Análise e design orientado a serviços (soad)

Definição - O que significa Análise e Design Orientado a Serviços (SOAD)?

Análise e design orientado a serviços (SOAD) é uma metodologia que se refere à modelagem e design para aplicativos de arquitetura orientada a serviços (SOA).

Uma abordagem SOAD no projeto de aplicativos SOA requer os seguintes elementos-chave:

  1. Modelo de Processo: Definição de processo e notação orquestrando análise e design orientado a objetos (OOAD), modelagem de processos de negócios (BPM) e elementos de arquitetura corporativa. Elementos adicionais também podem ser definidos, se necessário.
  2. Instruções: Forma estruturada de conceituar serviços.
  3. Padrões: fornecem fatores de qualidade bem definidos e melhores práticas de serviço, capacidade, dados e granularidade de restrição. As funções também devem ser bem definidas e definir se é um desenvolvedor, arquiteto ou analista o responsável por cada fração do trabalho.
  4. Artefatos: definem o que não é um bom serviço - como serviços que não são reutilizáveis ​​- e, portanto, não se qualificam como residentes de SOA.
  5. Qualidade de serviço: Facilita a modelagem ponta a ponta e fornece suporte abrangente para ferramentas.

Definirtec explica Análise e Design Orientado a Serviços (SOAD)

As disciplinas de modelagem SOA existentes, como OOAD, estruturas de EA e BPM não são capazes de atender aos requisitos quando aplicadas de forma independente a aplicativos SOA. A implementação inicial de projetos SOA que foram desenvolvidos em OOAD, estruturas de EA e BPM cobrem apenas uma parte da arquitetura SOA. Assim, o SOAD surgiu para garantir a implementação completa e bem-sucedida de aplicativos SOA.

SOAD é uma metodologia de modelagem holística que se baseia em metodologias existentes, bem disciplinadas e comprovadas: OOAD, estruturas de EA e BPM. Além dessa combinação de métodos comprovados, os seguintes conceitos e aspectos importantes também devem ser considerados em uma abordagem SOAD:

  1. Categorização e agregação de serviço
  2. Políticas e aspectos
  3. Processos de encontro intermediário
  4. Corretagem semântica
  5. Coleta de serviços e corretagem de conhecimento

SOAD é aplicável a muitos aplicativos, como aplicativos corporativos e estilos de arquitetura que vão além do SOA. Além disso, os desenvolvimentos atuais da abordagem SOAD também são encontrados no modelo de decisão arquitetural reutilizável e na computação em nuvem.