Os endereços IP estáticos são uma parte importante da configuração de um computador ou impressora numa rede. Para as impressoras HP LaserJet, é necessário configurar um IP estático para usar características como HP ePrint, Apple AirPrint, e outras características que requerem um endereço IP para se ligar à impressora. Neste guia, vamos guiá-lo através dos passos para definir um IP estático para uma impressora HP LaserJet.
Antes de poder começar a definir um endereço IP estático para a sua impressora HP LaserJet, terá de compreender os conceitos básicos de endereços IP. Um endereço IP é um número único atribuído a cada dispositivo de uma rede. É utilizado para identificar o dispositivo e permitir-lhe comunicar com outros dispositivos na rede. Os endereços IP consistem em quatro números separados por pontos.
Antes de poder começar a configurar um endereço IP estático para a sua impressora HP LaserJet, terá de configurar a sua rede. Precisará de conhecer o endereço IP, a máscara de sub-rede, e o gateway padrão da sua rede. Esta informação pode normalmente ser encontrada no seu router ou na documentação do seu router.
Assim que tiver a informação para a sua rede, terá de aceder às definições de rede da sua impressora HP LaserJet. Para o fazer, terá de premir o botão “Menu” na sua impressora e depois navegar para o menu “Rede”. A partir daqui, poderá aceder às definições de endereço IP da sua impressora.
O próximo passo é definir o endereço IP da sua impressora. Para tal, terá de introduzir o endereço IP no campo “Endereço IP”. Certifique-se de que o endereço IP que introduzir não está já em uso na sua rede.
O passo seguinte é configurar a máscara de sub-rede para a sua impressora. A máscara de subrede é utilizada para identificar dispositivos na mesma rede. Para configurar a máscara de sub-rede, terá de introduzir a máscara de sub-rede no campo “Subnet Mask” (Máscara de sub-rede).
O passo seguinte é configurar a gateway padrão para a sua impressora. A gateway predefinida é utilizada para identificar dispositivos na mesma rede. Para configurar a gateway padrão, terá de introduzir a gateway padrão no campo “Default Gateway”.
Uma vez introduzidas todas as informações, terá de guardar as suas definições. Para o fazer, prima o botão “Menu” e depois seleccione “Save” (Guardar). As suas definições serão agora guardadas e a sua impressora HP LaserJet utilizará o endereço IP estático que definiu.
A definição de um endereço IP estático para a sua impressora HP LaserJet é um processo simples e pode ser feito em poucos passos. Uma vez definido o endereço IP, poderá utilizar características como HP ePrint, Apple AirPrint, e outras características que requerem um endereço IP para se ligar à impressora.
1. Inicie a sessão na interface web da sua impressora. O endereço será algo como http://192.168.1.1.
2. Clique no separador “Network” (Rede).
3. sob a secção “Endereço IP”, seleccione o botão de rádio “Estático”.
4. Introduza o endereço IP desejado no campo “IP Address”.
5. Introduzir a máscara de sub-rede desejada no campo “Máscara de sub-rede”.
6. Introduzir o gateway desejado no campo “Default Gateway”.
7. Introduzir o servidor DNS desejado no campo “DNS Server”.
8. Clicar no botão “Aplicar”.
Se quiser definir manualmente um endereço IP estático, terá de fazer o seguinte:
1. Descubra qual é o endereço IP, máscara de sub-rede, e gateway padrão para a sua rede. Pode fazê-lo contactando o seu ISP ou administrador de rede.
2. Abra a janela Ligações de Rede. No Windows 7, pode fazer isto clicando no botão Iniciar, depois digitando “conexões de rede” na caixa de pesquisa.
3. encontre a entrada para o seu adaptador de rede, clique com o botão direito do rato, e seleccione Propriedades.
4. seleccione a entrada do Protocolo Internet Versão 4 (TCP/IPv4) e clique no botão Propriedades.
5. seleccione a opção Usar o seguinte endereço IP.
6. Introduzir o endereço IP, máscara de sub-rede e gateway padrão nos campos apropriados.
7. Clique no botão OK para guardar as suas alterações.
Para encontrar o seu endereço IP HP Laserjet, terá de imprimir uma página de configuração a partir da impressora. Isto pode normalmente ser feito premindo um botão no painel de controlo, ou acedendo ao menu da impressora. Uma vez impressa a página de configuração, procure a secção rotulada “Network Configuration” ou “IP Configuration”. O endereço IP será listado aqui.
As impressoras devem ter um endereço IP estático para assegurar que estão sempre acessíveis e para evitar potenciais conflitos com outros dispositivos na rede. Um endereço IP estático também facilita a configuração de regras de firewall e definições de acesso remoto.
Uma impressora deve ter um endereço IP estático por algumas razões. Primeiro, torna mais fácil para os utilizadores encontrar e ligar à impressora na rede. Segundo, assegura que a impressora tenha sempre o mesmo endereço IP, o que pode ser importante para algumas configurações de rede. Finalmente, pode facilitar a gestão da impressora e a resolução de quaisquer problemas que possam surgir.