Anexo de tecnologia avançada serial ii (sata ii)

Definição - O que significa o Serial Advanced Technology Attachment II (SATA II)?

O Serial Advanced Technology Attachment II (SATA II) é a segunda geração de interfaces de barramento de computador usadas para conectar adaptadores de host da placa-mãe a dispositivos de armazenamento de alta capacidade, como unidades de disco rígido / óptico / fita. O SATA II é um sucessor das tecnologias de interface IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) / Anexo de Tecnologia Avançada (ATA) paralelas, que rodavam a 3.0 Gbps - uma taxa de transferência que quase dobrou a especificação SATA inicial. O padrão SATA II oferece melhorias adicionais ao SATA, que é fornecido em incrementos.

SATA II também é conhecido como SATA 2 ou SATA 2.0.

A Definirtec explica o Anexo II de Tecnologia Avançada Serial (SATA II)

SATA II foi introduzido em 2002 para fornecer taxas de transferência de dados (DTR) mais altas para os requisitos de armazenamento de servidor e rede. Os lançamentos SATA II subsequentes se concentraram em cabeamento aprimorado, recursos de failover e velocidades de sinal mais altas.

Os recursos do SATA II incluem:

  • Hot Plugging: Este recurso ajuda os usuários a alterar ou remover dispositivos de armazenamento, mesmo quando o computador está funcionando.
  • Spin-Up escalonado: permite a inicialização sequencial da unidade de disco rígido, o que ajuda a equilibrar a distribuição da carga de energia durante a inicialização do sistema.
  • NCQ (Native Command Queuing): Normalmente, os comandos chegam a um disco para leitura ou gravação em diferentes locais do disco. Quando os comandos são executados com base na ordem em que aparecem, uma quantidade substancial de sobrecarga mecânica é gerada por causa do reposicionamento constante do cabeçote de leitura / gravação. Os drives SATA II utilizam um algoritmo para identificar a ordem mais eficaz de execução dos comandos. Isso ajuda a reduzir a sobrecarga mecânica e melhorar o desempenho.
  • Multiplicadores de porta: Permite a conexão de até 15 unidades a um controlador SATA. Isso facilita a construção de compartimentos de disco.
  • Seletores de porta: Facilitam a redundância para dois hosts conectados a um único drive, permitindo que o segundo host assuma o controle no caso de uma falha do host primário.

Em 2010, grandes quantidades de interfaces SATA II foram distribuídas em PCs e chipsets de servidor.