Dicas e truques para optimizar a utilização da memória no Windows 8

A RAM, ou Memória de Acesso Aleatório, é um componente crítico de qualquer sistema informático, mas pode muitas vezes ser um desafio para gerir e optimizar. O Windows 8 não é excepção a isto, e os utilizadores podem descobrir que a utilização de memória é mais intensiva do que é necessário. Com algumas dicas e truques simples, contudo, é possível fazer com que o Windows 8 utilize menos memória RAM e melhore o desempenho geral do sistema.

1. compreender a RAM e a sua funcionalidade no Windows 8

Antes de aprofundar as especificidades de como fazer o Windows 8 utilizar menos RAM, é útil compreender como a RAM funciona e para que é utilizada. A RAM é uma forma volátil de memória que é utilizada para armazenar os ficheiros e informações que estão actualmente em uso por aplicações em execução no computador. Quando o computador é desligado, a informação armazenada na RAM é apagada. Quanto mais memória RAM um computador tiver, mais programas e ficheiros podem ser armazenados simultaneamente e acedidos rapidamente.

2. Utilização do Monitor de Recursos para Monitorizar a Utilização da RAM

O Monitor de Recursos é uma ferramenta do Windows 8 que pode ser utilizada para monitorizar a utilização da RAM. Pode ser acedido digitando “Monitor de Recursos” na caixa de pesquisa no menu Iniciar. Uma vez aberto, o Monitor de Recursos fornece uma visão geral da utilização actual da RAM e permite aos utilizadores identificar quais as aplicações que estão a consumir mais RAM. Isto pode ser útil ao tentar identificar quais as aplicações a desinstalar ou desactivar a fim de reduzir a utilização da RAM.

3. alterar os efeitos visuais para reduzir o consumo de RAM

O Windows 8 vem com uma variedade de efeitos visuais, tais como janelas animadas e transparência, que podem consumir uma quantidade significativa de RAM. Ao desactivar estes efeitos, os utilizadores podem reduzir o uso de RAM sem sacrificar demasiado em termos de aparência. Para desactivar os efeitos visuais, abra a janela Propriedades do Sistema e seleccione o separador “Avançado”. A partir daqui, clicar no botão “Configurações” sob a secção Desempenho e depois seleccionar a opção “Ajustar para melhor desempenho”.

Desinstalar aplicações desnecessárias para libertar memória

Muitos utilizadores podem descobrir que o seu computador vem pré-instalado com uma série de aplicações que nunca utilizam. Estas aplicações podem consumir uma quantidade significativa de RAM, pelo que é melhor desinstalá-las se não forem necessárias. Para desinstalar uma aplicação, abra o Painel de Controlo e seleccione a opção “Desinstalar um Programa”. A partir daqui, os utilizadores podem seleccionar as aplicações que desejam desinstalar e depois seguir as instruções no ecrã.

5. Desactivar Programas de Arranque Desnecessários para Optimizar a Memória

Quando o computador é ligado, alguns programas podem ser automaticamente iniciados e consumir RAM. Para identificar que programas estão a ser lançados no arranque, abrir o Gestor de Tarefas e seleccionar o separador “Arranque”. A partir daqui, os utilizadores podem seleccionar os programas que desejam desactivar e depois clicar no botão “Desactivar”.

6. Utilização do ReadyBoost para aumentar a capacidade de RAM

ReadyBoost é uma funcionalidade do Windows 8 que permite aos utilizadores aumentar a capacidade de RAM do seu computador através da utilização de uma unidade flash USB. Para activar o ReadyBoost, inserir uma unidade flash USB no computador e depois abrir a janela AutoPlay que aparece. A partir daqui, seleccione a opção “Acelerar o meu sistema” e depois siga as instruções no ecrã.

7. aumentar a memória virtual para reduzir a utilização da RAM

A memória virtual é uma característica do Windows 8 que permite ao computador utilizar o disco rígido como uma extensão da RAM. Ao aumentar a quantidade de memória virtual, os utilizadores podem reduzir a quantidade de RAM que é utilizada. Para aumentar a memória virtual, abrir a janela Propriedades do Sistema e seleccionar o separador “Avançado”. A partir daqui, clique no botão “Configurações” sob a secção Desempenho e depois seleccione o separador “Avançado”. A partir daqui, clicar no botão “Alterar” sob a secção Memória Virtual e depois ajustar a quantidade de memória virtual como desejado.

8. Utilização de serviços de armazenamento baseados na nuvem para descarregar memória

Serviços de armazenamento baseados na nuvem, tais como Dropbox, Google Drive, e OneDrive, podem ser utilizados para descarregar ficheiros e aplicações da RAM do computador. Isto pode ser útil ao tentar libertar a RAM, uma vez que os ficheiros e aplicações ainda estarão disponíveis, mas não ocuparão tanto espaço na memória do computador.

9. Utilização de ferramentas de terceiros para gerir a utilização da RAM

Finalmente, há uma série de ferramentas de terceiros que podem ser utilizadas para gerir a utilização da RAM. Estas ferramentas podem fornecer aos utilizadores uma visão geral da utilização actual da RAM e permitir-lhes identificar quais as aplicações que estão a consumir mais RAM. Podem também ser utilizadas para optimizar automaticamente a utilização da RAM e libertar memória quando necessário.

Seguindo estas dicas e truques, os utilizadores podem fazer com que o Windows 8 utilize menos memória RAM e melhore o desempenho geral do sistema. Com um pouco de esforço, os utilizadores podem assegurar que o seu computador está a funcionar o mais eficientemente possível, sem sacrificar o desempenho.

FAQ
O Windows 8 utiliza mais memória RAM?

Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, pois depende de uma série de factores, tais como o tipo de dispositivos a serem utilizados e as aplicações e tarefas específicas a serem executadas. Contudo, em geral, é provável que o Windows 8 utilize mais RAM do que as versões anteriores do Windows, simplesmente porque se trata de um sistema operativo com mais recursos.