Sticky marketing é um termo utilizado para descrever estratégias utilizadas pelas empresas para manter os seus clientes envolvidos e interessados nos seus produtos ou serviços. Envolve a criação de conteúdos que ressoam com o leitor e encoraja-o a regressar ao website da empresa ou a outros canais digitais. Ao criar conteúdos que são memoráveis, úteis e divertidos, as empresas podem fidelizar os seus clientes e manter os clientes a voltar para mais.
Uma estratégia de conteúdo eficaz é essencial para o sucesso do marketing pegajoso. As empresas devem concentrar-se na criação de conteúdos informativos, divertidos e adaptados aos interesses dos seus clientes. Além disso, devem pensar em como fazer com que o seu conteúdo se destaque dos seus concorrentes e seja memorável. Isto pode envolver a utilização de narração de histórias, humor, ou mesmo visuais para ajudar os clientes a compreender a mensagem da empresa.
Sites de comunicação social como o Facebook, Twitter, e Instagram oferecem às empresas a oportunidade de se envolverem com os seus clientes de uma forma mais directa. Ao criar uma forte presença nestas plataformas, as empresas podem manter-se ligadas aos seus clientes e mantê-los informados sobre novos produtos ou serviços. Além disso, as empresas podem utilizar as redes sociais para encorajar os clientes a partilhar o seu conteúdo com amigos e familiares, ajudando a divulgar a sua mensagem.
O Email marketing continua a ser uma poderosa ferramenta de marketing para as empresas. Ao criar e-mails bem elaborados que são adaptados a clientes individuais, as empresas podem manter os clientes informados e envolvidos. Além disso, as empresas devem pensar em como fazer com que os seus e-mails se destaquem da multidão, utilizando meios visuais, contadores de histórias e outras técnicas criativas.
O conteúdo de vídeo está a tornar-se cada vez mais popular para as empresas que procuram envolver-se com os seus clientes. Ao criar vídeos que são divertidos e informativos, as empresas podem captar a atenção dos seus clientes e mantê-los a voltar para mais. Além disso, as empresas podem utilizar vídeos para mostrar os seus produtos e serviços e dar aos clientes uma melhor compreensão do que estão a oferecer.
As empresas devem fazer uso dos dados dos clientes que têm para criar uma melhor compreensão dos seus clientes. Analisando os dados dos clientes, as empresas podem obter conhecimentos valiosos sobre o comportamento, interesses e preferências dos clientes. Esta informação pode então ser utilizada para visar clientes com conteúdos e ofertas relevantes, ajudando a mantê-los envolvidos e interessados nos produtos ou serviços da empresa.
Outro aspecto importante do marketing pegajoso é a personalização. Ao personalizar a experiência do cliente, as empresas podem fazer com que os clientes se sintam valorizados e apreciados. Isto pode envolver a personalização de e-mails, direccionar o conteúdo, ou mesmo oferecer descontos com base nas preferências do cliente.
A publicidade paga pode ser uma forma eficaz para as empresas alcançarem novos clientes e manterem os seus actuais clientes envolvidos. As empresas devem pensar em que plataformas são melhores para atingir o seu público-alvo e considerar os vários tipos de publicidade disponíveis, tais como anúncios de exibição, anúncios de pesquisa, e anúncios nas redes sociais. Além disso, as empresas devem medir o sucesso das suas campanhas para garantir que estão a alcançar os resultados desejados.
Uma vez que as empresas tenham implementado as suas estratégias de marketing pegajoso, devem medir o seu sucesso. As empresas devem acompanhar a forma como os clientes se estão a envolver com o seu conteúdo e como este está a ter impacto nos seus negócios. Isto pode envolver o rastreio de coisas como visitas a websites, conversões, e o envolvimento das redes sociais. Ao medir o sucesso das suas estratégias, as empresas podem assegurar-se de que estão a tirar o máximo partido dos seus esforços.