Android SDK

Definição - o que significa Android SDK?

O Android SDK (kit de desenvolvimento de software) é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento usado para desenvolver aplicativos para a plataforma Android que se tornou o maior rival da Apple no segmento de smartphones. O Android SDK inclui o seguinte:

  • Bibliotecas necessárias.

  • Debugger.

  • Um emulador.

  • Documentação relevante para as interfaces de programa de aplicativos (APIs) Android.

  • Amostra de código-fonte.

  • Tutoriais para o sistema operacional Android.

Definirtec explica Android SDK

Cada vez que o Google lança uma nova versão do Android, um SDK correspondente também é lançado. Para poder escrever programas com os recursos mais recentes, os desenvolvedores devem baixar e instalar o SDK de cada versão para o telefone específico. O SDK representa essencialmente o kit de ferramentas fornecido pelo Android para uma versão e tecnologia específicas de seus sistemas operacionais.

As plataformas de desenvolvimento compatíveis com SDK incluem sistemas operacionais como Windows (XP ou posterior), Linux (qualquer distribuição recente do Linux) e Mac OS X (10.4.9 ou posterior). Os componentes do Android SDK podem ser baixados separadamente. Complementos de terceiros também estão disponíveis para download.

Embora o SDK possa ser usado para escrever programas Android no prompt de comando, o método mais comum é usar um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). O IDE recomendado é o Eclipse com o plug-in Android Development Tools (ADT). No entanto, outros IDEs, como NetBeans ou IntelliJ, também funcionarão.

A maioria desses IDEs fornece uma interface gráfica que permite aos desenvolvedores executar tarefas de desenvolvimento mais rapidamente. Como os aplicativos Android são escritos em código Java, o usuário deve ter o Java Development Kit (JDK) instalado.

Além disso, os especialistas às vezes falam sobre como otimizar o uso de SDKs para Android, por exemplo, usando versões direcionadas para eliminar a necessidade de chamadas adicionais de API agrupadas, ou podem se referir à segmentação de SDK como "valor agregado a um manifesto Android" que pode ajudar com implementações de sistema operacional, muitos recomendando definir uma versão de destino e uma versão mínima no manifesto.

Outros recursos relacionados incluem dicas para instalação otimizada e o uso do Android SDK Manager.

IDEs e Android SDK

Outra maneira de entender a utilidade do IDE e por que ele pode ser preferido em relação ao uso simples do SDK é pensar sobre as maneiras como os IDs abstraem e facilitam o processo de desenvolvimento.

Uma coisa que os IDEs fazem, conforme indicado acima, é consolidar várias ferramentas em um único ambiente. Por exemplo, se um IDE fornece funcionalidade para um editor de texto, compilador e depurador juntos, (onde cada uma dessas coisas seria tratada separadamente ao lidar com um SDK), isso oferece benefícios evidentes para o desenvolvedor.

Os especialistas também explicam como IDEs, por exemplo, Netbeans, criam interface gráfica do usuário ou versões mais amigáveis ​​de ambientes de desenvolvimento que seriam consideradas mais manual ou basicamente implementadas em SDKs.

Uma boa analogia pode ser o uso de HTML para codificar páginas da Web em contraste com o surgimento de muitas plataformas (as primeiras incluindo Dreamweaver, por exemplo) que forneciam GUIs sobre o ambiente HTML para implementação.

Ao abstrair as tarefas subjacentes dessa forma, as GUIs tornam as tarefas mais acessíveis a um conjunto mais amplo de usuários e podem ajudar a economizar tempo e esforço. O IDE faz isso para o desenvolvedor Android, embora alguns argumentem que muitos atalhos comprometem o conhecimento básico de que o desenvolvedor precisa para ter confiança em uma variedade de ambientes.