Um servidor proxy é um sistema informático ou um programa de aplicação que actua como intermediário entre dois ou mais outros sistemas informáticos. Permite a um utilizador solicitar certas informações de outro sistema informático sem ter acesso directo a elas. Os servidores proxy são utilizados de várias maneiras, tais como para filtragem de conteúdos, para proteger a privacidade de um utilizador, e para contornar as restrições geográficas colocadas nos sítios web. Um router Linksys pode ser utilizado como servidor proxy para permitir aos utilizadores o acesso seguro à Internet.
Utilizar um router Linksys como servidor proxy tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, proporciona uma camada extra de segurança à rede de um utilizador, uma vez que todo o tráfego tem de passar pelo router antes de chegar à Internet. Isto ajuda a proteger contra ataques maliciosos e outras ameaças à segurança. Em segundo lugar, pode ser utilizado para filtrar conteúdos indesejados e para bloquear determinados websites. Também pode ser utilizado para contornar restrições geográficas, permitindo aos utilizadores o acesso a sítios web dos quais seriam normalmente bloqueados. Por último, pode ser utilizado para poupar largura de banda, uma vez que o router faz cache de sites frequentemente acedidos e serve-os aos utilizadores sem ter de fazer um pedido adicional à Internet.
Antes de um router Linksys poder ser utilizado como servidor proxy, deve primeiro ser configurado e configurado correctamente. O primeiro passo consiste em atribuir um endereço IP estático ao router. Este será o endereço IP que os utilizadores irão utilizar para se ligarem ao servidor proxy. O router pode então ser ligado à Internet e as portas apropriadas abertas para permitir a passagem de tráfego.
Uma vez o router ligado à Internet, o passo seguinte é configurar os endereços IP da rede. Isto determinará quais os computadores que podem aceder à Internet através do servidor proxy. Isto pode ser feito através da configuração do router para atribuir endereços IP a computadores ligados. A cada computador terá de ser atribuído um endereço IP único que se encontre dentro do mesmo intervalo que o router.
Deverá também ser estabelecida uma firewall para proteger a rede. Isto proporcionará uma camada extra de segurança, impedindo a entrada de tráfego malicioso na rede. A firewall deve ser configurada para permitir o tráfego a partir dos endereços IP atribuídos aos computadores, ao mesmo tempo que bloqueia todo o outro tráfego.
Uma vez configurada a firewall, o passo seguinte é configurar o router para permitir pedidos de navegação na Web permitidos. Isto pode ser feito através da configuração de uma lista de controlo de acesso (ACL) para especificar quais os utilizadores de sítios web a que é permitido o acesso. A ACL deve ser configurada para permitir o tráfego dos endereços IP atribuídos aos computadores e para permitir o tráfego de certos sítios web.
Para além de permitir pedidos de navegação Web permitidos, o router deve também ser configurado para bloquear determinados sítios Web. Isto pode ser feito através da configuração de uma lista negra de sítios web que devem ser bloqueados. A lista negra deve ser actualizada regularmente para garantir que os sítios Web proibidos sejam bloqueados.
Uma vez configurado correctamente o router, este deve ser testado para garantir que está a funcionar correctamente. Isto pode ser feito ligando-se ao servidor proxy a partir de um computador e tentando aceder à Internet. Se o servidor proxy estiver a funcionar correctamente, o computador deve ser capaz de aceder à Internet sem quaisquer problemas.
Se o servidor proxy não estiver a funcionar correctamente, é importante resolver o problema. Isto pode ser feito verificando as definições do router, verificando se os endereços IP estão correctos, e assegurando que a firewall está correctamente configurada. Se o problema persistir, o router poderá ter de ser reiniciado e reconfigurado.
A configuração de um router Linksys como servidor proxy é uma óptima forma de proteger a rede de um utilizador e de controlar quais os websites que podem ser acedidos. Também proporciona uma camada extra de segurança e pode ser utilizado para contornar restrições geográficas. Seguindo os passos descritos acima, os utilizadores podem facilmente configurar o seu router Linksys como um servidor proxy seguro e fiável.
Não, o Linksys não é um servidor proxy. Um servidor proxy é um computador que actua como intermediário entre o seu computador e a Internet.
Um router Wi-Fi não é um servidor proxy. Um servidor proxy é um servidor que actua como um intermediário entre um cliente e outro servidor. Um router Wi-Fi fornece simplesmente uma ligação sem fios para dispositivos a ligar a uma rede.
Existem algumas maneiras de encontrar as definições proxy do seu router. A primeira maneira é verificar a documentação que veio com o seu router. Esta documentação deve incluir uma secção sobre definições de proxy. Se não encontrar esta documentação, pode tentar procurar as definições de proxy do seu router na interface web do router. Para aceder à interface web do router, necessitará de conhecer o endereço IP do router. Este endereço é normalmente impresso no próprio router. Depois de ter acedido à interface web do router, procure uma secção sobre definições de proxy. Se não conseguir encontrar esta secção, pode tentar procurar na web o número modelo do seu router e a palavra “proxy”.