Liquid ratio é uma medida das quantidades relativas de dois ou mais líquidos que são combinados para formar uma mistura. É normalmente expresso como um rácio dos componentes líquidos envolvidos. Este rácio é utilizado para calcular as concentrações relativas de dois ou mais componentes líquidos de uma mistura.
Exemplos de rácios de líquidos podem incluir o rácio água/óleo num molho de salada, o rácio vinagre/óleo numa marinada, o rácio açúcar/água num xarope simples, ou o rácio sumo/ refrigerante num cocktail.
Conhecer os rácios de líquidos numa mistura é benéfico porque ajuda a garantir o resultado desejado. Por exemplo, a proporção certa de vinagre para azeite numa marinada ajudará a infundir a quantidade correcta de sabor no alimento. Além disso, a proporção correcta de açúcar para água numa calda simples assegurará que a calda é a doçura correcta.
O cálculo dos rácios de líquidos é relativamente simples. Para começar, medir os líquidos na proporção desejada. Em seguida, dividir o volume de cada líquido pelo volume total da mistura. A fracção resultante é o rácio dos dois líquidos.
Os rácios comuns de líquidos incluem 1:1, 2:1, 3:1, 4:1, e 5:1. Estes rácios são tipicamente utilizados na criação de misturas de dois ou mais líquidos, tais como na preparação de um molho de salada ou xarope simples.
A utilização de rácios de líquidos pode ser vantajosa porque permite uma medição precisa. Isto facilita a replicação de receitas e assegura resultados consistentes.
Embora os rácios de líquidos possam ser benéficos, há algumas desvantagens. Por exemplo, se o rácio não for seguido correctamente, a mistura pode não ter o resultado desejado.
Os rácios de Líquidos são mais comummente utilizados na cozinha e na panificação. São também utilizados em química, biologia e outros campos científicos. Além disso, podem ser utilizados em outras áreas como a mistura de tintas, criação de misturas de combustíveis, e muito mais.
O rácio de activos líquidos sobre o passivo total é uma medida da estabilidade financeira e liquidez de uma empresa. Um rácio elevado indica que a empresa é capaz de cumprir as suas obrigações a curto prazo com os seus activos líquidos, sendo, portanto, menos provável que falhe com a sua dívida. Um rácio baixo, por outro lado, indica que a empresa pode ter dificuldade em cumprir as suas obrigações a curto prazo se for incapaz de aceder a financiamento adicional.
O melhor rácio de liquidez é aquele que é mais vantajoso para a estabilidade financeira e crescimento de uma empresa. Não existe um único “melhor” rácio, uma vez que diferentes empresas terão objectivos e necessidades diferentes. Contudo, o rácio de liquidez de uma empresa pode ser uma ferramenta útil na avaliação da sua saúde financeira e na determinação se está numa boa posição para crescer.
Não existe um rácio de liquidez “mais amplamente utilizado”, uma vez que empresas diferentes terão necessidades e exigências diferentes. Contudo, alguns rácios de liquidez comuns utilizados na contabilidade e escrituração contabilística incluem o rácio actual, o rácio rápido, e o rácio de liquidez.
Existem dois tipos principais de rácios de liquidez: o rácio actual e o rácio rápido.
O rácio actual é uma medida da capacidade de uma empresa para pagar as suas dívidas a curto prazo com os seus activos correntes. O rácio rápido é uma medida da capacidade de uma empresa para pagar as suas dívidas a curto prazo com os seus activos rápidos. Os activos rápidos são activos correntes que podem ser rapidamente convertidos em dinheiro, tais como dinheiro e títulos negociáveis.
O rácio de liquidez da Coca Cola é uma medida da capacidade da empresa para pagar as suas obrigações a curto prazo. O rácio é calculado dividindo os activos correntes da empresa pelos seus passivos correntes. Um rácio elevado indica que a empresa tem uma grande quantidade de activos para cobrir as suas obrigações a curto prazo.