O Yahoo! Cache é um serviço de indexação web criado pelo Yahoo! em 1996. Armazena uma cópia das páginas web que foram visitadas pelos utilizadores do Yahoo! e armazena-as numa base de dados. Este serviço permite aos utilizadores aceder rapidamente a páginas web, mesmo que a página original tenha sido retirada ou modificada. É uma óptima forma de aceder a versões passadas de páginas web e encontrar informações que de outra forma não estariam disponíveis.
Se tiver o URL da página web que está a tentar aceder, pode usar um motor de busca como o Google para localizar uma versão arquivada da página no Yahoo! Cache. Para o fazer, introduza o URL na barra de pesquisa e adicione as palavras “site:cache.yahoo.com” após o URL. Isto fará surgir todas as versões arquivadas da página armazenada em Yahoo! Cache.
A reabertura de um antigo Yahoo! Cache pode ser benéfica de várias maneiras. Permite-lhe aceder a sítios web que foram retirados ou modificados, e também pode ser utilizado para encontrar informações que de outra forma não estariam disponíveis. Yahoo! Cache também fornece um instantâneo da aparência de um sítio web, que pode ser valioso para fins de pesquisa.
Reabrir um antigo Yahoo! Cache é um processo bastante simples. Primeiro, é necessário localizar a versão arquivada da página web a que se deseja aceder. Pode fazê-lo utilizando um motor de busca como o Google e introduzindo o URL da página web e adicionando as palavras “site:cache.yahoo.com” após o URL. Uma vez localizada a versão arquivada da página web, clique no botão “Ver” ao lado da mesma. Isto abrirá a página numa nova janela.
Se estiver a ter problemas em localizar uma versão arquivada da página que está a tentar aceder, tente usar um motor de busca diferente. Alguns motores de busca podem ser melhores a encontrar versões arquivadas de páginas web do que outros. Se ainda estiver a ter problemas, tente usar uma palavra-chave ou frase diferente ao procurar a página.
Existem algumas dicas que podem tornar o processo de reabertura de um antigo Yahoo! Cache mais fácil. Primeiro, tente ser o mais específico possível ao pesquisar a página. Por exemplo, se estiver à procura de um website que revê um determinado produto, tente procurar o nome do produto em vez de apenas o nome do website. Adicionalmente, tente evitar usar palavras como “Yahoo” ou “Cache” ao pesquisar, pois isto pode limitar os seus resultados.
Se não conseguir localizar uma versão arquivada da página web que está a tentar aceder, existem algumas alternativas. Pode tentar usar a Máquina Wayback, que é um arquivo web que armazena cópias de páginas web. Também pode tentar usar um motor de busca de arquivo da web, que pode ser usado para procurar versões arquivadas de páginas web. Além disso, pode tentar contactar o proprietário do sítio web e pedir uma cópia da página.
Yahoo! Cache é uma óptima ferramenta para aceder a versões passadas de páginas web e encontrar informação que de outra forma não estaria disponível. É um processo bastante simples, contudo existem algumas dicas e truques que podem tornar o processo mais fácil. Se não conseguir localizar uma versão arquivada da página web que procura, existem algumas alternativas que podem ajudar.
Pode limpar a cache do seu navegador Yahoo indo ao menu de definições e seleccionando a opção ‘Limpar cache’. Isto irá remover todos os ficheiros e dados temporários que estão armazenados na cache do seu navegador.
Existem algumas maneiras de limpar a sua cache Yahoo num Mac. Uma maneira é ir ao menu Safari e seleccionar “Preferências”. Depois, clique no separador “Advanced” e seleccione “Empty Caches”. Outra maneira é abrir o Finder e ir para o menu “Go”. Seleccione “Go to Folder” e escreva “~/Library/Caches”. Isto abrirá a pasta Caches, onde poderá apagar os ficheiros manualmente.
Para visualizar as páginas em cache no Yahoo, siga estes passos:
1. vá para a página inicial do Yahoo.
2. No canto superior direito da página, clique no ícone “Configurações” (o ícone da engrenagem).
3. no menu suspenso que aparece, clique em “Opções da Internet”.
4. na janela “Opções da Internet” que aparece, clicar no separador “Geral”.
5. na secção “Histórico de navegação”, clicar no botão “Configurações”.
6. na secção “Ficheiros temporários da Internet”, clicar no botão “Ver ficheiros”.
7. Uma nova janela irá abrir-se, mostrando todos os ficheiros em cache do Yahoo.
A duração da cache de um navegador pode variar dependendo das definições individuais do navegador. No entanto, a maioria das caches durará pelo menos alguns dias. Algumas caches podem durar semanas ou mesmo meses.
Quando limpa a sua cache no Yahoo Mail, está essencialmente a dizer à aplicação para esquecer quaisquer dados armazenados e começar de novo. Isto pode ser útil se estiver a ter falhas ou outros problemas com a aplicação. É também uma boa maneira de libertar algum espaço no seu dispositivo se o Yahoo Mail estiver a ocupar demasiado espaço de armazenamento.