A autenticação de chave partilhada WEP é um tipo de autenticação utilizada na encriptação de privacidade equivalente com fios (WEP) para redes sem fios. É um protocolo de segurança concebido para fornecer comunicação segura através de redes sem fios. Este tipo de autenticação envolve o uso de uma chave secreta partilhada entre dois dispositivos que tentam comunicar um com o outro. A chave partilhada é utilizada para autenticar a identidade dos dois dispositivos, e é também utilizada para encriptar e desencriptar dados que são enviados entre eles.
A autenticação de chave partilhada WEP funciona fazendo com que cada um dos dois dispositivos envolvidos no processo de comunicação gere uma chave aleatória. As duas chaves são então utilizadas para gerar uma chave partilhada. Esta chave partilhada é então utilizada para autenticar a identidade dos dois dispositivos, e é também utilizada para encriptar e desencriptar os dados que são enviados entre eles.
A principal diferença entre a autenticação de chave partilhada WEP e a autenticação de chave partilhada WPA é que a autenticação de chave partilhada WPA utiliza um protocolo de encriptação mais forte. A autenticação de chave partilhada WPA também requer a utilização de uma chave partilhada mais longa e mais complexa.
A principal vantagem da autenticação de chave partilhada WEP é que é relativamente fácil de configurar e utilizar. É também relativamente segura, desde que a chave partilhada seja mantida em segurança. A autenticação de chave partilhada WEP é também menos intensiva em recursos do que outros tipos de autenticação, o que a torna adequada para utilização em redes sem fios de baixa potência.
A principal desvantagem da autenticação de chave partilhada WEP é que não é tão segura como outros tipos de autenticação, tais como a autenticação de chave partilhada WPA. A autenticação de chave partilhada WEP é também vulnerável a certos tipos de ataques, tais como o ataque de reutilização de chave.
Para proteger uma rede sem fios que utiliza autenticação de chave partilhada WEP, é importante utilizar uma chave partilhada forte e única. É também importante mudar frequentemente a chave partilhada, e utilizar uma chave que tenha pelo menos 128 bits de comprimento.
As alternativas à autenticação de chave partilhada WEP incluem a autenticação de chave partilhada WPA e a autenticação de Acesso Protegido Wi-Fi (WPA). A autenticação WPA é muito mais segura do que a autenticação de chave partilhada WEP, uma vez que utiliza um protocolo de encriptação mais forte.
A autenticação de chave partilhada WEP é normalmente utilizada em redes domésticas e de pequenos escritórios, uma vez que é relativamente fácil de configurar e utilizar. É também utilizada em algumas redes públicas, tais como cafetarias e bibliotecas.
O Programa de Emprego da Força de Trabalho (WEP) é um programa de emprego partilhado que oferece oportunidades para indivíduos elegíveis com deficiência trabalharem em ambientes integrados. O WEP é financiado através de uma parceria entre a ODEP (Office of Disability Employment Policy) do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos e o Estado de Illinois.
A política de Privacidade do Empregado do Local de Trabalho (WEP) não utiliza uma chave partilhada.
O WEP usa dois tipos diferentes de autenticação: aberta e partilhada. A autenticação aberta é a configuração padrão e permite que qualquer dispositivo sem fios se ligue à rede. A autenticação partilhada exige que um utilizador introduza uma palavra-passe antes de se ligar à rede.
As chaves WEP e as palavras-passe Wi-Fi não são iguais. As chaves WEP são utilizadas para encriptar dados que são enviados através de uma rede Wi-Fi, enquanto as palavras-passe Wi-Fi são utilizadas para autenticar dispositivos que desejam ligar-se a uma rede Wi-Fi.
A maioria dos routers vem com uma chave WEP predefinida que é atribuída pelo fabricante. Esta chave pode ser encontrada na documentação que veio com o router ou no website do fabricante. Se tiver alterado a chave WEP predefinida, terá de saber para que é que a alterou, a fim de aceder à rede Wi-Fi.