O primeiro passo para resolver problemas no local de trabalho é reconhecer que eles existem. Isto pode ser feito procurando sinais de diminuição da produtividade ou eficiência, tais como prazos não cumpridos, problemas de comunicação entre os membros da equipa, ou um aumento das queixas dos clientes. Uma vez identificado um problema, este pode então ser tratado de forma apropriada.
O passo seguinte é analisar o problema. Isto implica analisar a causa raiz do problema e compreender como o problema afecta a produtividade. Isto pode ser feito através de observações, entrevistas, inquéritos, ou outros métodos de recolha de dados. Uma vez identificada a causa raiz do problema, este pode ser tratado em conformidade.
Uma vez identificada a causa raiz do problema, o passo seguinte é fazer um brainstorming de soluções potenciais. Isto implica reunir contributos de membros da equipa, partes interessadas e outras partes relevantes. As soluções devem ser avaliadas em função dos critérios de custo, tempo e eficácia.
Uma vez identificadas as potenciais soluções, estas devem ser avaliadas para determinar qual delas é a mais provável de funcionar. Isto pode ser feito avaliando cada solução face aos critérios de custo, tempo, e eficácia.
Uma vez identificada uma solução, esta deve ser implementada o mais cedo possível. Isto implica fazer quaisquer alterações necessárias aos processos, procedimentos ou sistemas. É importante assegurar que quaisquer alterações sejam comunicadas claramente a todas as partes relevantes para garantir que todos estejam na mesma página.
Uma vez implementada uma solução, é importante monitorizar os resultados. Isto pode ser feito através do acompanhamento de quaisquer alterações na produtividade ou eficiência. Se uma solução não estiver a funcionar, deve ser abordada em conformidade.
Se uma solução não estiver a ter o efeito desejado, poderá ser necessário refiná-la. Isto pode ser feito através de pequenas alterações nos processos, procedimentos, ou sistemas. É importante acompanhar os resultados de quaisquer alterações para garantir que estão a ter o efeito desejado.
Por vezes, pode ser necessário procurar ajuda externa. Isto pode ser feito contratando um perito ou consultando uma empresa externa. Isto pode ser benéfico se o problema for mais complexo ou se forem necessários mais recursos.
Uma vez implementada e em funcionamento uma solução, é importante documentá-la. Isto pode ser feito criando um procedimento operacional padrão ou documentando as alterações feitas aos processos, procedimentos, ou sistemas. Isto pode ajudar a garantir que a solução é devidamente implementada e mantida.
Alguns bons exemplos de capacidade de resolução de problemas incluem:
-Habilidades analíticas: a capacidade de identificar padrões e relações, e de usar a lógica e o raciocínio para resolver problemas.
-O pensamento criativo: a capacidade de encontrar soluções novas e inovadoras para os problemas.
-O pensamento crítico: a capacidade de avaliar argumentos e de fazer juízos fundamentados.
-Capacidade de resolver problemas: a capacidade de encontrar soluções viáveis para os problemas.
Os problemas do local de trabalho podem variar muito, mas alguns exemplos comuns incluem:
1. trabalhadores que não seguem procedimentos ou regras da empresa – Isto pode ser resolvido aumentando a comunicação e formação em torno das políticas relevantes, bem como assegurando que existem consequências claras para o não cumprimento.
2. Falta de colaboração ou comunicação entre empregados – Isto pode ser abordado encorajando o trabalho de equipa e a colaboração, promovendo uma cultura positiva da empresa, e proporcionando oportunidades aos empregados de darem feedback.
Quando se está a entrevistar para um emprego, é importante ser capaz de demonstrar as suas capacidades de resolução de problemas. Um bom exemplo disto seria descrever um momento em que enfrentou um desafio difícil no trabalho e como foi capaz de o ultrapassar. Isto mostrará ao entrevistador que é capaz de pensar de pé e de encontrar soluções criativas para os problemas.
Há muitos problemas que podem assolar o local de trabalho, mas alguns dos mais comuns e prejudiciais incluem:
1. má comunicação. Isto pode levar a mal-entendidos, a prazos não cumpridos e a uma diminuição da produtividade.
2. Falta de confiança. Isto pode corroer a moral e levar a conflitos.
3. papéis e responsabilidades mal definidos. Isto pode levar à confusão e à ineficiência.
Os cinco métodos mais comuns na resolução de problemas são:
1. identificação do problema
2. Gerar as soluções possíveis
3. Avaliar as soluções possíveis
4. Seleccionar a melhor solução
5. Implementar a solução