Os serviços de aconselhamento de crédito fornecem orientação financeira a pessoas que lutam contra a dívida. Prestam aconselhamento e assistência em tópicos tais como orçamentação, pagamento de dívidas, consolidação de dívidas, e outros assuntos relacionados com o crédito. Os conselheiros de crédito também fornecem materiais educativos, recursos e aconselhamento para ajudar as pessoas a informarem-se melhor sobre as suas finanças e a tomarem decisões responsáveis.
Tornar-se um conselheiro de crédito certificado requer o cumprimento de certos passos. Primeiro, é necessário ter um diploma do ensino secundário ou GED. Em segundo lugar, deve completar um programa de formação aprovado de aconselhamento de crédito e passar o exame de certificação. O exame de certificação é oferecido pela National Foundation for Credit Counseling (NFCC). Uma vez aprovado no exame, tornar-se-á um Consultor de Crédito Certificado (CCC).
A NFCC oferece materiais de estudo e testes práticos para o ajudar a preparar-se para o exame de certificação. É importante rever os materiais e os testes práticos para se certificar de que está familiarizado com os tópicos que serão abordados no exame. Isto ajudá-lo-á a passar no exame e a tornar-se um Conselheiro de Crédito Certificado.
Uma vez que seja um conselheiro de crédito certificado, deverá obter uma licença de aconselhamento de crédito para poder operar um serviço de aconselhamento de crédito. O processo de obtenção de uma licença varia consoante o estado, mas normalmente envolve a apresentação de um pedido, a verificação dos antecedentes e a aprovação num exame escrito.
Uma vez que tenha obtido uma licença, pode começar a procurar um emprego como conselheiro de crédito. Os serviços de aconselhamento de crédito são geralmente oferecidos através de organizações sem fins lucrativos, pelo que deve investigar potenciais empregadores e compreender os requisitos do trabalho antes de se candidatar.
Depois de se ter tornado um consultor de crédito, pode começar a construir a sua prática. Isto envolve a comercialização dos seus serviços e a construção de relações com potenciais clientes. É importante ter conhecimentos sobre temas de aconselhamento de crédito, por isso recomenda-se que se mantenha actualizado sobre as últimas tendências e notícias de aconselhamento de crédito.
A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para os conselheiros de crédito. Pode usar tecnologia para racionalizar processos, criar sistemas automatizados, e proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Também pode usar tecnologia para fornecer serviços adicionais, tais como aconselhamento de crédito online, webinars, e vídeos educativos.
Todos os serviços de aconselhamento de crédito devem cumprir as leis e regulamentos federais e estatais. É importante manter-se actualizado sobre os regulamentos mais recentes e assegurar-se de que os seus serviços cumprem todas as leis e regulamentos aplicáveis.
A indústria de aconselhamento de crédito está em constante evolução, pelo que é importante manter-se actualizado sobre as últimas tendências. Deve também participar em conferências e seminários para se manter informado sobre os últimos desenvolvimentos no sector.
A utilização do CCCS não tem qualquer custo.
As perspectivas de emprego para os consultores de crédito são positivas. Espera-se que a procura de serviços de aconselhamento de crédito cresça à medida que mais pessoas experimentem dificuldades financeiras. O número de empregos para conselheiros de crédito deverá crescer 11% de 2019 a 2029, de acordo com o Bureau of Labor Statistics.
Um negócio de aconselhamento de crédito é uma empresa que ajuda as pessoas a gerir a sua dívida. Estas empresas trabalham com credores para criar um plano de pagamento que é acessível para o mutuário. Também fornecem educação e aconselhamento para ajudar as pessoas a compreender como gerir o seu dinheiro e evitar futuros problemas de endividamento.
Os conselheiros de crédito são normalmente pagos de uma de duas maneiras: à hora ou com base em comissões. Os consultores de crédito cobram tipicamente entre $50 e $100 por hora. Os consultores baseados em comissões recebem normalmente uma percentagem da dívida que negociam em nome dos seus clientes, normalmente 10-15%.
Não há nenhum requisito educacional específico para se tornar um conselheiro de dívidas, embora a maioria dos conselheiros tenha pelo menos um bacharelato numa área como contabilidade, finanças, ou negócios. Muitos conselheiros têm também uma certificação em aconselhamento financeiro ou área semelhante.