Sql server

Definição - o que significa o SQL Server?

SQL Server é o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional da Microsoft (RDBMS). É um banco de dados completo projetado principalmente para competir com os concorrentes Oracle Database (DB) e MySQL.

Como todos os principais RBDMS, o SQL Server oferece suporte a ANSI SQL, a linguagem SQL padrão. No entanto, o SQL Server também contém T-SQL, sua própria implementação SQL. O SQL Server Management Studio (SSMS) (anteriormente conhecido como Enterprise Manager) é a principal ferramenta de interface do SQL Server e oferece suporte a ambientes de 32 e 64 bits.

O SQL Server às vezes é chamado de MSSQL e Microsoft SQL Server.

Definirtec explica SQL Server

Lançado originalmente em 1989 como versão 1.0 pela Microsoft, em conjunto com o Sybase, o SQL Server e suas primeiras versões eram muito semelhantes ao Sybase. No entanto, a parceria Microsoft-Sybase foi dissolvida no início dos anos 1990, e a Microsoft reteve os direitos do nome comercial SQL Server. Desde então, a Microsoft lançou versões de 2000, 2005 e 2008, que apresentam opções mais avançadas e melhor segurança.

Exemplos de alguns recursos incluem: suporte a tipo de dados XML, visualizações de gerenciamento dinâmico (DMVs), capacidade de pesquisa de texto completo e espelhamento de banco de dados.

O SQL Server é oferecido em várias edições com diferentes conjuntos de recursos e opções de preços para atender a uma variedade de necessidades do usuário, incluindo o seguinte:

  • Enterprise: Projetado para grandes empresas com requisitos de dados complexos, armazenamento de dados e bancos de dados habilitados para web. Possui todos os recursos do SQL Server e seu preço de licença é o mais caro.
  • Padrão: direcionado a organizações de pequeno e médio porte. Também oferece suporte para e-commerce e armazenamento de dados.
  • Grupo de trabalho: para pequenas organizações. Sem limites de tamanho ou usuário e pode ser usado como banco de dados de back-end para pequenos servidores Web ou filiais.
  • Expresso: gratuito para distribuição. Tem o menor número de recursos e limita o tamanho do banco de dados e usuários. Pode ser usado como um substituto para um banco de dados Access.