Aplicação vertical

Definição - o que significa aplicação vertical?

Um aplicativo vertical é um software que é definido e construído de acordo com os requisitos específicos de um usuário, a fim de atingir funções e processos específicos que são exclusivos desse usuário. Geralmente é personalizado para uma empresa ou organização de destino, a fim de atender às suas próprias necessidades especiais. Esses aplicativos podem oferecer suporte ao negócio ou à organização em diferentes unidades de negócios, como vendas, marketing, estoque e gerenciamento geral, mas podem não funcionar para outra empresa que não tenha processos muito semelhantes àquele para o qual foi criada. Os aplicativos verticais são simplesmente direcionados para usuários específicos ou um nicho, ao contrário dos aplicativos horizontais, que são criados com um público mais amplo em mente.

Definirtec explica a aplicação vertical

Os aplicativos verticais às vezes podem ser complicados de entender e usar se os usuários não forem especificamente treinados pelos desenvolvedores do aplicativo. Isso ocorre porque os aplicativos são personalizados e exclusivos para um negócio específico. Isso dificulta o aprendizado dos novos funcionários. Como resultado, especialistas ou os próprios desenvolvedores são necessários se o aplicativo precisa ser integrado ao software existente usado dentro da organização, ao contrário de aplicativos horizontais mais amplos que tendem a ser familiares a mais pessoas.

Aplicativos corporativos como planejamento de recursos empresariais (ERP) e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) são alguns dos exemplos de aplicativos verticais. O ERP é um software de gestão empresarial que permitirá aos utilizadores finais, principalmente organizações, utilizar um sistema de aplicações integradas para auxiliar na gestão do negócio. O CRM, porém, leva em consideração todos os aspectos da comunicação que uma organização tem com seus clientes. Ajuda a empresa a gerenciar clientes e clientes e a ganhar contratos e oportunidades de vendas. O ERP e o CRM são tão verticais que cada um deve ser feito sob medida para cada empresa. Como resultado, é muito improvável que dois softwares ERP / CRM sejam totalmente idênticos.