizar a ferramenta Performance Monitor para identificar áreas em que o seu computador está a lutar e depois abordar essas questões. Finalmente, pode também utilizar o guia de resolução de problemas de desempenho do Windows 8 para o ajudar a identificar e corrigir quaisquer problemas de desempenho.

Porque é que o meu sistema está a utilizar 50% do meu CPU?

Há muitas razões possíveis para que o seu sistema possa estar a utilizar 50% do seu CPU. Pode ser que tenha muitos programas a funcionar ao mesmo tempo, ou que um dos seus programas esteja a usar muito poder de processamento.

Se tiver muitos programas em execução ao mesmo tempo, isso pode tributar o seu sistema e causar um pico na utilização da sua CPU. Para ver que programas estão actualmente em execução, pode abrir o Gestor de Tarefas. No Gestor de Tarefas, pode ver uma lista de todos os programas e processos que estão actualmente em execução no seu sistema, bem como a quantidade de CPU que cada um deles está a utilizar.

Se vir que um programa está a utilizar muito CPU, pode tentar fechá-lo ou reiniciá-lo. Se isso não funcionar, poderá ter de desinstalar o programa.

Se não tiver a certeza do que está a fazer com que o seu sistema utilize 50% do seu CPU, pode contactar um técnico informático ou o fabricante do seu computador para obter ajuda.