Acesso à internet via satélite

Definição - o que significa acesso à Internet via satélite?

O acesso à Internet via satélite refere-se ao acesso à Internet fornecido por meio de satélites. Em outras palavras, é uma rede de telecomunicações fornecida por estações de comunicação orbitais. Os sinais desses satélites permitem que um usuário com uma antena tenha uma conexão de internet de alta velocidade.

O acesso à Internet via satélite é geralmente fornecido por satélites de órbita terrestre baixa (LEO) ou satélites geoestacionários. Sinais de satélite geoestacionário geralmente não são acessíveis em algumas regiões polares do mundo. Vários tipos de pacotes de serviços de acesso à Internet via satélite oferecem recursos explícitos de desempenho e limitações técnicas para diferentes aplicativos. Se o céu estiver limpo, o usuário poderá acessar facilmente a Internet e baixar arquivos, enviar e receber e-mails, obter mídia de streaming e acessar a web.

O acesso à Internet via satélite é útil em regiões remotas e áreas recentemente desenvolvidas. Ele pode fornecer serviço de Internet de alta velocidade onde o cabo convencional ou DSL não está disponível ou não funciona bem. No entanto, é complexo de instalar e caro em comparação com uma conexão DSL ou a cabo. A velocidade da Internet via satélite é semelhante à dos serviços DSL e a cabo. No entanto, o serviço difere por ser uma conexão sempre ativa.

Definirtec explica o acesso à Internet via satélite

A antena parabólica tradicional oferece desempenho limitado, pois oferece um serviço unilateral, utilizando um modem dial-up e linha telefônica. O acesso atualizado à Internet via satélite oferece suporte a serviços bidirecionais.

A capacidade de acesso à Internet via satélite pode ser calculada em largura de banda (MHz), potência de downlink (dBW) e uplink G / T (dBK). A capacidade também é afetada pelo tamanho do prato usado.
O serviço de banda larga é oferecido aos usuários finais, fornecendo-lhes o equipamento interno e externo necessário por uma taxa de assinatura mensal.

O equipamento externo do cliente geralmente inclui um pequeno prato com um diâmetro de 60 cm a 3.7 metros. Um receptor e um módulo de transmissão são anexados ao prato. O equipamento interno inclui a unidade de recepção interna (IRU) e a unidade de transmissão interna (ITU), que são usadas para extrair dados dos sinais de banda larga para o PC do usuário e também converter os dados para transmissão.

Existem algumas limitações para o acesso à Internet via satélite:

  • Latência: a latência se refere ao tempo que os dados levam para viajar de seu computador para a Internet e de volta via satélite. A latência para o acesso DSL e por modem a cabo é de cerca de 50-150ms e para a conexão de Internet via satélite é de 500-600ms. Conseqüentemente, o acesso à Internet via satélite pode ser inadequado para aplicativos interativos que requerem entrada do usuário em tempo real, como jogos online, videoconferência e assim por diante.
  • Desvanecimento da chuva: a transmissão por satélite também é afetada pela chuva, neve e outros problemas de precipitação.
  • Visão de céu claro: Uma linha de visão clara ao sul entre o satélite e a antena é um pré-requisito para a comunicação uniforme por satélite.
  • Zona de Fresnel: A propagação parcial e inadequada de sinais de rádio também pode afetar adversamente a transmissão pelo acesso à Internet via satélite.