RSS significa ‘Rich Site Summary’ ou ‘Really Simple Syndication’. É um tipo de formato de feed web que permite aos utilizadores receber notificações e actualizações de websites que tenham subscrito. Um ficheiro RSS é gerado e actualizado pelo sítio web e pode ser lido utilizando um leitor RSS.
Um ficheiro RSS pode proporcionar aos utilizadores um acesso fácil a notícias, blogs, actualizações e outros conteúdos de sítios web que tenham subscrito. Ao utilizar um leitor RSS, os utilizadores podem manter-se actualizados sobre os últimos desenvolvimentos, sem terem de visitar o próprio sítio web.
Um leitor de RSS é um software que permite aos utilizadores ler ficheiros RSS. É utilizado para recolher e organizar dados de múltiplos sítios web, proporcionando aos utilizadores um acesso rápido e conveniente às últimas actualizações.
Para ler ficheiros RSS, os utilizadores precisam primeiro de instalar um leitor RSS. Este pode ser uma aplicação autónoma ou uma extensão para um navegador web como o Chrome ou o Firefox.
Uma vez instalado um leitor de RSS, os utilizadores podem subscrever um feed RSS. Isto é feito introduzindo o URL do sítio web no leitor de RSS, onde irá recolher as últimas actualizações e exibi-las para que o utilizador as possa ler.
Uma vez subscrito um ficheiro RSS, os utilizadores podem visualizar o ficheiro RSS no seu leitor de RSS. Este ficheiro conterá as últimas actualizações e notificações do website que subscreveram.
Se os utilizadores já não quiserem receber notificações de um sítio web, podem anular a subscrição do fluxo RSS. Isto pode ser feito indo às definições do leitor de RSS e seleccionando o sítio web do qual desejam anular a subscrição.
Uma vez que os utilizadores tenham subscrito um feed RSS, podem partilhar o ficheiro com outros. Isto pode ser feito enviando o ficheiro via correio electrónico ou publicando-o nas redes sociais.
Se os utilizadores quiserem guardar ou fazer o backup de um ficheiro RSS, podem exportá-lo a partir do seu leitor RSS. Isto pode ser feito seleccionando o ficheiro e depois clicando na opção de exportação. O ficheiro pode então ser guardado numa variedade de formatos, tais como XML ou CSV.
Ao compreenderem como abrir e ler ficheiros RSS, os utilizadores podem aproveitar ao máximo os benefícios que têm para oferecer. Através da instalação de um leitor RSS, da subscrição de um feed RSS, da visualização do ficheiro, da anulação da subscrição, da partilha e da exportação, os utilizadores podem manter-se a par das últimas notícias, actualizações e outros conteúdos dos sítios web que subscreveram.
RSS é um formato de ficheiro XML utilizado para a sindicação de conteúdos na web. Os ficheiros RSS são tipicamente utilizados para fornecer manchetes de notícias ou outros resumos de conteúdos aos subscritores.
Para utilizar os feeds RSS no Chrome, instale primeiro a extensão RSS Subscription a partir da Chrome Web Store. Uma vez instalado, verá um ícone RSS na sua barra de ferramentas Chrome. Para subscrever um feed, basta clicar no ícone RSS e introduzir o URL do feed que pretende subscrever. O Chrome exibirá então qualquer novo conteúdo desse feed na sua barra de ferramentas, e poderá clicar nos links para ver os artigos completos.
RSS (real sindicação simples) é um tipo de feed da web que permite aos utilizadores acederem a conteúdos online actualizados num formato padronizado, legível por computador. O RSS ainda está a ser utilizado por muitas pessoas como uma forma de se manterem actualizados nos seus sites favoritos, especialmente sites de notícias e blogues. Muitos navegadores web e programas de correio electrónico também suportam feeds RSS.
Sim, o Windows 10 tem RSS. Para aceder ao RSS no Windows 10, basta clicar no botão Iniciar e digitar “RSS” na barra de pesquisa. Verá então uma lista de feeds RSS que pode adicionar ao seu Leitor RSS do Windows 10.
Um feed RSS permite que um utilizador subscreva o conteúdo de um sítio web, que pode então ser exibido num leitor de feed ou noutra aplicação de software. Isto permite ao utilizador acompanhar facilmente os novos conteúdos do sítio sem ter de o visitar directamente.