Armazenamento conectado à rede (nas)

Definição - O que significa Network Attached Storage (NAS)?

O armazenamento conectado à rede (NAS) é um servidor dedicado, também conhecido como dispositivo, usado para armazenamento e compartilhamento de arquivos. NAS é um disco rígido conectado a uma rede, usado para armazenamento e acessado por meio de um endereço de rede atribuído. Ele atua como um servidor para compartilhamento de arquivos, mas não permite outros serviços (como e-mails ou autenticação). Ele permite adicionar mais espaço de armazenamento às redes disponíveis, mesmo quando o sistema é desligado durante a manutenção.

NAS é um sistema completo projetado para sistemas de rede pesados, que podem processar milhões de transações por minuto. O NAS oferece um sistema de armazenamento com amplo suporte para qualquer organização que necessite de um sistema de rede confiável.

Definirtec explica Network Attached Storage (NAS)

As organizações que procuram os melhores e confiáveis ​​métodos de armazenamento de dados, que podem ser gerenciados e controlados com seus sistemas de rede estabelecidos, geralmente escolhem o armazenamento conectado à rede. O NAS permite que organizações e redes de computadores domésticos armazenem e recuperem dados em grandes quantidades por um preço acessível.

Os três componentes a seguir desempenham um papel importante no NAS:

  1. Protocolo NAS: os servidores NAS são totalmente suportados pelo sistema de arquivos de rede e pelo sistema de arquivos de interface comum. Os NASs também oferecem suporte a diferentes tipos de protocolos de rede, incluindo SCP e File Transfer Protocol (FTP). No entanto, por meio de TCP / IP, a comunicação pode ser feita de forma mais eficiente e confiável. O objetivo inicial do projeto NAS era apenas o compartilhamento de arquivos em UNIX em uma LAN. NAS também suporta fortemente HTTP. Assim, os usuários / clientes podem baixar facilmente as coisas diretamente da Web se o NAS estiver conectado à Internet.
  2. Conexões NAS: meios diferentes são usados ​​para estabelecer conexões com servidores NAS, incluindo: Ethernet, fibra óptica e meios sem fio com padrões 802.11.
  3. Drives NAS: qualquer tecnologia pode ser usada para esse propósito, mas SCSI é usado por padrão. Discos ATA, discos ópticos e mídia magnética também são compatíveis com NAS.