Criação de Gráficos Excel baseados em Intervalo: Um Guia Abrangente

Introdução aos Gráficos Excel Baseados em Intervalos

Os gráficos Excel baseados em Intervalos são uma óptima forma de traçar dados e visualizar tendências ao longo do tempo. Este tipo de gráficos permite exibir múltiplos conjuntos de dados no mesmo gráfico e comparar valores em diferentes pontos no tempo. Os intervalos podem ser ajustados para se ajustarem ao período de tempo que está a medir, e pode mesmo adicionar eixos secundários para fornecer mais detalhes. Neste guia abrangente, abordaremos como configurar e utilizar gráficos Excel baseados em intervalos.

Preparando os seus dados para gráficos baseados em intervalos

Antes de poder criar um gráfico baseado em intervalos, é necessário certificar-se de que os seus dados estão devidamente formatados. Certifique-se de que todos os seus dados estão em colunas, e que cada coluna contém apenas um tipo de dados. Deve também certificar-se de que os dados estão em ordem cronológica, com os dados mais antigos mais próximos do topo. Assim que tiver os seus dados no formato adequado, poderá começar a preparar o seu gráfico.

Definir limites de intervalo

Uma vez que os seus dados estejam no formato adequado, pode começar a definir os limites de intervalo. No Excel, pode fazê-lo seleccionando os seus dados e depois clicando no separador Inserir e seleccionando o tipo de gráfico que pretende utilizar. Uma vez seleccionado o tipo de gráfico, pode então seleccionar o tipo de intervalo que pretende utilizar e o tamanho do intervalo. Dependendo do tipo de gráfico que está a criar, poderá também ser capaz de ajustar os pontos de início e fim do intervalo.

Compreender os tipos de intervalos

Existem vários tipos diferentes de intervalos que pode utilizar nos seus gráficos Excel. Os tipos mais comuns são lineares, logarítmicos, e baseados no tempo. Os intervalos lineares são usados para gráficos que mostram um crescimento ou declínio constante ao longo do tempo, enquanto os intervalos logarítmicos são usados para gráficos que têm um padrão mais errático. Os intervalos baseados no tempo são usados para gráficos que medem dados durante um período de tempo específico, tal como um ano ou um mês.

Adicionar Eixos Secundários

Se quiser mostrar mais detalhes no seu gráfico, pode adicionar um eixo secundário. Isto permitir-lhe-á traçar vários conjuntos de dados no mesmo gráfico e comparar valores em diferentes pontos no tempo. Para adicionar um eixo secundário, seleccione os seus dados e depois clique no separador Ferramentas do Gráfico e seleccione “Adicionar Eixo Secundário”. Isto irá adicionar um novo eixo ao seu gráfico, que poderá depois personalizar definindo o tipo e o tamanho do intervalo.

Trabalhando com Gráficos Baseados em Intervalos Múltiplos

Se quiser comparar vários conjuntos de dados no mesmo gráfico, pode criar gráficos baseados em intervalos múltiplos. Para o fazer, seleccione os seus dados e depois clique no separador Inserir e seleccione o tipo de gráfico que pretende utilizar. Pode então personalizar cada gráfico, definindo o tipo e tamanho do intervalo. Uma vez configurados todos os seus gráficos, pode então compará-los lado a lado para obter uma melhor compreensão dos dados.

Melhorar a Estética Visual dos Seus Gráficos

Uma vez criados os seus gráficos baseados em intervalos, pode então melhorar a estética visual adicionando etiquetas e cores. Pode também ajustar o tamanho e a forma do gráfico para facilitar a sua leitura. Para o fazer, seleccione os seus dados e depois clique no separador Ferramentas do Gráfico e seleccione “Formatar Área do Gráfico”. Isto abrirá uma nova janela onde poderá ajustar o tamanho, forma e cores do seu gráfico.

Resolução de Problemas Problemas Comuns

Se estiver a ter problemas na configuração dos seus gráficos baseados em intervalos, existem alguns problemas comuns que pode resolver. Primeiro, certifique-se de que os seus dados estão no formato adequado e de que os intervalos estão definidos correctamente. Além disso, se estiver a ter dificuldades em adicionar um eixo secundário, certifique-se de que seleccionou o tipo correcto de gráfico. Finalmente, se estiver a ter dificuldades em melhorar a estética da sua carta, certifique-se de que ajustou correctamente o tamanho e a forma.

A criação de gráficos baseados em intervalos no Excel pode ser uma forma poderosa de visualizar dados ao longo do tempo. Com a correcta preparação e compreensão de como criar e utilizar gráficos baseados em intervalos, pode criar visuais poderosos que lhe permitem analisar dados e identificar tendências. Neste guia abrangente, abordámos como configurar e utilizar gráficos Excel baseados em intervalos, bem como como melhorar a estética visual dos seus gráficos e solucionar problemas comuns.

FAQ
Como definir intervalos num gráfico?

Não existe uma resposta única para esta pergunta, uma vez que o intervalo que define num gráfico dependerá dos dados que está a tentar visualizar. Contudo, há algumas dicas gerais que pode seguir para escolher um intervalo apropriado.

Comece por olhar para o intervalo de dados com que está a trabalhar. Se os dados estiverem espalhados por um grande intervalo, terá de utilizar um intervalo maior para que os pontos de dados individuais não estejam demasiado próximos uns dos outros. Inversamente, se os dados estiverem agrupados, terá de usar um intervalo menor para que possa ver os pontos de dados individuais.

Terá também de considerar a finalidade do gráfico. Se estiver a tentar mostrar as tendências gerais, terá de usar um intervalo maior para que os pontos de dados individuais não sejam demasiado distraentes. No entanto, se estiver a tentar mostrar informação detalhada, irá querer usar um intervalo menor para que possa ver os pontos de dados individuais.

Finalmente, também é necessário considerar a escala do gráfico. Se estiver a utilizar uma grande escala, necessitará de utilizar um intervalo maior para que os pontos de dados individuais não sejam demasiado pequenos. Pelo contrário, se estiver a usar uma escala pequena, terá de usar um intervalo menor para que os pontos de dados individuais não sejam demasiado grandes.